Previdência Social 2021 – Extrato, Consulta e Benefícios

Você está procurando informações sobre a Previdência social 2021? Confira este artigo e fique por dentro de como fazer consultas, gerar extratos e ver benefícios. O sistema previdenciário, é parte muito importante da vida dos trabalhadores brasileiros.

Pois, é através deste sistema que é gerenciado toda a seguridade da vida laboral do trabalho, ou seja, é desta forma que são dadas garantias básicas para o trabalhador, tais como:

  • Aposentadorias: quando chega a idade, preenchido o tempo de contribuição é possível solicitar a aposentadoria.
  • Auxílio doença: uma vez que a pessoa esteja doente, e sem poder trabalhar, terá auxílio-doença pago pelo governo.
  • Salário família: um valor, referente ao número de filhos que a família de baixa renda possui.
  • Salário maternidade: no momento que a mãe dá luz, ou adota uma criança.
  • Auxílio reclusão: os dependentes tem direito a receber o benefício, quando alguém que é responsável pela manutenção da família é encarcerado.

São diversas as formas de proteção que a previdência social procura trazer aos cidadãos brasileiros, mas cada uma delas é feita para proteger um determinado bem do brasileiro. Por isso, cada situação tem um certo benefício, e não são todas as situações que geram proteção, apenas aquelas previstas em lei, quando preenchidas as condições.

Extratos da Previdência Social 2021

Extratos da Previdência Social 2021

Existem vários tipos de extratos da previdência social, cada um tem um propósito e atende a uma determinada necessidade. Um extrato, é um documento com várias informações detalhadas sobre determinado aspecto da vida laboral do trabalhador.

Existem basicamente 4 extratos que são da Previdência Social e que podem ser impressos diretamente através da internet, em um documento PDF que poderá ser impresso. Interessante lembrar que pode

  1. Extrato de empréstimo consignado: Nele você terá informações sobre quais empréstimos você tem em andamento, qual a margem de consignado que você tem acesso, e quantas parcelas ainda faltam para vencer.
  2. Extrato de Imposto de Renda: Caso você tenha tido rendimentos tributáveis superiores a cerca de R$ 28 mil reais, declarar o imposto de renda é obrigatório, e imprimir o extrato de imposto de renda facilitará a declaração.
  3. Extrato de Pagamento de Benefício: Ele funciona como um contra cheque, através dele é possível que você tenha acesso a crédito em bancos ou lojas, já que ele pode ser utilizado como comprovante de renda.
  4. Extrato de Contribuições: Nele você tem todo o histórico de quais foram as contribuições durante os anos para a previdência social. Através deste extrato você também pode conferir se você já preencheu os pré-requisitos para ter acesso a um determinado benefício – para aposentar-se é necessário, no mínimo 15 anos de contribuição.

Consultas Previdência Social 2021

todos os serviços do INSS

O extrato, também não deixa de ser uma consulta, mas existem outros conteúdos informativos e dados pessoais seus que estão no banco de dados da previdência e que você pode consultar, pela internet através de um aplicativo ou smartphone.

  • Agendamentos e solicitações: Através do canal online da previdência social você poderá acessar e solicitar um agendamento. Mas, também é possível que você veja informações de agendamentos já feitos anteriormente, além de atendimentos que você já compareceu.
  • Simular aposentadoria: Existe uma espécie de calculadora no sistema, ela utiliza as suas informações do sistema, junto as que você inserir e pode ter desta forma mais ideia de quanto tempo falta para você poder se aposentar.
  • Meus benefícios:Aqui você tem acesso ao seu histórico de todos os benefícios, solicitados, passados, ativos, inativos e também os deferidos e não deferidos (concedidos).
  • Cópia de processo: Caso você tenha um processo administrativo com o INSS, poderá ter uma cópia dele em arquivo PDF que poderá ser impresso também.
  • Carta de concessão: Se você já se aposentou, recebeu na sua casa uma carta de concessão, é possível imprimir ela através da internet também.
  • Calendário de pagamento: Através desta funcionalidade você poderá ter acesso a umcalendário, e com ele em mãos você poderá saber de todos os dias de receber durante o ano inteiro.

Como acessar os extratos e fazer consultas no sistema online da Previdência Social 2021?

consulta benefício no celular

Está precisando fazer uma consulta ou emitir um extrato? Confira logo a seguir um passo a passo sobre como fazer isto através do seu smartphone ou computador. Isto será feito através do aplicativo ou site do “Meu INSS”.

Passo a passo para acessar o sistema “Meu INSS” da Previdência Social 2021:

1º Passo: Baixe o aplicativo pelo no Google Play ou Apple Store, ou então, acesse o site https://meu.inss.gov.br/

2º Passo: Faça o login no sistema.

login com cidadao.br

#Dica: Se você ainda não tiver cadastro e senha, clique em “cadastrar senha”, após você preencher os seus dados, o sistema irá gerar uma senha provisória, use ela para fazer o primeiro login, depois faça uma senha pessoal.

3º Passo: Na primeira tela você já terá várias informações importantes, e verá vários serviços em destaque,

Se você não encontrou o serviço que você procura, poderá também pesquisar por nome o que você precisa fazer ou imprimir no sistema do INSS:

Uma vez que você encontre o serviço que você procura poderá clicar sobre ele e ir seguindo os direcionamentos do sistema e desta forma também poderá imprimir algum extrato que precise. Os documentos gerados no sistema têm validade legal.

Quando você gera um extrato, ao final da folha existe um código chamado “chave de verificação”, ele valida o documento. Se você tiver um documento em suas mãos é possível conferir a veracidade dele através da página inicial do https://meu.inss.gov.br/, no final da existe um campo destinado a conferência da chave digital do documento.

Leia também artigos relevantes:

Conclusão

Enfim, neste artigo você viu várias informações legais sobre a Previdência Social 2021, não é verdade? Falamos sobre os extratos, consultas e benefícios e de quebra ainda vimos um passo a passo para acessar o sistema da Previdência, o “Meu INSS”.

Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!

Ainda tem dúvidas? Você pode ligar para o 135 e ter acesso a central de atendimento do INSS, nela um atendente falará com você e poderá te ajudar com a sua solicitação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *