Matrícula Rio 2022 – matrícula carioca pré-matriculas 2022

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

As matrículas Rio 2022 para as escolas públicas vão começar logo, no entanto, ainda é possível pedir transferência de escola até o dia 31 de outubro. Em outros casos também ainda é possível ingressar este ano no Sistema de Ensino. É interessante ficar atento às datas e ao processo de matrícula para que o seu filho não acabe sem escola!

Fazer marícula online é muito fácil. Os pais ou responsáveis devem fazer o procedimento pela internet. As etapas são: fazer sua inscrição online, Divulgar o resultado, confirmar matrícula nas escolas.

Cronograma Matrícula Rio 2022

Matrícula Rio 2022 - matrícula carioca pré-matriculas 2022

O primeiro passo para dar início aos estudos é entender que é preciso organização. E isso já começa no momento da matrícula. Estar atento às datas e com a documentação em mãos faz a diferença no seu ano letivo.

Veja as datas para matrícula Rio 2022!

– Creche: 22 a 28 de novembro;

– Educação Especial: 22 a 28 de novembro;

– Transferência interna (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos): 8 a 11 de janeiro;

– Alunos novos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos): 17 a 22 de janeiro.

Até o dia 20 de janeiro matrículas podiam ser feitas online. Após esse período somente transferências em unidade de Ensino.

Todas as matrículas são feitas pelo site www.matricula.rio. Quando procedimento por algum motivo fracassou os pais puderam se dirigir até as instituições de ensino.

Passo a passo:

  1. Entre no site acima matricula.rio
  2. Clique em Faça sua inscrição
  3. Escolha o tipo de inscrição em que se enquadra
  4. Preencha o formulário de inscrição e reserva a vaga

Como acontece o planejamento das matrículas escolares?

De acordo com a legislação, cabe às Coordenadorias Regionais de Educação, as Unidades Escolares e o Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) planejar e organizar a matrícula Rio 2022. Sempre Observando os seguintes critérios!

  1. Priorização da utilização de salas de aula de tamanho padrão para atendimento;
  2. Preservação do espaço da Sala de Leitura/Laboratórios de Informática, das Salas de Artes e dos Laboratórios de Ciências das Unidades Escolares que atendem ao Ensino Fundamental.
  3. Usar salas com metragem inferior a 25m² somente quando o prédio for adaptado e não houver escolas próximas que possam receber os alunos.

Se eu já estou matriculado preciso refazer a matrícula rio 2022?

Não! Os alunos da Educação Infantil, Creche e Pré-Escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e Educação Especial, matriculados na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2021, já tiveram suas matrículas renovadas automaticamente para o ano letivo de 2022.

Ou seja, os pais ou estudantes com filhos já matriculados não precisam realizar nova matrícula, isso ocorra apenas se houver transferência do estudantes.

Com quantos anos o meu filho pode se matricular na Educação Infantil?

As inscrições para a Educação Infantil – modalidade Creche estarão abertas para todas as crianças com idade a partir de 6 (seis) meses completos até o início do ano letivo de 2022. Para o Ministério da Educação o ano levito inicia no dia 04 de fevereiro de 2022.

Agora, as crianças com a 3 (três) anos e 11 (onze) meses completos até 31 de março de 2022, incluindo crianças portadoras de deficiência pode fazer inscrição para a pré-escola.

leia sobre matrícula Niterói 2022 também. Fique por dentre do cronograma.

Acompanhe as informações necessárias para fazer a inscrição do seu filho para a educação infantil!

Para que as crianças possam se matricular é importante fornecer alguns dados básicos que vão ficar cadastrados no Ministério da Educação.

Assim no ato da inscrição, os responsáveis pela criança deverão fornecer as seguintes informações cadastrais:

Nome completo do candidato; CPF do candidato, se possuir; Nome da filiação ou do responsável legal; Data de nascimento de uma das filiações; CPF de uma das filiações; Endereço eletrônico, se possuir; Telefone fixo ou móvel, se possuir; Rede escolar de origem, se já estudou antes; Grupamento pretendido; j) Seleção de até 5 (cinco) opções de Unidades Escolares que desejariam matricular a criança, por ordem de preferência.

Também no ato da inscrição, os interessados deverão assinalar algumas informações sobre a família que podem ser decisivas na hora de conseguir a vaga. Por isso é importante cadastrar com atenção e cuidado. Tem prioridade na hora de conseguir vaga na educação infantil quem estiver dentro dos critérios abaixo

  • – Crianças cuja família seja beneficiária do Cartão Família Carioca.
  • – Crianças cuja família seja beneficiária do Bolsa Família.
  • – Crianças com deficiência.
  • – Crianças pertencentes ao Programa Territórios Sociais
  • – Crianças e/ou familiares de seu convívio diário vítimas de violência doméstica.
  • – Crianças com alguém do núcleo familiar que faz uso abusivo de drogas
  • – Crianças e/ou alguém com déficit nutricional ou crianças ou pessoas do núcleo familiar acometidos por doenças crônicas graves; –
  • – Crianças com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou expresidiário nos últimos 5 anos

Lembrando que esses critérios servem somente para crianças menores de 6 anos. Pois, com a idade escolar adequada todas crianças tem direito ao ensino público.

Critérios de desempate para as vagas na educação infantil

Nem sempre há vagas suficientes para todas as crianças nas escolas de Educação Infantil. Por isso, é normal que hajam impates técnicos. Ou seja, duas ou mais crianças podem estar disputando a mesma vaga em determinada escola. Quando isso ocorre são usados os seguintes critérios de desempate.

1 – Crianças que estejam relacionadas na lista de espera da creche, relativa ao ano anterior;

2 – Ter irmão(ã) participando do Procedimento Público Classificatório para matrícula

3 – Ser filho de mãe adolescentes

Datas limites para as matrículas Rio 2022

Em 2022 serão efetuadas quaisquer modalidades de matrícula até 17 de fevereiro de 2022. Após esta data, serão realizadas apenas matrículas por transferência. Ou seja, em caso de mudança de domicílio para outro Estado ou Cidade. Em caso de ingresso para à Educação de Jovens e Adultos; E caso a criança tenha abandonado a escola, ela não precisa esperar até o próximo ano. Sendo conduzida imediatamente de volta à sala de aula.

A importância da escola!

Garantir que os filhos frequentem a escola é um dever dos pais e também uma tarefa do Estado. Por isso, todas as crianças em idade escolar devem estar estudando. Caso a família não garanta esse direito, o Estado pode intervir para garantir que o estudante volte para a sala de aula. Em um mercado de trabalho cada vez mais fechado, quanto maior a qualificação do profissional, maiores às chances de conseguir um bom emprego. Por isso, é tão importante lutar para que os filhos frequentem a escola.

Além disso, na sala de aula são feitas inúmeras discussões e desconstruções que ajudam a formar um cidadão mais consciente e capaz de lutar por uma sociedade mais justa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.