PIS cofins 2022, o que é, como calcular, unificação do pis confins

PIS cofins 2022, o que é, como calcular, unificação do pis confins

Última atualização em 16 de abril de 2021

O que é o Pis Cofins? Como calcular, como é a unificação? Descubra agora mesmo!

O Programa de Integração Social é assegurado pelo artigo 239 da Constituição de 1988, dando diversos direitos aos trabalhadores da rede privada contratados de carteira assinada (no regime CLT).

Já a Contribuição de Financiamento para a Seguridade Social, COFINS, é uma contribuição que as empresas fazem para o Financiamento da Seguridade Social determinado pela lei complementar número 70, lá em 1991.

O pagamento que as empresas fazem da tributação PIS 2022 COFINS é o que garante que os trabalhadores tenham os seus direitos trabalhistas, como o Abono Salarial, o FGTS ou mesmo a aposentadoria.

Além disso o PIS COFINS surgiu da união das duas tributações, o PIS e o COFINS eram contribuições separadas.

Para te ajudar a compreender um pouco melhor tudo isso iremos abordar neste texto os seguintes tópicos.

Também precisa dessas respostas? Então muita atenção em cada um dos tópicos abaixo!

Porque o PIS COFINS é importante?

PIS cofins 2022

Como falamos o PIS COFINS é uma contribuição tributária que as empresas, pessoas jurídicas, devem fazer. Esse valor financia o Abono Salarial para funcionários que ganham até 2 salários mínimos e até o Seguro Desemprego, para os trabalhadores que são demitidos.

É um dever da pessoa jurídica e precisa estar em dia, afinal o governo não teria como financiar esses benefícios para todos sem a tributação. Desde a Constituição os trabalhadores do regime CLT (Consolidação das leis trabalhistas) têm direitos básicos para garantir as necessidades básicas, qualidade de vida e mesmo o respeito.

Sem essa contribuição das empresas através do PIS COFINS muitas pessoas e famílias sairiam prejudicadas, além de que é lei, o pagamento é necessário.

Vamos ver agora como foi a unificação dessa contribuição tributária?

Como foi a unificação do PIS COFINS?

A unificação do PIS COFINS chegou a contemplar mais de 75 leis, centenas de decretos e diversas portarias e normas. Tudo por uma necessidade de definir a destinação e cobrança do recurso para os trabalhadores.

A unificação do PIS 2022 COFINS aconteceu em 2016 com o objetivo de aumentar a carga tributária para a prestação de serviços. O que poderia melhorar a economia brasileira.

Essa unificação também deixou essa tarefa administrativa mais simples, já que duas tributações tornaram-se apenas uma. Com menos formulários e menos declarações.

E o cálculo para o pagamento como será que é?

Como é o cálculo do PIS COFINS?

cálculo do PIS COFINS

Hoje para o pagamento do PIS COFINS grande parte das empresas aderem o pagamento cumulativo. Assim não há abatimento sobre os insumos e a alíquota é de 3,65% sobre a receita.

Já quando decidem pelo pagamento não cumulativo as coisas são um pouco diferentes. O regime não cumulativo possui alíquota de 9,25% e o valor ainda pode ser alterado caso haja perdas no Governo Federal e seja necessário.

Mais informações pode conferir na página do governo federal.

Consulta PIS 2022

Consulta PIS 2022

Os trabalhadores que já tivereminscrição no PIS 2022 por mais de5 anos e no ano anterior fizeram algum trabalho remunerado comrenda inferior ou igual a 2 salários mínimos mensais tem direito, mas se você quiser confirmara Consulta do PIS 2022 pode ser realizada pelo site do cidadão da Caixa, através do site a seguir:

SITE AQUI

Para acessar o saldo do PIS 2022, é necessário ter em mãos o seu número do PIS que você pode encontrar na sua carteira de trabalhoou também no cartão do cidadão da Caixa Econômica Federal. Além disso é preciso a senha do cartão no primeiro acesso, caso você nãotenha, não será possívelfazer as consulta online do abono salarial de 2022. A consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes você desejar:

Outra maneira de verificar o do PIS 2022 é por meio das agências da Caixa Econômica Federal. Para realizar a consulta, é só levar portar oseu cartão do cidadão e um documento de identidade com foto. Aconsulta pode ser feita tanto no caixa eletrônico, quanto noatendimento do banco.

Se você não tem cartão do cidadão ainda, basta ir a uma agencia com a suacarteira de identidade e no banco você consegue confirmar se há valor para pagamento, quando e de que forma você poderá sacar.

É interessante solicitar o cartão cidadão que é um documento gratuito e você poderá usar para fazer a retirada do PIS 2022 e de outros benefícios além do acesso ao seu cadastro na Internet. Esse cartão também servirá para a retirada do saldo o PIS dos próximos anos caso você esteja no perfil dos beneficiados.

Ainda com alguma dúvida sobre o PIS COFINS 2022? Deixe-a logo abaixo nos comentários!

Não esqueça de compartilhar esse artigo com aqueles empresários que você sabe que tem interesse no tema…

Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *