Perícia INSS 2021 – Passo a passo fazer agendamento

Está procurando informações sobre a Perícia INSS 2021? Confira neste artigo o que é, como funciona e também aprenda a agendar ela pelo aplicativo “Meu INSS”. Confira este artigo e fique por dentro de um passo a passo para facilitar sua vida, informações e dicas importantes para você.

Perícia INSS 2021
Perícia médica

Se você ficou doente recentemente ou precisa de mais tempo para se recuperar de um acidente ou doença precisará fazer uma perícia INSS 2021. Esta é uma fase muito importante para que você consiga ter acesso ao seu benefício.

Para quem está incapacitado para o trabalho existem dois tipos de benefícios que serão uteis para a manutenção financeira durante o processo de melhora, veja só:

  • Auxílio doença: É para quem está incapacitado para o trabalho, mas momentaneamente. Durante a perícia o médico decidirá se a doença incapacita para o trabalho, e em quanto tempo é possível a recuperação.
  • Aposentadoria por invalidez: Veja que não é possível que você solicite uma perícia para pedir a aposentadoria por invalidez. É necessário primeiro pedir o auxílio doença, se o médico entender ou os exames provarem que não existe chance de recuperação, poderá ser concedida a aposentadoria por invalidez.

Como funciona a Perícia INSS 2021?

perícia médica previdencia social

A perícia INSS 2021 é parte do processo que te dará auxílio financeiro até arecuperação para o trabalho novamente. É um direito constitucional que o trabalhador que contribui para o INSS, em caso de moléstia que incapacite para o trabalho, receba um valor, até ser considerado apto a voltar para sua antiga profissão ou redirecionado a outra.
Veja a seguir as etapas até conseguir o auxílio doença:

1ª Evento incapacitante: quando você ficou doente.

2º Agendamento da perícia: você utiliza um dos canais do INSS e marca o dia e hora para comparecer a perícia médica.

3º Comparecimento da perícia: é o dia que você irá ao médico previdenciário e deverá levar também exames que provem sua doença.

4º Deferimento ou indeferimento do pedido: aqui você saberá se teve ou não direito a receber o auxílio financeiro (se o perito considerou que a moléstia incapacitou para o trabalho ou não).

Basicamente a perícia é uma análise de um médico vinculado ao governo sobre como a doença influenciou a sua capacidade de trabalhar. Se ele entender que você não vai conseguir trabalhar, concederá o benefício, por outro lado se ele concluir que você tem condições de se manter no emprego ele não atenderá ao pedido.

Mas, para isto você precisará primeiro aprender como fazer seu agendamento para comparecer ao INSS e fazer a perícia.

Como fazer um agendamento de Perícia INSS 2021?

agendamento perícia

Fazer um agendamento da perícia no INSS não é difícil, apenas você dever ter em mente que deve cumprir as regras para ter acesso a perícia. Basicamente, você tem várias formas de fazer o agendamento: com ajuda ou no autoatendimento, sem sair de casa ou comparecendo a uma agência, veja mais informações a seguir e entenda melhor como fazer isto.

As formas de ter auxílio no atendimento são:

  • Pelo telefone 135
  • Comparecendo a uma agência

O 135 é a central de atendimento do INSS, através dela você terá acesso a diversas informações e também agendamentos. A ligação pode ser feita através de um orelhão público ou através de um celular também.

Ao fazer a sua ligação, você deverá informar ao sistema o seu CPF, depois será redirecionado a um atendente. Ele terá acesso aos seus registros no INSS, você deverá explicar sua situação e confirmar os dados que forem pedidos.

Assim que você solicitar a sua perícia, ao acessar o sistema o atendente terá acesso a dias e horários que você terá disponíveis para fazer um agendamento. Escolha uma data e dia, depois anote eles com você, não esqueça e compareça com um pouco de antecedência.

#Dica: Se você não puder comparecer no dia e data marcados, informe pelo menos 3 dias úteis antes. Você poderá remarcar uma única vez a sua perícia, por isso, fique atento as datas.

Além disso, você pode fazer a sua solicitação diretamente em uma agência do INSS, falando com um atendente, mas vale lembrar que será necessário esperar na fila até ser atendido. Para saber onde fica a agência do INSS mais próxima consulte a lista e descubra.

Por outro lado, se você quer fazer a solicitação sem precisar sair de casa acompanhe a seguir este passo a passo.

Passo a passo para agendar a perícia INSS 2021 através do aplicativo “Meu INSS”

Uma das formas de fazer o auto atendimento é através do app para smartphone, disponível para Android e IOS. Veja a seguir como:

1º Passo: Se ainda não tiver, baixe o aplicativo “Meu INSS” no Google Play ou Apple Store.

2º Passo: Caso ainda não tenha login clique em “Cadastrar Senha”, já que o campo “inscrever no INSS” é para aqueles que nunca contribuíram para a previdência, nem trabalharam com carteira assinada.

3º Passo: Insira informações pessoais como,

  • CPF
  • Nome Completo
  • Telefone para receber SMS (será confirmado)
  • E-mail (será confirmado)

Dê prosseguimento até gerar uma senha provisória.

4º Faça login no sistema, caso seja o seu primeiro login com senha gerada pelo sistema, altere ela e crie uma senha pessoal.

5º Passo: Vá na área de pesquisa e digite “perícia”

Vá na área de pesquisa e digite “perícia”

Ao digitar “perícia” no campo de pesquisa, irão abrir 3 opções:

3 opções

  • Agendar Perícia: Esta é a opção mais utilizada, que atende a maior parte dos cidadãos que fazem o pedido.
  • Solicitação de Perícia Hospitalar ou Domiciliar: Caso a pessoa doente, esteja acamada ou hospitalizada, de forma que fique impossibilitada de ir ao INSS para realizar a perícia.
  • Resultado de Benefício por Incapacidade: Através desta opção você pode acompanhar a sua solicitação.

6º Passo: Clique em “agendar perícia”, depois insira as informações conforme o solicitado, indique qual o dia, horário e em qual agência você irá comparecer. Complete a solicitação e anote as informações pertinentes.

Leia também:

Conclusão

Enfim, neste artigo vimos várias informações sobre a perícia INSS 2021, não é verdade? Falamos sobre como funciona uma perícia, quais são as etapas até conseguir um auxílio doença e também um passo a passo de como fazer o seu agendamento.

Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *