Abono Salarial 2022

Abono Salarial 2022 – quem tem direito, quanto pode sacar

Última atualização em 15 de abril de 2021

O abono salarial 2022 possui um cronograma específico para pagamento. Sendo assim, você que tem direito de receber deve ficar atento quanto ao período. Saiba aqui sobre as datas e outras informações importantes!

Todos os anos, a Caixa Econômica Federal publica o calendário de pagamento ao abono salarial, o que também é conhecido como PIS. Ele é um benefício concedido ao trabalhador com 5 anos de carteira assinada, além de outros requisitos.

Esse programa do governo federal está instituído pela Lei n° 7.998/90 dando o direito de receber 1 salário mínimo, caso se enquadre as exigências.

Assim, é necessário aguardar o calendário com sua respectiva data de pagamento. E é estabelecido pelo CODEFAT – Confederação Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Ela é que se responsabiliza por todos os programas e na concessão de recursos para atender aos trabalhadores.

Se você está com dúvida se tem ou não direito de receber ao abono salarial 2022, então, continue lendo abaixo! Certamente, você após ler saberá se poderá receber esse benefício! Confira!

O que é Abono Salarial 2022

Abono Salarial 2022

É um benefício que garante a assistência financeira de um salário mínimo a todo trabalhador que preenche os requisitos de direito. Para aqueles que, no ano base, não conseguiram completar os 12 meses integrais, o valor pode ser pago proporcionalmente.

Ele é pago anualmente e a Caixa Econômica Federal é quem se responsabiliza por todos os pagamentos. É necessário seguir o cronograma estabelecido.

Ele também é chamado como PIS – Programa de Integração Social que busca integrar o empregado assalariado com a empresa. Assim, você se beneficia e ainda ajuda a desenvolver as empresas dos vários setores de mercado.

O PIS tem embasamento conforme a Lei Complementar n° 7/1970 e dá a você a concessão de vários benefícios.

Quem tem direito?

Quem tem direito ao abono salarial

Para você ter direito ao abono salarial 2022 é preciso que:

  • Tenha cadastro no PIS por pelo menos 5 anos
  • Tenha recebido a remuneração mensal o valor de até 2 salários mínimos considerando o ano base
  • Tenha sido informado na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais pelo empregador (pessoa jurídica)
  • Tenha exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias pela empresa privada, consecutivos ou não. A isso, é necessário ser no ano base que se considera a apuração

Se você preenche a todos esses requisitos, com certeza, estará apto a receber o seu abono salarial. Sendo assim, é só aguardar o período do seu pagamento para sacar o valor.

Como posso sacar o valor?

carteria de trabalho com dinheiro

O saque ao valor de 1 salário mínimo de direito ou proporcional poderá ser recebido de 3 maneiras distintas:

1 – Por crédito em conta – se você possui conta corrente ou poupança, então, receberá direto em sua conta bancária

2 – Pelos caixas eletrônicos, nas Caixas correspondentes e autorizadas e nas casas lotéricas – se você possui o cartão cidadão, então, está apto para receber por esses canais

3 – Pelas agências da Caixa – caso queira receber por esse meio de pagamento, então, apresente o seu número de PIS e um documento de identidade com foto

Siga este passo a passo e receba o seu pagamento de abono salarial 2022!

  • Informe-se no calendário de pagamento a data em que poderá sacar o valor. A consulta pode ser feita por aqui
  • Separe a documentação que deverá apresentar ou que precisará para sacar o valor
  • Escolha uma dentre as 3 opções de recebimento descrito acima!

Se você deseja consultar o pagamento, então, acesse aqui e confira agora mesmo!

Quando posso sacar abono salarial 2022?

Para você sacar é preciso estar atento ao calendário de pagamento. Assim ele estará liberado no mês de seu aniversário. Quer saber a previsão da data de recebimento?

Então, clique no site da Caixa, depois clique em calendário de pagamento e verifique o dia em que poderá receber!

Para que saiba de todas as informações sobre o abono salarial 2022, separamos algumas informações úteis. Leia e confira! Tire as suas dúvidas!

  • Você poderá sacar o valor de direito a partir da data que será liberada até 28 de junho de 2023
  • Para consultar os seus dados bem como pagamento do PIS, o aplicativo também pode ser usado. Baixe-o em seu celular conforme o sistema operacional e aproveite mais essa vantagem de estar informado rapidamente. Além do PIS, você pode conferir informações sobre seguro desemprego, o seu saldo de FGTS e outros itens
  • O valor proporcional ao abono salarial 2022 é equivalente ao tempo de serviço do ano base. Sendo assim, se você trabalhou apenas 3 meses a partir do direito que teve, então, receberá o valor de 3/12 avos
  • A partir da Lei n° 13.134/15, o valor proporcional passou a valer como direito

Como visto, o abono salarial 2022 é um benefício específico para um grupo de trabalhadores. Assim, não deixe passar o prazo de pagamento a fim de não perdê-lo, caso tenha direito a ele.

Se esse conteúdo lhe ajudou e foi útil, então, compartilhe-o! Assim, você estará colaborando para esse blog crescer e ajudando mais pessoas a terem esse conhecimento.

Comente, se assim desejar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.