Segundo turno eleições 2022

Última atualização em 8 de dezembro de 2020
As eleições 2022 vão decidir quem será o novo presidente da República, e os novos governadores dos Estados, deputados estaduais e deputados Federais. Caso não haja uma diferença de votos considerável entre os candidatos à presidência, as eleições 2022 podem ir para o segundo turno. O mesmo ocorre com o governo do Estado. Entenda agora sobre Segundo turno eleições 2022!
Não é certo que realmente haja segundo turno nas eleições de 2022. No entanto há uma tendência no Brasil de haja segundo turno nas eleições presidenciais, pois das 8 eleições que ocorreram após a redemocratização do país, 6 foram para o segundo turno, acompanhe!

Índice
Veja como foi o histórico de eleições que foram para o segundo turno
Historicamente o presidente do Brasil tem sido escolhido no segundo turno das eleições. Após a redemocratização do país, PT e PSDB foram os principais protagonistas dessas disputas.
Lula (PT) x Collor (Antigo PRN)
Os primeiros candidatos a disputarem o segundo turno de uma eleição foram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Collor de Mello em 1989.
Naquele momento, o Collor venceu as eleições, mas acabou sofrendo o impeachment em 1992 após congelar o dinheiro da poupança dos brasileiros. Essa foi uma estratégia para equilibrar a economia, que se mostrou ineficaz.
Lula (PT) x Fernando Henrique (PSDB)
Em 1994 e em 1998 não houve segundo turno das eleições. O candidato do PSDB Fernando Henrique Cardoso venceu as duas disputas eleitorais no primeiro turno, pois obteve mais de 50% dos votos válidos. Sendo que o segundo candidato mais bem votado em ambas eleições foi o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Lula (PT) x José Serra (PSDB)
Já em 2002 as eleições foram para o segundo turno. Entraram na disputa o ex-presidente Lula (PT) e José Serra (PSDB). Dessa vez, Lula levou a melhor e pela primeira vez o Brasil teve um ex-operário sindicalista como presidente.
Lula (PT) x José Serra (PSDB)
Nova disputa entre Lula e Serra marcaram as eleições de 2006. No primeiro turno o Lula fez 48,61% dos votos válidos e o Serra 41,64%. Esse foi o primeiro turno mais acirrado desde o período de redemocratização do Brasil. No segundo turno, novamente o Lula saiu vitorioso e conquistou a sua reeleição.
Dilma (PT) x Serra (PSDB)
Em 2010, o PT apostou na ex-presidente Dilma Rousseff. As eleições também foram para o segundo turno. Novo confronto entre PSDB e PT. Serra novamente foi o candidato Tucano e perdeu as eleições no Segundo turno para Dilma que recebeu amplo apoio do ex-presidente Lula.
Dilma (PT) x Aécio Neves (PSDB)
O segundo turno das eleições 2014 foi o mais acirrado desde a redemocratização do Brasil. O PSDB fez uma nova aposta. Dessa vez veio para a disputa com Aécio Neves. E Dilma tentava a reeleição. A candidata Dilma foi democraticamente eleita no segundo turno conquistando 51,64% dos votos válidos. Já o Aécio fez 48,36% dos votos válidos. A diferença foi de cerca de 3 mil votos. O Brasil estava realmente dividido.
Em 2016, a ex-presidente Dilma acabou sofrendo um impeachment por pedaladas fiscais. Ação executada historicamente pelos presidentes do Brasil que nunca levou a qualquer punição.
Haddad (PT) x Bolsonaro (PSL)
Nas eleições de 2018 tivemos caras novas. Dessa vez, o principal adversário do PT não foi o PSDB e sim o PSL que apareceu com o candidato Jair Bolsonaro. Com um discurso de direita e conservador, defendendo a moral, a família, o patriotismo e tendo a segurança como principal bandeira, Bolsonaro foi para o segundo turno.
Durante as eleições, o discurso polêmico de Bolsonaro fez o candidato ser acusado por diversos representantes de movimentos sociais de serhomofóbico, racista e machista. Lula foi preso, e por tanto, impedido de concorrer às eleições pela justiça. Por isso, o PT apostou em Fernando Haddad. Ofuscado pela sombra de Lula, Haddad perdeu as eleições. E Bolsonaro foi eleito o novo presidente do Brasil.
Possível segundo turno 2022
Em 2022 tudo indica que haverá nova disputa entre a esquerda e a direita. Provavelmente o PT vai apostar novamente em Haddad que deve vir com um discurso mais original. E promete estar mais preparado para as eleições. Já o candidato Jair Bolsonaro possivelmente tentará a reeleição. E o resultado de 2022 certamente já está sendo decidido pelas ações do atual presidente.
É preciso que os eleitores fiquem atentos para entenderem o atual cenário político e votarem certo! Somente assim o Brasil tem chances de ir para frente.
Fique ligado:
O que é preciso para que ocorra o Segundo turno eleições 2022?
O segundo turno acontece quando a disputa entre dois candidatos está muito acirrada. O que demonstra uma nítida divisão da população. Dessa forma, os dois candidatos mais votados – aqueles que estão deixando as pessoas em dúvida – se enfrentam em uma nova votação, chamada de segundo turno eleitoral.
Essa é a maneira mais justa que a Justiça Eleitoral encontrou para saber quem realmente é o candidato mais querido pela população. Ou seja, aquele que as pessoas mais confiam, e desejam que lidere o país ou o Estado.
Para que ocorra segundo turno, primeiro é preciso entender que nas eleições de 2022 somente pode haver segundo turno entre os candidatos à presidência da república e os candidatos a governador do Estado.
Caso não haja a maioria suprema dos votos, ou seja, os candidatos não vençam as eleições com 50% dos votos mais 1 há segundo turno. Tanto para presidente, quanto para governador.
O Brasil possui 27 Estados, e em todas essas localidades haverá eleição para Governador. O segundo turno acontece sempre 20 dias após o primeiro turno. E vence quem alcançar a maioria dos votos.
Se nesses 20 dias de espera um dos candidatos vir a falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer, será convocado para concorrer o próximo candidato que recebeu mais votados válidos. Em caso de empate. O mais idoso é eleito presidente da República. Nenhuma dessas situações ocorre na história do Brasil.
Calendário eleitoral
O calendário eleitoral para 2022 ainda não está definido, no entanto, se houver segundo turno é provável que aconteça no dia 30 de outubro! Os eleitores sempre podem se dirigir às urnas das 8h até às 17h.
Assim que a votação for encerrada já começa a contagem dos votos, e o novo presidente da República é conhecido pelo povo na mesma noite do último dia das eleições. Assim como os novos governadores do Estado.
Para o segundo, turno é provável que a propaganda eleitoral possa ser iniciada na segunda semana de outubro, provavelmente no dia 14. E a divulgação por rádio e por televisão acontece sempre até dois dias antes das eleições, possivelmente até o dia 28 de outubro.
Vote consciente
Independente da bandeira que você defende e de qual for o seu partido do coração, vá para as urnas consciente em 2022.
Tenha certeza de que você está votando em um candidato que possui as mesmas bandeiras que você, e que tenha os mesmos valores. Conheça os projetos do candidato, o plano de governo. Pesquise, quanto mais informação você tiver, mais chances têm de acertar o voto e não se arrepender no futuro.
Lembre-se em 2022 você pode mudar o país com a força do seu voto. Não desperdice!