Pis cofins 2021, entenda o que você precisa agora mesmo: o que é, como calcula, quais são as modalidades de pagamento.
PIS COFINS 2021
Tem muita coisa que precisamos fazer, correr atrás e receber quando trabalhamos de carteira assinada. Tem outras coisas que escutamos o nome mas não fazemos ideia do que realmente significa.
O PIS COFINS é uma dessas coisas, é muito raro encontrar alguém que saiba responder o que significa.
Estar informado é uma das coisas que garante que todos recebam os seus direitos e ainda entendam o porquê de certas coisas. Por isso é importante estar sempre buscando informações e para acabar com essas dúvidas sobre o PIS COFINS ao longo deste texto iremos responder o seguinte:
- O que é o PIS?
- O que é o PIS COFINS?
- Porque o Pis/Cofins é importante?
- Quais são as modalidades de pagamento do PIS COFINS?
- O PIS e o COFINS são a mesma coisa?
- Como funciona o cálculo da tributação?
Pronto para ter todas as respostas que você precisa?
O que é o PIS?
PIS é uma sigla para Programa de Integração Social, é um fundo que garante diversos benefícios aos trabalhadores como FGTS, Salário Maternidade ou mesmo o Abono Salarial.
O programa foi desenvolvido lá nos anos 70/80 e vem desde então proporcionando diversos benefícios estabelecidos por lei.
Para o trabalhador, tudo que envolve o PIS é tratado na Caixa Econômica Federal, que é a agência pagadora de todos os benefícios. Você consegue saber tudo isso e muito mais pelo próprio portal da Caixa, na página que explica bem o PIS 2021 para você:
No site é possível até consultar o seu saldo em cada tipo de benefício!
Mas e esse tal de Cofins, o que é?
O que é o PIS COFINS?
O PIS Cofins é um tributo que pertence a Constituição Federal, artigo 195 e 239. Amos caem na receita bruta das empresas, a menos que sejam micro empreendedores ou uma empresa de pequeno porte, que contribua com o Simples Nacional.
O Pis Cofins possui duas maneiras de tributação, a cumulativa e a não cumulativa.
O que você precisa saber sobre isso?
A não ser que você seja o empresário ou contador da empresa, o Pis Cofins não é um direito ou um dever do trabalhador. Ele é um imposto cobrado das empresas para garantir a Seguridade Social.
E porque isso é importante para mim? Como o Pis Cofins pode me afetar?
Porque o Pis/Cofins é importante?
Essa tributação é o que garante o funcionamento do país, desde as coisas mais simples como consertar os buracos da rua até coisas mais complexas como Segurança Pública e Educação de qualidade.
Hoje os recursos do PIS são para o pagamento dos direitos dos trabalhadores como Seguro Desemprego ou Abono Salarial. Enquanto o Cofins é destinado principalmente a área de saúde, uma das questões mais importantes da população.
Conseguiu entender porque o tributo Pis Cofins é tão importante para você, mesmo que não seja a sua responsabilidade? Então vamos para o próximo tópico!
O PIS e o COFINS são a mesma coisa?
O Pis e o Cofins são ambos tributações que empresas privadas devem pagar, no entanto, o dinheiro de um é destinado para uma coisa e o de outro para outras coisas. Podem até ser cobrados juntos, mas não são exatamente a mesma coisa não.
Quais são as modalidades de pagamento do Pis Cofins?
A tributação tem três modalidades de pagamento diferentes, a empresa precisam realizar o pagamento do Pis Cofins da seguinte forma:
- Sobre o Faturamento (0,65% ou 1,65%)
- Sobre a Importação (2,1%)
- Sobre a Folha de Pagamento (1%)
A contribuição por Faturamento é obrigatória e pode variar entre 0,65% e 1,65% de acordo com o regime de apuração.
Quer saber como funciona o cálculo desta tributação? Então acompanha o tópico a seguir!
Como funciona o cálculo da tributação?
O Pis Cofins possui dois diferentes modos de tributação dos impostos, com as alíquotas variando de acordo com a opção utilizada.
Entenda como funciona essa tributação nas duas modalidades abaixo:
Tributação Cumulativa
Na tributação cumulativa as empresas pagam de impostos alíquotas de 0,65% referente ao PIS/PASEP e de 3% referente ao Cofins. Se for alguma empresa financeira a alíquota do Cofins aumenta, ficando assim em 4% de tributação.
As empresas que utilizam a tributação cumulativa apuram o IR com base no Lucro Arbitrado ou no Lucro Presumido.
Vamos ver agora quanto a tributação Não Cumulativa? Atenção abaixo!
Tributação Não Cumulativa
O regime de tributação Não Cumulativa é para as empresas que fazem a declaração de Imposto de Renda com base no Lucro Real. Assim as alíquotas ficam consideravelmente diferentes da tributação Cumulativa.
É cobrado de alíquotas 1,65% para o fundo PIS/PASEP e 7,6% para o Cofins, o que é visivelmente mais alto que na tributação cumulativa.
Conclusão
Você conseguiu observar ao longo deste texto o que é o PIS, o que é o PIS Cofins, que não são a mesma coisa, que possuem destinações diferentes e modalidades de pagamentos de acordo com o negócio. Além disso ainda conheceu algumas coisas mais específicas quanto as alíquotas de pagamento.
Você já percebeu que o Pis e Cofins é muito importante pois garante o dinheiro para diversas ações públicas.
Ainda restou alguma dúvida quanto ao Pis Cofins 2021? Deixe-a agora mesmo nos comentários abaixo!
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais!