Inscrições Sisu 2021 – datas, como funciona

Inscrições Sisu 2021 – Assim como o Prouni, o programa lançado pelo Ministério da Educação chamado de Sisu também beneficiar boa parte dos brasileiros.

Sendo jovem ou adulto, a oferta de ingressar em uma instituição de ensino superior surge anualmente. Mas para ser contemplado com uma vaga, o candidato de qualquer região do Brasil deve atender aos critérios do programa e competir uma vaga de igual para igual com a nota de corte durante o período de inscrição do Sisu. Até a sua divulgação do resultado da primeira chamada regular feita no portal.

Para saber como fazer a sua inscrição no site, é importante que você conheça as instruções corretas de como fazer a sua inscrição no Sisu 2021.

Sisu – Sistema Unificado de Seleção

Inscrições Sisu 2021

Assim como o Enem que é um programa voltado aos jovens concluintes e aos que concluíram o ensino médio, os demais programas na área da educação tem como intuito beneficia os brasileiros.

O Sisu foi criado justamente para fazer com que os brasileiros ingressem nas universidades e faculdades públicas, instituições espalhadas por todo o Brasil.

O estudante que for concorrer a uma vaga deverá seguir as informações prestadas no portal, tanto para a quantidade de vagas oferecidas, como a nota de corte.

A inscrição é feita após a divulgação do resultado individual do Enem 2020 em ano anterior, e no segundo semestre para preencher as vagas que ainda estão disponíveis nas federais.

Sisu 2021 Cronograma

Sisu 2021 Cronograma
datas prováveis

Para quem deseja concorrer a uma vaga nas federais, deve ficar atento, isso porque o período de inscrições tanto para o primeiro, como para o segundo semestre segue do mesmo modo:

  • Inscrição começa no dia 21 de janeiro de 2021;
  • Resultado da primeira chamada regular;
  • Prazo para Lista de Espera sisu;
  • Matricula da primeira chamada e Convocação de candidatos;

Esse critério serve para as duas formas de inscrição que acontece pelo Sisu 2021.

Quem pode participar do Sisu 2021 MEC?

requisitos para sisu 2021

Para poder ser candidato ao ensino superior através do Sisu, você precisa ter realizado o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, do ano anterior e ter tido ganho de pontuação acima de zero na redação.

Algumas instituições adotam ainda notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em alguns cursos. Quando isso ocorre, se na hora da inscrição a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso o sistema mostrará uma mensagem avisando.

Inscrições Sisu 2021 passo a passo

Inscrições Sisu 2021 passo a passo

Para fazer as inscrições sisu 2021 no portal, o interessado deve ter feito a prova do Enem 2020 e ter como critério ter nota na prova de 450 pontos e não ter zerado a redação, usando o número da inscrição do Enem e a senha cadastrada.

As inscrições começam no final de Janeiro e início de Fevereiro de 2021 para o primeiro semestre, para fazer corretamente a inscrição no portal, segue o passo a passo de como fazer a inscrição Sisu 2021:

Cinco passos:

  • Acesse o link: sisu.mec.gov.br;
  • Clique em Fazer Inscrição;
  • Digite o nº da Inscrição do Enem, senha cadastrada e escolha a imagem solicitada;
  • clique em Entrar Sisu;
  • Preencha seus dados e escolha duas opções de curso e clique em Concluir;

O candidato deve aguarda o resultado, caso seja contemplado deve apresenta os documentos solicitados no ato da inscrição, como também só terá direito de fazer a inscrição aquele que fez o Exame em 2020.

O Sisu já beneficiou brasileiros de todos os estados, programa esse criado pelo Ministério da Educação em 2009 até os dias atuais é uma das maiores referenciais junto com outros programas também criado pelo Governo Federal, como Enem e Prouni.

Como funciona o sistema de seleção do SISU MEC?

Quando as inscrições do Sisu são abertas, ele funciona assim:

  • Durante o dia: fica aberto a seleção e alteração de cursos por parte dos estudantes;
  • Na madrugada: O sistema fica fechado para os estudantes, gerando o ranking classificatório.
  • No próximo dia: O Sisu é reaberto para os estudantes verificarem sua classificação no curso escolhido e alterarem o curso e a universidade caso queiram.

Isso tudo vai se repetindo até o último dia de inscrição, que após fechado na madrugada não volta a abrir. Apenas para mostrar os classificados e a lista de espera.

Nota de corte e segunda chamada sisu 2021

Além disso se pesquisar novas universidades e cursos conseguirá ver a nota de corte deles e saber se você não teria chance naquela vaga lá.

Durante todo o processo de inscrição você pode estar trocando as vagas, o que realmente irá definir o seu ingresso na graduação é o que você deixar de 1° e 2° no último dia.

O Sisu ainda conta com 2° chamada, para os alunos que se classificaram mas não fizeram a matrícula a tempo.

Lista de espera Sisu 2021

E também conta com a lista de espera, onde os próximos da classificação poderão ficar com as vagas de quem não comparecer, desistir ou não conseguir comprovar suas informações.

Fique atento a data quando o MEC vai divulgar as notas do Enem 2020. 

Resultado Enem 2020

O dia que inep divulga os resultado do enem 2020 é mais esperado. A data não está confirmada ainda. Você deve ficar ligado. Antes disso, você ainda poder conferir os gabaritos e calcular a sua nota. Vale a pena lembrar que não pode zerar a redação se quiser participar no processo seletivo de SISU e pleitar bolsa de estudo por meio de Prouni.

Com a nota do Enem 2020, você ter acesso aos programas do Governo Federal, como mencionamos acima: Sisu, Prouni e Fies. Até pode concorrer às vagas nas faculdades em portugal. Recomendamos que todos as pessoas façam Enem, mesmo que você está pensando em fazer vestibular. Prepara-se bem. Bom estudo.

Enem tem aplicativo para seu celular. Pode busque Enem e baixar pelo apple store e google play store. É muito fácil para você acompanhar as notícias e situaão da sua inscrição pelo app em mão.

Contato: 0800-616161

Boa sorte para todos participantes. Se tiver dúvidas, podem ler outros artigos no nosso site.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *