Muito se fala em taxas nos portais de comunicação, jornais, noticiários… E deve ser mostrado mesmo, afinal é algo que afeta toda a população brasileira. Por isso ao longo deste texto iremos tirar algumas dúvidas comuns sobre a taxa de desemprego 2022 e deixar você bem informado sobre o assunto.
Dê uma espiada nos tópicos que iremos mostrar por aqui:
- O que é a taxa de desemprego?
- Como a taxa de desemprego é calculada?
- Qual órgão faz essa pesquisa?
- Qual é a taxa de desemprego de 2022?
- Como foi essa taxa ao longo dos anos?
- Qual é a previsão do desemprego para 2021?
Pronto para entender bem a taxa de desemprego? Então preste muita atenção em cada um dos tópicos que lhe mostraremos a partir de agora…
O que é a taxa de desemprego
No Brasil a taxa de desemprego é uma pesquisa que mostra a desocupação oficial pelo Brasil, ou seja, a porcentagem de pessoas que são economicamente ativas e não estão trabalhando de carteira assinada no momento.
Essa taxa é divulgada todos os meses pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a partir de estudos feitos com toda a população brasileira.
É tão comum ser falado sobre isso nos jornais justamente por ser realizada com tanta frequência, todo o mês são mostrados novos dados sobre a situação trabalhista no país.
Você sabe como essa taxa é calculada? Aprenda agora mesmo no próximo tópico!
Como a taxa de desemprego é calculada
A taxa de desemprego é estabelecida pelo IBGE de acordo com as regras estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que vem de tempos em tempos sendo atualizada.
Assim acontece mês a mês um levantamento, chamado de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) contínua, visita mensalmente 70 mil domicílios em todo o país. São amostras intercaladas e, ao longo de um trimestre, são visitadas ao todo 211 mil famílias, em 3.464 municípios.
Todos os brasileiros com mais de 14 anos são entrevistados e questionados quanto a todos os tipos de ocupação: no setor público, com carteira de trabalho, sem carteira de trabalho e trabalhadores autônomos.
Assim é possível transformar essas respostas em porcentagens e consequentemente, nas taxas de desemprego que tanto vemos.
Vamos conhecer um pouco melhor o órgão que faz essa pesquisa? Atenção hein:
Qual órgão faz essa pesquisa
A pesquisa da taxa de desemprego oficial do Brasil é sempre realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é uma instituição pública brasileira. Sendo assim as pessoas que trabalham nesses estudos são sempre concursadas, mesmo que seja apenas para um contrato temporário.
O IBGE é responsável por diversos tipos de pesquisa, como preços de mercado, taxas do IPCA e até o Censo Demográfico que acontece a cada 10 anos.
Vamos ver agora o ponto central deste artigo: Qual é a taxa de desemprego este ano!
Qual é a taxa de desemprego de 2022
A taxa de desemprego das pesquisas realizadas entre dezembro de 2022até março de 2022 registrou a taxa de desemprego de 12,4% subindo assim 11,6% comparando com o trimestre anterior.
Vamos ver como foi a média da taxa de desemprego ao longo dos últimos anos? Observe no próximo tópico…
Como foi essa taxa ao longo dos anos
A taxa de desemprego vem sempre variando ao passar dos meses e anos. A queda na taxa é um bom sinal para o país, já que significa uma perspectiva melhor de mercado. Já o aumento dessa taxa não é algo de se comemorar, são famílias sem sustento e uma economia em más condições.
Veja agora como foi a taxa de desemprego segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos últimos anos:
- Em 2018 – taxa de 12,3%
- Em 2017 – taxa de 12,7%
- Em 2016 – taxa de 11,5%
- Em 2015 – taxa de 8,5%
- Em 2014 – taxa de 4,8%
- Em 2013 – taxa de 4,3%
- Em 2012 – taxa de 5,5%
- Em 2011 – taxa de 6,0%
- Em 2010 – taxa de 6,7%
- Em 2009 – taxa de 8,1%
- Em 2008 – taxa de 6,8%
Assim fica bem visível a variação da taxa de desemprego com o passar dos anos, não é mesmo? Com a crise econômica em que o Brasil está passando hoje a taxa está altíssima, mas há boas previsões por aí…
Vamos ver qual é a previsão da taxa de desemprego para o final deste ano e para o ano seguinte, 2021. Acompanhe conosco em nosso último tópico do artigo!
Qual é a previsão do desemprego para 2022
A Organização Internacional do trabalho (OIT) apontou recentemente que a taxa de desemprego do Brasil está o dobro da média mundial, hoje em 5% de desemprego. Mas apesar disso há uma previsão de leve melhora.
A previsão é que para esse ano, 2022, essa taxa cai para 12,2% e que em 2021 caia ainda mais, ficando com a taxa de desemprego em 11,7%.
São apenas previsões, mas com boas ações do governo e uma melhora na economia nacional é bem possível de transformar em realidade. Grandes projetos de incentivo ao emprego podem ajudar muito nisso e ainda colaborar com o crescimento nacional.
Leia também: Seguro Desemprego 2022
Conclusão
Segundo os dados pelo IBGE, desemprego sobe muito em comparação com 2015 e mais de 12 milhões de pessoas no nosso país ficam sem emprego.
O ano 2022 é ano de eleições para prefeitos, iremos ver o que os prefeitos eleitos podem fazer com a taxa de desemprego no país. Acredito que o presidente Jair Bolsonaro também tem muito a fazer para abaixar a taxa de desemprego, visando re-eleição dele na eleições presidencial no 2022.
Ficou com alguma dúvida quanto a taxa de desemprego do Brasil em 2022? Deixe o seu comentário abaixo e logo responderemos!
Não esqueça de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais!