veja o número do pis

Matrícula Rio 2022 – matrícula carioca, calendáiro, inscrição, resultado

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Para facilitar o ingresso nas escolas públicas do Rio de Janeiro é que o governo criou o site Matrícula Rio. Um dos portais do estado de grande importância visto permitir matricular alunos da rede pública pela internet. Sendo assim, descubra como funciona, como acessar, documentação etc.

Agora matricular o seu filho (a) ficou muito mais simples e fácil por meio do portal Matrícula Rio. Uma ferramente de grande importância porque evita que você fique nas filas das escolas para conseguir uma vaga. Por meio da internet, você pode garantir que seu filho (a) estude em uma das escolas públicas.

Matrícula Rio 2022

Graças a esse portal, pais e responsáveis não precisarão mais se dirigir até a escola enfrentando filas enormes para conseguir uma vaga. Desse modo, há muito mais praticidade e facilidade em seu dia a dia.

Já imaginou ter que ir de madrugada e ficar na frente da escola até pela manhã? Com essa iniciativa do governo do Rio de Janeiro nem precisa sair de casa, apenas o acesso a internet você consegue fazer a pré-matrícula.

Assim, caso você queira realizar a matrícula, então, não deixe de conferir o período em que as inscrições estarão abertas. Além disso, saiba as opções de ensino em que você pode reservar a vaga.

É importante destacar que alunos já matriculados e que não quiserem trocar de escola, não precisará usar essa ferramenta. A sua matrícula é automática.

Matrícula Rio 2022 – Público alvo

A matrícula Rio 2022 tem proporcionado muitos benefícios tanto para a educação que agiliza o processo de ingresso as escolas como para os pais. Assim, você tem a possibilidade de reservar a vaga de seu filho (a) de sua própria casa.

Aqueles que já se encontram matriculados na escola e desejam permanecer não precisam utilizar esse recurso pelo site. O acesso é direcionado apenas para os que irão matricular ou quiser transferir de uma escola para outra.

Por fim, se você se enquadra nas condições abaixo, então, poderá utilizar a Matrícula Rio 2022:

  • Alunos que estão mudando do Ensino Fundamental para o Ensino Médio
  • Crianças quem irão fazer a sua primeira inscrição para creche 2022
  • Estudantes novatos nas escolas públicas do Rio de Janeiro
  • Alunos que desejam fazer a transferência de escolas tanto para as públicas ou privadas

Todas essas 4 condições precisam fazer a matrícula por esse mecanismo. Para o caso de rematrícula, ela é feita automaticamente. Então, não há necessidade de você utilizá-la.

Matrícula Rio 2022 – Calendário, etapas, prazos e datas

Para seguir um cronograma organizado, a Matrícula Rio 2022 possui um calendário específico para cada etapa de ensino. Assim, você precisa ficar atento em relação a série que deseja que o seu filho (a) venha a ingressar na escola.

Desse modo, a Secretaria de Educação informa para esse ano o calendário com todas as séries, datas e períodos para a matrícula.

Para saber do calendário, veja a seguir como se encontra a sequência e faça o seu planejamento:

  • Para a matrícula em Educação Especial: 22/11/2021 a 28/11/2021 (crianças e jovens com deficiência)
  • Para a matrícula de Creche: 22/11/2021 a 28/11/2021 (crianças até 3 anos e 11 meses)
  • Para a pré-escola/ensino fundamental/EJA – Transferência Interna:08/01/2022 a 11/01/2022 (crianças e jovens a partir de 4 anos e adultos)
  • Para a pré-escola/ensino fundamental/EJA – alunos novos: 17/01/2022 a 22/01/2022 (crianças e jovens a partir de 4 anos e adultos)

Sabendo desse calendário, você pode programar o período de acordo com o seu interesse.

Matrícula Rio 2022 – Como acessar o sistema?

Para realizar a pré-matrícula será preciso acessar o sistema no período estabelecido. Assim, caso você identifique a necessidade de realizá-la, então, pode seguir os passos abaixo. Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse o sistema ao clicar em Matrícula Rio 2022 pelo endereço eletrõnico – https://matricula.rio/
  • Ao entrar no site, clique no botão por nome de Faça a sua inscrição
  • Em poucos minutos, você será redirecionado a uma nova pá Nela, você preencherá os campos solicitados com as informações de seu filho (a) e pais e/ou responsáveis
  • Finalize concluindo o seu pedido e receba uma mensagem de confirmação!

O próximo passo é aguardar o resultado que, provavelmente, ocorrerá em 20.12 no mesmo ano da inscrição.

Matrícula Rio 2022 – Documentação

Após a etapa da matrícula e o seu resultado, a próxima é a apresentação dos documentos. Assim, ao saber que seu filho(a) foi selecionado, você deverá se dirigir até a escola e apresentar toda a documentação.

Desse modo, você reunirá os seguintes documentos e levá-los até a escola:

  • RG e CPF de ambos os responsáveis pela criança
  • RG e CPF do aluno, caso tenha ambos
  • Histórico escolar completo, em casos de transferência de escolas, preenchida pela secretária da antiga escola
  • Comprovante de residência atualizado e legível
  • Certidão de Nascimento

Ao entregar todos estes documentos, a vaga imediatamente é efetivada e o aluno deverá apenas esperar o início de suas aulas.

Que ótimo você ter essa funcionalidade, não é mesmo? Com esse recurso, você faz a reserva da vaga para qualquer rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Assim, essa matrícula Rio 2022 tem facilitado a vida de muitos, pois economiza tempo e agiliza o processo de ingresso nas escolas.

Enfim, ela traz benefícios para todos!

E, então? Deseja comentar algo sobre esse serviço incrível no estado? Se sim, então, comente. E, caso queira ajudar na divulgação, então, compartilhe esse post com o maior número de amigos, parentes e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.