Seguro Desemprego 2022 – qual é o valor, como receber

Seguro Desemprego 2022 – qual é o valor, como receber

Última atualização em 15 de abril de 2021

O seguro desemprego 2022 é uma assistência financeira para você que se encontra desempregado. Quer saber como pode solicitar esse benefício? Confira aqui algumas de suas informações e veja se possui direito a receber as suas parcelas!

Ser demitido é uma condição desagradável que todo trabalhador um dia já passou. Talvez, você deve estar nessa situação e não sabe muito bem o que fazer. Até porque as contas não param de chegar e você tem a responsabilidade de arcar com os pagamentos.

É pensando nesse período que o governo federal concede aos desempregados (que se enquadra aos requisitos de concessão) uma ajuda a fim de custear as suas despesas. Assim, você tem a segurança de obter um salário enquanto busca outro emprego.

Por essa razão, ele é chamado de seguro desemprego assegurando que você fique protegido e possa ter um valor a seu dispor.

Saiba abaixo como ter direito ao seguro desemprego 2022, como consultar esse benefício e demais informações.

Seguro desemprego 2022 – Como funciona?

Seguro desemprego 2022

O seguro desemprego 2022 funciona como um benefício auxiliando você com um valor em um tempo determinado.

Para ter direito a ele é preciso que se enquadre a alguns requisitos. Como, por exemplo, ser dispensado da empresa sem justa causa, além de outros.

Dependendo do tempo de serviço na empresa, você pode receber o valor entre 3 a 5 parcelas mensais. E o valor dependerá do cálculo feito com base ao tempo que passou na empresa.

O pagamento desse seguro desemprego 2022 é realizado pela Caixa Econômica Federal, o órgão exclusivo responsável por esses pagamentos.

Veja a seguir se você tem direito a receber esse benefício. Se sim, então, dê entrada na documentação e aguarde o pagamento a ser feito para você!

Quem tem direito ao Seguro desemprego 2022

Quem tem direito ao Seguro desemprego 2022

Se você preenche os requisitos para ter direito ao seguro desemprego 2022, então, está apto para receber o auxílio em dinheiro. Para ter a certeza que tem esse direito, analise abaixo as condições obrigatórias:

  • É preciso ser trabalhador formal e doméstico. Também ter sido dispensado da empresa sem justa causa, inclusive com a dispensa indireta
  • É preciso ser trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador
  • É preciso ser pescador profissional durante o período do defeso
  • É preciso ser trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo

Caso preencha alguma dessas condições, então, poderá ter o direito a esse benefício!

Como receber o pagamento?

Como receber o pagamento

Você poderá receber o pagamento do seguro desemprego 2022 mediante a apresentação da documentação exigida pela Caixa. Assim, os documentos que precisa reunir e apresentar são estes:

  • CPF
  • Documento de identificação com foto
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, independente do modelo
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos
  • TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​, com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço

Agora que você já sabe dos documentos que precisa reunir e apresentar na Caixa. Veja a seguir como receber o pagamento em apenas 3 passos:

1 – Você deverá solicitar o benefício

  • Pode ser feita a solicitação no SINE, postos credenciados do Ministério do Trabalho ou na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

2 – Analise se você se enquadra as condições acima citadas

  • É obrigatório que preencha todos os requisitos para ser concedido!

3 – Faça o saque!

  • Caso tenha conta corrente ou poupança na Caixa, esse crédito é automaticamente pago em sua conta
  • Você poderá retirá-lo em qualquer agência da Caixa, casas lotéricas, auto-atendimento da Caixa e correspondente Caixa
  • Não se esqueça de levar o seu cartão cidadão, caso tenha, para realizar o saque mediante a senha

Valor e pagamento das parcelas

O valor que você receberá de seguro desemprego 2022 é conforme a média de remuneração dos últimos 3 meses. Assim, se você foi dispensado em abril, então, é calculado em cima do que recebeu em março, fevereiro e janeiro.

Se você é empregado doméstico, pescador artesanal ou trabalhador resgatado, o valor do benefício é fixado em 1 salário mínimo!

Para mais informações detalhadas, acesse o site da Caixa clicando Seguro desemprego e tire todas as suas dúvidas!

Aplicativo Caixa!

Uma das inovações que você pode se beneficiar é referente ao acesso a informações de forma rápida e fácil. O aplicativo da Caixa é um dos recursos para consultar o seu seguro desemprego 2022 bem como PIS e saldo do FGTS, além de outros.

Para baixar é simples! Acesse App Caixa e fique por dentro das parcelas do seguro desemprego 2022, valores, quando está disponível e muito mais!

Se desejar, comente e compartilhe esse artigo para que mais e mais pessoas conheçam como funciona esse benefício!

Leia também: Abono Salarial 2022 – quem tem direito, quanto pode sacar

Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *