Matrícula Nova Iguaçu 2022 – pré-matrículas online, calendário

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Está procurando vagas para creche, educação infantil, ensino fundamental ou EJA em Nova Iguaçu? Veja neste artigo informações sobre a matrícula nova Iguaçu 2022 na rede municipal de ensino.

Neste artigo você verá informações importantes, dicas, calendário e prazos. Fique atento aos procedimentos necessários e as datas limites para realiza-los para não perder sua vaga e seu direito de ter acesso a educação básica, seja para você mesmo ou para seu filho.

Como funciona a matrícula, rematrícula e transferência na rede ensino de Nova Iguaçu?

Matrícula Nova Iguaçu 2022

É importante ficar atento que, segundo a portaria SEMED nº 088 de 05 novembro de 2019, são aceitas crianças a partir de 03 anos completos até 31/03/2022. Portanto, até o momento não existe inscrição para crianças abaixo desta idade.

A educação básica de Nova Iguaçu vai até o 9º ano do ensino fundamental. É importante dizer que além de crianças e adolescentes, jovens e adultos podem participar do EJA, uma opção para quem trabalha durante o dia e quer estudar a noite.

Interessante notar que o processo de matrícula, rematrícula e transferências em Nova Iguaçu é composto por duas fases. Na primeira fase são ofertadas vagas em todos os níveis de educação, na segunda fase, são as vagas remanescentes que estão disponíveis conforme o que é possível oferecer.

Então, fique atento as datas da primeira fase e busque o quanto antes fazer a sua reserva de vaga e entrega de documentos,respeitando prazos e procedimentos necessários.

Outra questão importante é perceber qual é o processo adequado para você, por exemplo a rematrícula é para quem já estuda e vai continuar na mesma escola. Já a transferência é para quem estuda em outra escola da rede municipal, e quer apenas mudar de unidade escolar.

Já a pré-matrícula e matrícula Nova Iguaçu é para quem vai entrar no sistema de ensino municipal, ou seja, é para quem:

  • Vai começar a estudar este ano
  • Foi desistente em um ano anterior
  • Veio de outra cidade ou estado
  • Estudava em uma escola federal
  • Participava da rede privada de ensino

Calendário, datas e prazos para a matrícula Nova Iguaçu 2022

Como já falamos anteriormente, são duas fases para realizar a matrícula na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Mas, uma #Dica é você fazer a sua matrícula o quanto antes, para garantir a vaga na escola que deseja.

A rematrícula deverá ser feita diretamente na escola onde a criança ou adolescente estuda, por seus pais. No caso do EJA o próprio aluno poderá realizar a rematrícula.

Importante dizer que a rematrícula não é automática nem é feita online, o responsável deverá comparecer a escola entre as datas 08 a 14 de novembro de 2021 com RG para realizar o processo. É importante que os pais fiquem atentos aos bilhetes de final de ano e aos quadros murais na escola, para não perder as datas para a rematrícula.

Na primeira fase:

O prazo começa com a Educação Especial de 11 a 22 de novembro de 2021 para o ano letivo de 2022. A criança deficiente terá a oportunidade de estudar com outros alunos para garantir sua maior integração.

Entre os dias 25 a 29 de novembro de 2021 ocorrerá o período de inscrição para novos alunos da:

  • Educação Infantil (apartir dos 3 anos de idade, até o momento)
  • Ensino Fundamental (primeira série até o nono ano)
  • EJA – Educação de Jovens e Adultos (primeira série até o nono ano)

Depois, no dia 6 de dezembro de 2021 ocorrerá a divulgação dos alunos que foram contemplados com vaga na primeira fase. Entre os dias 9 e 27 de dezembro de 2021 deverá ocorrer a efetivação / confirmação da matrícula.

Agora que você já entendeu certinho como funciona o processo e as datas, confira um calendário resumo das duas fases para não perder nenhuma data.

Situação Fase 1 – Datas Fase 2 – Datas
Renovação da matrícula 2022 08 a 14/11/2021
Matrícula para Educação Especial 18/11/2021 a 22/11/2021 06/01/2022 a 12/01/2022
Matrícula para todo o Ensino Fundamental (incluindo Educação Infantil e EJA) 25/11/2021 a 29/11/2021 06/01/2022 a 12/01/2022
Divulgação dos resultados da inscrição online 06/12/2021 14/01/2022
Efetivação da matrícula 09/12/2021 a 27/12/2021 16/01/2022 a 24/01/2022

Passo a Passo como fazer a matrícula Nova Iguaçu 2022

#Dica 1: Antes de entrar no sistema já tenha em mente qual é a escola que você ou seu filho quer estudar, se não souber quais as escolas disponíveis, clique aqui e descubra.

1º Passo: Acesse o sistema de matrícula, através do site http://novaiguacu.rj.gov.br/matricula/, faça o login no sistema.

2º Passo: Se ainda não tinha o cadastro, faça o seu.

3º Passo: Solicite a matrícula do aluno, e preencha todas as informações o mais corretas possíveis. Não esqueça que mais tarde estas informações serão provadas por documentos.

4º Passo: Finalize sua solicitação, guarde no número de protocolo gerado.

5º Passo: Aguarde a divulgação na data estabelecida, e confira se foi contemplado com a vaga.

#Dica 2: Ficou com dúvida? Entre em contato pelos canais oficiais da prefeitura de Nova Iguaçu, pela ouvidoria da Prefeitura 2666-4910, ou pela ouvidoria da SEMED 3779-1555, ou então pelo e-mail [email protected].

6º Passo: Proceda com a efetivação da matrícula, leve os documentos na escola em que recebeu a vaga e assine a matrícula, para garantir a vaga.

Confira a seguir os documentos obrigatórios

Para você efetuar a sua matrícula, deve apresentar os seguintes documentos:

  • A impressão do comprovante da pré-matrícula
  • Duas fotos 3×4 do aluno
  • CPF e RG (se tiver) do aluno e certidão de nascimento
  • CPF e RG do pai, mãe ou responsável
  • Histórico escolar do aluno, exceto para quem vai começar a estudar agora
  • Conta de água, luz, telefone ou outro, para comprar residência
  • Carteirinha de vacinação
  • Cartãozinho do SUS
  • Fator RH

Conclusão

Enfim, neste artigo você encontrou diversas informações e dicas importantes para realizar a sua pré-matrícula, rematrícula e Matrícula Nova Iguaçu 2021. Vimos também como funciona o processo de pré-matrícula, quais as datas limites e um calendário resumo, além de um passo a passo que vai te ajudar durante o processo de inscrição e efetivação da matrícula.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe a novidade com seus amigos também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.