telefone

Pré-Matrícula online MG 2022 – como funciona, inscrições e resultado

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Matrícula online MG 2022 – pré-matrículas, inscrições e documentações solicitadas. Também neste artigo, atualizamos a solução para o erro que maioria das mães se encontraram quando fizeram a pré-matrícula 2022.

Os alunos que precisam fazer a sua matrícula ou até mesmo fazer a rematrícula, devem ficar atentos aos prazos para ter a vaga garantida em uma das escolas municipais de Minas Gerais, por isso, se tem interesse deve ficar atentos as informações relacionadas a pré-matrícula online MG 2022!

Pré-Matrícula online MG 2022

Resultados podem ser consultados no site: matricula.educacao.mg.gov.br

Cronograma confirmado

Renovação de matrícula: até dia 6 de dezembro de 2021

Pré-matrícula 2022: 28 de novembro a 16 de dezembro de 2021 (prorrogado até 06/01/2022)

Primeira lista de Resultado: dia 11 de janneiro de 2022

Matrícula: dia 13 a dia 20 de janeiro de 2022

Segunda lista de resultado? dia 23 de janeiro de 2022

Matrícula: dia 23 a dia 30 de janeiro de 2022

Vagas remanescentes: Após dia 31 de janeiro de 2022 (segunda fase)

Matrícula online MG

Para acabar com as longas filas formadas em frente as escolas municipais, a secretária de educação de Minas Gerais aproveitou o uso da internet como sua forte aliada para otimizar assim a forma de reserva a matrícula na escola municipal e posteriormente fazer a devida confirmação da matrícula do aluno.

A plataforma utilizada é pelo SEE que tem ligação direta com a secretária de educação, e por meio das informações, vai disponibilizar a quantidade de vagas para cada escola.

Público da Matrícula online

É importante saber que as inscrições são direcionadas aos estudantes da rede municipal do estado, por isso, as inscrições no sistema já estará classificada da seguinte maneira, confira:

  • Crianças com 6 anos de idade ou que complete até o dia 30 de junho do ano em questão, devem fazer as inscrições direcionadas para o 1º ano do ensino fundamental;
  • Estudantes que irão retornar aos estudos;
  • Estudantes que ingressam para o EJA;
  • Vagas direcionadas ao ensino fundamental;

Esses são alguns requisitos fundamentados pela secretária de educação de Minas Gerais e que podem ser confirmadas em alguma escola próximo da residência do estudante.

Por isso, confira com cautela quais são as recomendações feitas pelo sistema e também pela escola.

Inscrição da Matrícula 2022

Os pais e os responsáveis podem fazer utilização da plataforma para fazer a matrícula dos alunos para as escolas municipais de Belo Horizonte.

Dessa maneira, o interessado pode fazer uso da plataforma e realizar a inscrição pela internet, onde é importante frisar que as inscrições devem ser realizadas a partir do dia 28 de novembro até 16 de dezembro, porém essa ainda é uma data que deve ser confirmada por parte da secretária de educação.

Acompanhe o passo a passo e faça a matrícula online MG 2022:

  1. Acesse o site http://www.matricula.educacao.mg.gov.br/
  2. Na página clique em Pré-matrícula;
  3. Preencha seus dados corretamente e de seus responsáveis;
  4. Escolha a escola mais próxima de sua residência, defina série/ano e turno;
  5. Conclua a inscrição;

Dentro do prazo estimado, deve ser feito a entrega da documentação nas escolas escolhidas no sistema, ou seja, isso é uma maneira de garantir a vaga reservada.

FAQs:

Sobre erro: String or binary data would be truncated.

SOLUÇÃO: Preencha somente os campos obrigatórios (com asterisco vermelho) e não coloque acentos, “ç”, ou qualquer caractere diferente.

Esse erro foi no base das datas, E Esse erro aconteceu porque alguns campos não foram preenchidos conforme as regras definidas, poderia ser textos mais longos, alguns espaços ou caracteres não aceitos. Por favor verifique os campos e usa teclado padrão ABNT e tente de novo. Outras pessoas estão conseguindo fazer pre-matricula com sucesso.

Documentação Solicitada

Para todo aquele que vai estudar na escola municipal e fez a matrícula online MG 2022, tem que fazer a entrega das documentações na escola dentro da data estimada pelo cronograma.

Confira quais são as documentações solicitadas para fazer a matrícula online MG:

  • Certidão de Nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade ou transferência escolar;
  • RG e CPF;
  • 2 fotos 3×4;

Esses são os documentos solicitados e que devem ser apresentados na escola juntamente com originais e cópias.

Os pais e responsáveis podem ficar atentos no sistema e no cronograma para não perder o prazo de inscrição, dessa forma, o mesmo poderá cumprir com as recomendações e garantir a vaga do estudante em uma das escolas referência de Minas Gerais.

Cadastramento escolar 2022 MG

Vale lembrar que o Cadastro Escolar MG não é matrícula! Ele só é a garantia de vaga do seu filho ou sua fila no Ensino Fundamental da Rede Pública em 2022.

Para fazer o cadastro escolar do seu filho, deve possuir os seguintes documentos:

  1. certidão de nascimento do seu filho ou sua filha
  2. CPF da mãe, do pai, ou do responsável legal do aluno
  3. Comprovante de residência atual do aluno

Obs: se você cadastrar seu filho em escola da jurisdição onde não está residindo, o seu filho pode ser designado para outra escola da jurisdição correspondente. Então, informa o endereço correto na hora de cadastramento.

Datas para cadastramento escolar MG 2022

As inscrições (cadastramento escolar) são feitas no período de 11 de junho de 2021 a 22 de junho de 2021.

Inscrições são feitas pelo responsáveis pelo candidato pela internet.

Os resultados do cadastramento escolar no MG devem ser divulgado no fim de novembro. Os responsáveis dos alunos devem consultar o resultado no site e conhecer a escolar designada.

Enfim, os país vão levar a documentação necessária para efetuar a matrícula na escola.

Site para inscrição

Atenção:

Alunos matriculados em escola pública do MG em 2021 NÃO precisará se cadastrar! Sua vaga está garantida. Mas, os alunos que já estão matriculados em escolas da Rede Estadual e querem permanecer na mesma unidade devem fazer renovação de matrícula antes de 6 de dezembro de 2021.

Cadastramento escolar MG é para novatos. A inscrição é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.