ATENÇÃO: O cadastramento escolar para ano letivo 2023 na rede manucipal de Belo Horizonte está em andamento até 13 de dezembro.
E os pais podem consultar o resultado de cadastramento escolar.

A matrícula fácil online para o ano de 2023 em Belo Horizonte ou o cadastro escolar que é realizado todos os anos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com a Prefeitura Municipal, serve para que se participe do processo de distribuição das vagas para o próximo ano. Para a realização dessa matrícula o candidato deve ser morador desse estado.
O cadastramento no Ensino Fundamental

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza em algumas etapas a matrícula para o ingresso dos estudantes na Rede Pública de ensino. No mês de junho é feito o cadastramento no Ensino Fundamental para o ingresso em escolas municipais e estaduais e no mês de setembro ocorreu o da educação infantil. Alunos já matriculados no ensino fundamental em escolas públicas não precisam se cadastrar.
Os pais ou responsáveis podem acessar esse portal de qualquer computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à internet, para o cadastro do candidato. As inscrições também podem ser realizadas nas Diretorias Regionais de Educação, nos laboratórios de informática das escolas municipais com o Programa Escola Aberta e as matrículas podem ser feitas no mês de outubro nas secretarias escolares.
Matrícula Belo Horizonte 2023

O cadastro para a educação infantil para o ano de 2023 se dá pelo site que é o CLICAR AQUI. Podem participar os pais ou responsáveis por crianças de 6 anos completos ou que irão completar essa idade até o dia 30 de junho do ano em curso e para os candidatos aos cursos do EJA no ensino fundamental e para os alunos vindos de outras localidades ou para os transferidos de escolas particulares.
-
Como se dá a distribuição dessas vagas
Em Belo Horizonte há muitas escolas públicas que ficam em muitas regiões dessa cidade e para que seja garantida uma vaga na escola mais perto de casa, o candidato precisa se cadastrar online. Na distribuição das vagas, será feito um encaminhamento a uma escola que fique mais próxima da casa do aluno e ao acabarem essas vagas, os candidatos são encaminhados para uma escola de fácil acesso.
Cronograma cadastramento Escolar 2023 BH

- Para educação infantil
Pelo site a inscrição foi feita em 05/10/2022 até 15/10/2022, sendo feito virtualmente.
Ela é feita através de um formulário que é eletrônico disponibilizado em seu site na internet. A confirmação da vaga acontece de 22 até 23/10/2022.
Para os que ficarem de fora ou que não realizarem o cadastro poderão tentar as vagas que são remanescentes após encerrar o período de matrículas.
- Para Ensino Fundamental
Matrícula escolar Belo Horizonte 2023 para Ensino fundamental no ensino de rede pública deve ser feito de 21 a 30 de outubro de 2022.
Os resultados serão divulgados no fim do ano. O aluno ou seu responsável deve apresentar os documentos para escola e concretizar a matrícula.
- Para os alunos já matriculados em anos anteriores
Para os alunos que já são matriculados em escolas municipais ou nas UMEIs não haverá a necessidade de ser feito um cadastro pela internet, já que as crianças das UMEIs são encaminhadas automaticamente e as que estiverem matriculadas no ensino fundamental deverão ter a sua rematrícula feita automaticamente.
Os que precisarão mudar de escolas serão transferidos pela escola que estão matriculados.
Cadastramento escolar passo a passo

Para se matricular no site será necessário que informe a data de nascimento do aluno, informe também o RG do aluno, o nome e CPF da mãe e do pai, para passar para o próximo passo.
Para finalizar o cadastro será gerado um protocolo, que deve ser guardado para ser usado posteriormente, para uma consulta no site. Os que não tiverem um computador ou internet podem procurar uma das escolas de Belo Horizonte.
Entenda passo a passo como fazer cadastramento para educação infantil 0 – 3 anos
-
Passo 1
cadastro dos dados da mãe, pai ou seu responsável legal da criança: nome da mãe, data de nascimento da mãe, grau de escolaridade da mãe, nome da pai, data nascimento do pai e dados do responsável legal pela criança
depois de preencher todos os campos, prossiga para próximos passos.
-
Passo 2
cadastro dos dados de endereço da mãe, pai ou responsável. Pode colocar seu CEP e o endereço deve exibir automaticamente.
-
Passo 3
cadastro dos dados da família, preenche os dados como CAD ÚNICO, NIS, Programas sociais etc
-
Passo 4
informa a renda da sua família
-
Passo 5
cadastrar a criança: nome, data de nascimento, deficiência ou não. Conclua todos os campos.
-
Passo 6
cadastro efetuado com sucesso e recebe um número de inscrição
Resultado das matrículas BH
O resultado é divulgado pela internet e para saber se a criança está na lista de espera e se foi chamado durante o ano à instituição irá avisar via telefone, e-mail ou carta registrada, quando tiver a obtenção da vaga. O valor para essa inscrição é totalmente de graça. Depois de saberem sobre o resultado, os pais deverão ir até a nova escola para que essa matrícula seja confirmada.
Os documentos a serem apresentados
Na unidade escolar e na secretaria, os documentos a serem apresentados são o original e cópia de um documento que comprove o endereço da residência, mas que seja em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição no endereço eletrônico, devem apresentar também a original e cópia da certidão de nascimento ou a carteira de identidade, o comprovante de escolaridade, original e cópia do CPF do aluno e fotos 3×4.
- As exigências para as crianças com medidas de proteção
Para os casos de crianças que estejam com uma medida de proteção, deverá apresentar um documento que seja expedido pela Promotoria Pública do Município ou pelo Juizado da Infância e Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. Portanto, essa medida protetiva deve ser entregue dentro do prazo na Diretoria Regional de Educação de Belo Horizonte.
- Para as crianças com alguma deficiência
Se a criança tiver alguma deficiência deverá ser apresentado um laudo técnico, que deverá ser emitido por um profissional que seja de saúde de nível superior que acompanhe a criança em seguintes categorias que podem ser as de médicos, enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo. O laudo deverá ser entregue na Diretoria Regional de Educação.
A distribuição dos alunos
De acordo com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte a distribuição dos alunos por escola é feita a partir da inscrição. Para não perder o prazo e não correr o risco de não conseguir se matricular em alguma escola perto de casa, é necessário que se inscreva para que essa matrícula seja encaminhada para uma unidade escolar e que seja feita pela comissão de cadastro escolar de cada cidade nesse estado.
Quem leu este artigo também gosta:
A lista de espera
Para os critérios de lista de espera são enumeradas as famílias que serão atendidas por programas sociais, as famílias que tenham a menor renda per capita, a escolaridade dos pais, a saúde das crianças, como as suas deficiências e demais doenças. Essa lista de espera, se houver, é fornecida automaticamente após o cadastro.
O aumento das vagas
Para o ano de 2023 se espera um aumento dessas vagas que são públicas e a partir de um constante esforço e de organização da Secretaria Estadual de Educação.
As datas são definidas para as inscrições online e que são de graça, para que sejam reservadas as vagas para os alunos ingressarem em escolas que são publicas do estado de Belo Horizonte, para iniciarem ou darem continuidade aos seus estudos.
Atualização em 21 de maio de 2023