Pré-matrícula AM 2022 online – calendário, como fazer

Está procurando informações sobre a pré-matrícula AM 2022 (Amazonas e Manaus)? Então não perca este artigo e confira informações sobre o calendário, passo a passo e dicas interessantes para garantir o ano letivo do seu filho ou tutelado, sem maiores problemas.

É importante que você não perca as datas e cumpra os procedimentos necessários, já que é obrigação constitucional do estado e município fornecer educação. Mas também para fazer valer este direito é necessário que o pai, mãe ou tutor venha a cumprir os requisitos legais e fornecer a documentação e assinatura nos prazos determinados.

Como funciona a pré-matrícula online AM e Manaus?

Pré-matrícula AM 2022

Em primeiro lugar, é interessante dizer que o sistema online do estado do Amazonas é o mesmo para escolas municipais e estaduais. Veja que, em alguns estados existem sistemas diferentes para inscrição em escolas do município e estado, mas não é o caso do Amazonas e Manaus, o sistema é o mesmo.

Vale lembrar que as escolas municipais atendem até o 9º ano, enquanto que as escolas estaduais atendem até o ensino médio que é composto por 3 séries.

É possível fazer o procedimento de reserva de vaga ou pré-matrícula AM tanto pela internet quanto presencialmente. O estado do Amazonas tem uma plataforma online para reservar vagas bem desenvolvida e interessante, já que o site de reserva de vagas aceita que você acesse pelo computador, notebook, tablet e smartphone já que é um site responsivo, que se adapta de forma adequada a diferentes dispositivos.

Outro ponto interessante é que eles possuem um aplicativo para Android, através do qual é possível reservar a matrícula de forma muito simples e de fácil operação. A intenção é realmente facilitar o acesso a educação para os cidadãos.

É interessante ressaltar que o sistema online é de reserva de vagas ou pré-matrículas AM, então ele não garante por si só a vaga, é apenas uma reserva que também pode ser feita direto na escola. Mas, a reserva não dispensa que posteriormente seja feita uma efetivação da matrícula, reserva e efetivação de matrícula são processos diferentes, entenda melhor na seção passo-a-passo.

Calendário datas e prazos para a pré-matrícula AM, efetivação e renovação

Quem já está cursando algum ano em uma escola pública do Amazonas a rematrícula é automática, então não é necessário processo algum. A não ser que a escola não tenha a série que o aluno pretende cursar, neste caso é necessário fazer uma reserva de vaga.

Por exemplo, a criança terminou o nono ano em uma escola municipal, precisa reservar vaga para o primeiro ano da escola estadual para não ficar sem estudar no próximo ano letivo. Na troca de escola e transferência, a rematrícula não é automática. Sendo, portanto, que apenas quem já estuda e não vai mudar de escola, não precisa se preocupar com reservar vaga.

Para os alunos que já tem uma vaga, mas querem ser transferidos para outra unidade escolar, o período é de 14 a 16 de Janeiro de 2021. Para aqueles alunos que tem algum tipo de deficiência, o período de matrícula é de 10 a 13 de Janeiro de 2021.

Os alunos que querem ingressar no sistema de ensino do Amazonas ou em alguma de suas cidades tem o período de 17 a 20 de Janeiro para fazer as matrículas, caso o período de matrículas seja perdido, é necessário esperar até 21 de Janeiro para verificar a possibilidade de novas matrículas.

Veja a seguir uma tabela com as principais datas para ter atenção

Rematrícula para a mesma escola Automática
Transferência 14/01/21 a 16/01/21
Matrícula de alunos com deficiência 10/01/21 a 13/01/21
Matrículas (novos alunos) 17/01/21 a 20/01/21
Vagas remanescentes A partir de 21/01/21

Passo a Passo para fazer a pré-matrícula AM

1º Passo: Descubra qual é a escola mais perto da sua casa que atende as necessidades de educação do seu filho ou tutelado.  Para isto, acesse o site das matrículas AM, informe qual a sua cidade e bairro, e veja quais as opções de escolas estão mais perto de você.

Se ficar com dúvida em relação ao endereço correto ou se a escola atende a idade do seu filho ou tutelado, aparecerá junto com o nome da escola um telefone, para o qual você poderá ligar.

2º Passo: Faça sua reserva de vaga, para dar seguimento ao processo de conseguir a vaga para o aluno. Existem duas formas de fazer a reserva de vaga, presencialmente diretamente na escola,ou online através do site ou aplicativo.

#Dica: Caso você opte por fazer a reserva de vaga presencialmente na escola, saiba que não é possível efetivar a vaga no mesmo dia, sendo necessário voltar no próximo dia para então entregar a documentação e assinar os termos.

Para reservar a vaga online, siga neste passo a passo

3º Passo: Entre no site https://reserva.matriculas.am.gov.br/boasvindasweb ou no App Matrículas AM e faça um cadastro. Informe:

  • Nome
  • E-mail
  • Crie uma senha
  • Nascimento
  • CPF
  • Sexo ( F ou M)
  • Estado e Cidade

4º Passo: Após o cadastro será enviado um e-mail de confirmação para a sua caixa de entrada. Acesse o e-mail informado e confirme ele.

5º Passo: Volte ao site https://reserva.matriculas.am.gov.br/boasvindasweb, faça o login com seu CPF e senha, acesse o sistema.

6º Passo: Encontre o aluno pelo código do aluno ou cadastre ele. Simples, caso a criança já tenha estudado na rede, ele terá um código, digite este código para encontrar o aluno no sistema. Se o educando ainda não tenha cadastro na rede, faça um cadastro para ele informando todos os dados pessoais, caso encontre algum problema que persista entre em contato com a secretaria de educação pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

7º Depois encontre a escola que você já escolheu para seu filho ou tutelado e reserve a vaga. Não esqueça de concluir o processo

Documentação para matrícula

8º Agora você tem 3 dias úteis para comparecer a escola com os documentos necessários e realmente efetuar a matrícula. Para isto leve junto os seguintes documentos:

  • Histórico escolar ou algo que comprove a escolaridade do aluno
  • Se o aluno vier de alguma outra rede escolar (outro estado, município ou federal) deverá apresentar a “Guia de transferência”
  • Declaração de transferência, com 30 dias de validade ou apenas o histórico escolar.
  • Identidade e CPF do pai, mãe ou tutor maior de 18 anos que vai realizar a matrícula
  • Certidão de nascimento do aluno original e xerox.
  • Conta de luz, água ou telefone do último mês para comprovar residência
  • Cópia do cartão de vacinação
  • Documento com foto do responsável ou tutor
  • 2 fotos 3×4 recentes do aluno

Conclusão

Enfim, neste artigo você pôde ficar por dentro das datas, calendário e como funciona as rematrículas e pré-matrículas AM 2021. Além disso, vimos um passo a passo para você reservar sua vaga e depois efetiva-la também. Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.