Pré-matrícula Nova Friburgo 2022 – calendário

Está procurando informações sobre a pré-matrícula Nova Friburgo? Confira este artigo, nele você ficará por dentro de informações importantes e úteis além de dicas interessantes.

Também veremos quais são as datas, prazos e calendário para a pré-matrícula Nova Friburgo e também um passo a passo para fazer o processo com tranquilidade e facilidade. Veja mais a seguir.

Como funciona a pré-matrícula Nova Friburgo?

Pré-matrícula Nova Friburgo 2022

Ela é bastante acessível e não apresenta dificuldades, a pré-matrícula é uma espécie reserva de vaga, que é feita pela internet no site da secretaria de educação do município de nova Friburgo. Para quem é a pré-matrícula Nova Friburgo? Geralmente, ela é para quem é novato e quer participar do sistema educacional municipal. Em resumo, a pré-matrícula é para quem:

  • Antes estudava na escola particular e agora vai para uma escola pública
  • É criança, jovem, adolescente ou adulto com necessidades educacionais
  • Estudava em uma rede estadual ou federal de ensino, e quer entrar em uma escola municipal de Nova Friburgo
  • Foi desistente no ano anterior
  • Vai entrar na creche ou pré-escola agora (é criança)
  • Não completou os estudos e quer voltar a estudar através do EJA

Além da pré-matrícula de Nova Friburgo, outros procedimentos como rematrícula devem ser feitos direto na escola onde o aluno já estuda. O sistema de pré-matrícula ou transferência deve ser solicitado diretamente no sistema da secretaria de educação, mais a frente você verá um passo a passo, para fazer a solicitação.

#Dica 1: Antes de fazer a sua pré-matrícula ou transferência, confira antes a lista de escolas disponíveis para que você ou seu filho possam estudar. Neste link você terá acesso as escolas disponíveis.

#Dica 2: Se você não tem acesso à internet, a Secretaria de Educação disponibiliza locais para acessar a internet e fazer a matrícula. Entretanto, ela deixa bem claro que a própria secretaria de educação, não é polo de inscrições. Os locais de acesso à internet para inscrição estão naPortaria SME nº 06, de 08 de outubro de 2019, anexo II, duas últimas páginas.

Calendário, prazos e datas para pré-matrícula Nova Friburgo 2022

A renovação da matrícula deve ser feita por alunos que queiram permanecer na escola e que ela atenda as necessidades educacionais do estudante, no caso das escolas municipais, até o 9º ano do ensino fundamental. O prazo para a rematrícula é de 4 a 7 de novembro de 2021, para o ano letivo de 2022.

A pré-matrícula, como já falamos no tópico anterior é para os novos alunos que querem ingressar no sistema de ensino municipal de Nova Friburgo. O prazo para a pré-matrícula é de 28 de novembro de 2021 à 5 de dezembro de 2021 para o ano letivo de 2022.

O resultado das solicitações de pré-matrícula e transferência, fica disponível em 9 de dezembro de 2021. A efetivação da matrícula, mediante a entrega de documentos ocorrerá entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2021.

No dia 16 de dezembro ocorre a nova alocação do sistema de pré-matrícula, os alunos realocados podem efetivar a matrícula entre os dias 16 e 18 dezembro.A alocação é feita pela escola, e pode gerar vagas para quem não as alcançou na etapa anterior

A reabertura do sistema, para as vagas remanescentes ocorrerá entre 1º de fevereiro à 1º de março.Lembre-se estas vagas são as remanescentes, não existirão muitas opções, por isso, dê preferência para entrar no sistema logo no início das inscrições.

Veja a seguir um calendário resumo, e não perca datas importantes!

Rematrícula 04/11/2021 a 07/11/2021
Pré-matrícula 28/11/2021 a 05/12/2021
Resultado da pré-matrícula 09/12/2021
Efetivação da matrícula 09/12/2021 a 11/12/2021
Alocação de alunos (divulgação) 16/12/2021
Efetivação de matrícula dos alocados 16/12/2021 a 18/12/2021
Vagas remanescentes 1º/02/2022 a 1º/03/2022

Quer ver o calendário completo com todas as datas? Confira a portaria 06, no anexo I.

Passo a passo para pré-matrícula Nova Friburgo 2022

1º Passo: Acesse o site http://ecidade.pmnf.rj.gov.br:8060/matricula-online/pre-matricula.php?lNovaPreMatricula e clique em pré-matrícula

2º Passo: Na guia que abrirá, clique no link “Faça sua inscrição”

3º Passo: Preencha o ano da matrícula, a fase que a criança se encontra se educação infantil ou fundamental.

4º Passo: Depois de preencher a idade (do aluno) no próximo ano de Ensino Série, aparecerão as opções de séries que combinam com a idade do aluno, selecione a adequada ao ano letivo de 2022.

5º Passo: Selecione a rede de origem, se a criança ainda não frequentou creche, selecione “inicial”.

6º Passo: Clique em próximo

7º Passo: Preencha os dados conforme o solicitado, os dados que serão cobrados, conforme edital (outros poderão ser cobrados no momento da inscrição):

  • CPF e certidão de nascimento do aluno
  • CPF ou RG do pai, mãe ou responsável
  • Se beneficiário do bolsa família, o número do cartão
  • Conta de água, luz ou telefone para comprovar residência
  • Número de telefone
  • Se o responsável for servidor, o número da matrícula funcional

Dica 3: Note que estas informações deverão ser provadas posteriormente, então tome cuidado e insira os dados corretamente.

8º Passo: Na data correta (de divulgação dos resultados), visite o site http://ecidade.pmnf.rj.gov.br:8060/matricula-online/alocado.php, consulte o resultado através do seu protocolo ou CPF.

9º Passo: Uma vez que a vaga seja concedida, proceda com a efetivação da matrícula, levando os documentos na data correta e assine a documentação da matrícula.

  • Histórico escolar ou comprovante de escolaridade
  • CPF e Certidão de nascimento do aluno
  • RG e CPF do pai, mãe ou responsável
  • Cartãozinho de vacinação
  • 2 fotos 3×4 do aluno
  • Declaração de raça, escrita de próprio punho
  • Se aluno com deficiência, laudo médico válido e original
  • Se beneficiário do Bolsa Família, cópia.
  • Cartãozinho do SUS
  • Comprovante do fator de RH e grupo sanguíneo
  • Se aluno da educação infantil, teste do pezinho
  • Se o aluno tiver necessidades médicas específicas, atestado médico que comprove
  • Se um dos responsáveis for servidor do município, comprovante de vínculo

Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ver informações importantes, dicas e um passo a passo, desde o processo de pré-matrícula até a efetivação da matrícula. Também falamos sobre o calendário e datas importantes para não perder a vaga.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.