Pasep 2022 – quem tem direito, calendario do pagamento, cotas

Pasep 2022 – quem tem direito, calendario do pagamento, cotas

Última atualização em 16 de abril de 2021

O Pasep 2022 já pode ser retirado conforme calendário publicado. Ele é administrado exclusivamente pelo Banco do Brasil onde também é feito o pagamento. Saiba mais detalhes sobre o que é, quem tem direito e demais detalhes!

Anualmente, o trabalhador assalariado recebe um benefício de até 1 salário mínimo por estar inscrito no PIS. Assim, ele é chamado de abono salarial ou PIS e possui regras em seu programa.

De outro lado, há o Pasep que também é um benefício, mas ele é concedido ao servidor público. Assim, possui um regimento próprio sendo de responsabilidade exclusiva do Banco do Brasil.

Esse programa Pasep – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público existe há quase 50 anos. Desse modo, já atendeu milhares de servidores públicos realizando pagamentos e contribuindo para a melhoria dos órgãos públicos do setor.

Se você é um servidor público, mas não sabe se tem direito ao Pasep 2022, então, leia abaixo. Aqui estão algumas informações importantes sobre esse programa e como realizar o saque de pagamento!

Pasep 2022 – Quem tem direito?

Pasep 2022 – Quem tem direito

O Pasep 2022 possui regras em seu programa para ter direito ao benefício. Como ele é um valor de até 1 salário mínimo nem todos poderão recebê-lo.

Um dos requisitos para a sua concessão é que você tenha o cadastro no Pasep por pelo menos 5 anos, além de outros.

Sendo assim, se você já trabalha como servidor público já algum tempo, então, poderá verificar abaixo se tem ou não esse direito. Para isso, você precisa:

  • Estar cadastrado no Pasep no mínimo há cinco anos
  • Ter ganho, no ano base de referência, o valor mensal de até 2 salários mínimos
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência
  • Ter os seus dados informados corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência

Caso preencha todos esses requisitos, então, poderá verificar o calendário de pagamento e receber na data prevista. Assim, não perca essa oportunidade deixando de observar o período em que você já pode sacar o valor.

Como sacar esse abono salarial?

abono salarial pasep

Para você sacar o seu Pasep 2022 é preciso que o valor esteja em sua conta do Banco do Brasil, caso possua. Assim, ele é pago dessa forma para quem é correntista ou poupadores do BB.

Já aos demais (que não possuem conta bancária no BB), o pagamento do Pasep 2022 é pago em uma das agências do BB. Para isso, você precisará apresentar um documento com foto e será entregue exclusivamente ao beneficiário do crédito.

Isso significa que ninguém poderá receber esse abono salarial em seu lugar!

Conforme o calendário estabelecido pelo CODEFAT, você pode esperar até que o valor seja creditado em sua conta ou se dirigir até uma agência BB.

Calendário de pagamento

cronograma de pagamento para o Pasep 2022

O cronograma de pagamento para o Pasep 2022 é feito conforme a tabela de calendário. Assim, ele é organizado conforme o dígito do último número de sua inscrição ao Pasep.

Para saber exatamente a data, você precisa aguardar a publicação do calendário para esse ano. Segue abaixo a relação do último dígito com sua respectiva data referente ao exercício 2021/2022. Eis abaixo:

Final de Inscrição (dígito) Início do Pagamento

0                                        26.07.2021

1                                        16.08.2021

2                                        13.09.2021

3                                        18.10.2021

4                                        20.11.2021

5                                        17.01.2022

6 e 7                                         21.02.2022

8 e 9                                         14.03.2022

Verifique o seu número e saque o seu valor pela sua conta bancária ou se dirija até uma agência BB e faça o saque!

O valor do Pasep 2022 é de 1 salário mínimo.

Como saber se tenho direito a esse benefício?

Para você saber se esse benefício lhe será concedido basta apenas entrar em contato com a central de atendimento do BB.

É importante destacar novamente que você precisa ser um servidor público, inscrito em um órgão público, isto é, ter uma inscrição Pasep. De outra forma, não tem como fazer jus a esse direito.

Se já tem, então, poderá ligar para o Banco do Brasil pelos seguintes telefones de contato:

  • 4004 – 0001 ou 0800 729 0001

Também é possível ligar para o Alô Trabalhador pelo 158 solicitando mais informações sobre esse benefício!

Quando é possível o saque do PASEP 2022?

saque do PASEP 2022

O saque está sendo atualmente liberado porque o Senado aprovou a medida provisória nº 813 no dia 28 de maio de 2021. Até o presente momento, a retirada era permitida somente àqueles com mais de 60 anos.

A boa notícia é que a idade de saque de 70 para 60 anos já havia sido antecipada pelo governo antes, de modo que, agora,não existirá mais tal restrição de recebimentos por faixa etária num determinado período (janela temporal).

Saiba mais

  • É necessário que o servidor público tenha, no ano base, renda mensal de até 2 salários mínimos por mês – considerando-se a média salarial de todo o ano base;
  • também é obrigatório quem durante o ano base, o servidor tenha obtido, pelo menos, 30 dias com a carteira assinada no serviço público para ter direito ao abono;
  • é fundamental que a empresa pública para qual tenha prestado trabalho tenha entregue, em dia, a RAIS ao Ministério do Trabalho;
  • outrossim, por fimexige-se que o servidor tenha pelo menos 5 anos de cadastro no PIS/PASEP.

A retirada do valor referente ao PASEP deve ser efetuada nas agências do Banco do Brasil ou em seus postos de atendimento autorizados. No dia, o servidor público precisará estar portandoum documento de identidade, Cartão Banco do Brasil (se tiver) e a carteira de trabalho.

O BB efetuará o crédito em conta para 1,1 milhão de cotistas, totalizando R$ 1 bilhão. Os com idade a partir de 60 anos, aposentados, que possuam invalidez do titular ou de seu dependente e portadores de doenças graves podem sacar independentemente do cronograma de pagamento, assim como herdeiros de cotistas falecidos, observando apenas a suspensão de pagamentos no mês de julho.Os demais poderão sacar diretamente nas agências no prazo estipulado.

Pasep 2022 Cotas

As cotas do Pasep 2022 são concedidas para quem foi cadastrado a esse programa até a data de 04.10.1988. Também que tenha participado da distribuição das cotas entre os períodos de 1971 a 1989.

Além desses requisitos, você precisa se enquadras em uma dessas situações abaixo:

  • Aposentadoria
  • Falecimento (Os dependentes podem solicitar o saque da cota)
  • HIV-Aids (Lei 7.670/88)
  • Neoplasia maligna – Câncer (Lei 8.922/94)
  • Reforma militar
  • Amparo Social (Lei 8.742/93): Amparo Assistencial a Portadores de Deficiência (espécie 87) e °Amparo Social ao Idoso (espécie 88)
  • Invalidez (com ou sem concessão de aposentadoria)
  • Reserva remunerada
  • Idade de 60 anos para homens e mulheres
  • For acometido por uma das doenças ou afecções listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001 (titular ou um de seus dependentes): 1- Tuberculose ativa; 2- Hanseníase; 3- Alienação mental; 4- Neoplasia maligna; 5- Cegueira; 6- Paralisia irreversível e incapacitante; 7- Cardiopatia grave; 8- Doença de Parkinson; 9- Espondiloartrose anquilosante; 10- Nefropatia grave; 11- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); 12- Síndrome da deficiência imunológica adquirida – Aids; 13- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada; 14- Hepatopatia grave.

Assim, você é um cotista com direito a receber valores proporcionais. Para realizar a consulta de sua cota é bem simples. Acesse aqui, preencha os seus dados no formulário e realize a consulta agora mesmo!

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe!

Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *