Pré-Matrícula 2022 MG online – pré-matrículas, calendário, como fazer

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Está procurando informações sobre a Matrícula 2022 MG? Não deixe de conferir este artigo e fique por dentro das datas, calendário e passo a passo para pré-matrícula, também vejacomo fazer efetivação, para poder ter acesso a vaga. Afinal de contas, ter a tranquilidade de ver seu filho estudando é importante, não é mesmo?

Por isso, veja aqui dicas, dados relevantes parafazer sua inscrição da forma mais fácil possível e sem tanta burocracia. Além disso, fique por dentro de como consultar se sua vaga foi concedida, em qual escola seu filho vai estudar e quais são os documentos necessários.

Quem deve fazer rematrícula, matrícula e efetivação?

Pré-Matrícula 2022 MG online

Em primeiro lugar é necessário perceber que os processos de rematrícula, (pré) matrícula e efetivação são diferentes e cada um tem os próprios cronogramas. A rematrícula, é para quem já está estudando e precisa garantir o próximo ano letivo, e em algumas escolas este processo é automático.

Entretanto, na rede estadual de ensino do MG é necessário que a rematrícula seja feita diretamente pelo sistema onlineque a secretaria de educação disponibiliza. Note que geralmente estes sistemas apresentam instabilidades nos picos de acesso, então, procure acessar o sistema em horários alternativos, com menos acessos.

Também lembre de não deixar para última hora para fazer sua inscrição, já que muitas pessoas fazem isto.Logo, quando estiver perto do prazo terminar, haverão muitos acessos o que dificultará completar a solicitação com sucesso.

Já a matrícula é para quem está longe da escola, não estudou no ano que passado, ou então está começando no ano letivo (creche ou anos iniciais). O  processo de efetivação é quando você vai a escola para levar os documentos, provando as informações fornecidas durante a inscrição, para assim garantir sua vaga.

Em resumo: rematrícula é para quem já estuda na rede de ensino estadual do MG, matrícula é para quem vai ingressar este ano e efetivação é o momento da entrega dos documentos na escola selecionada.

Calendário para rematrícula e matrícula 2022 MG

A rematrícula 2022 MG ocorrerá durante o período de 19 de novembro de 2021 até 6 dedezembro de 2021. Se por um acaso, na escola onde a criança, adolescente ou adulto estuda não tenha o ano seguinte que o aluno deve cursar, será necessário entrar no sistema do pré matrícula 2022 MG, em uma escola que atenda as necessidades do aluno.

Note que o período para a matrícula (de quem vai voltar a estudar ou cursar o ano letivo em outra escola) é diferente, ele vai de e 28 de novembro de 2021 a 16 de dezembro de2021. Ele começa um pouco depois das rematrículas e se estende por alguns dias a mais.

A efetivação da matrícula deverá ocorrer durante oprazo de e 6 a 20 de janeiro de 2022.O aluno maior de idade, ou o menor acompanhado pelo responsável, deverá irà escola, providenciar a documentação e assinar a ficha de matrícula ou rematrícula.

Desta forma será possível garantir a vaga, importante falar, que caso o aluno falte nos 20 primeiros dias de aula, perderá o direito a vaga. Por motivo de lei, nenhuma escola poderá exigir lista de materiais ou uniforme para que o aluno frequente a escola.

As vagas remanescentes, ficarão disponíveis depois que o processo de efetivação da matrícula terminar, ou seja depois do dia 20 de janeiro de 2022.

Veja a seguir um quadro resumo para não perder as datas para o ano letivo de 2022 MG, rede estadual de ensino:

Rematrícula 19/11/2021 à 06/12/2021
Matrícula ou pré-matrícula 28/11/2021 à 16/12/2021
Efetivação da matrícula 06/01/2022 à 20/01/2022
Vagas remanescentes Depois do dia 20/01/2022

Passo a passo para solicitar a sua rematrícula e matrícula 2022 MG

Todo o processo deverá ser feito diretamente pela internet, durante o período de inscrições, dentro dos prazos estabelecidos. Se você não tiver acesso à internet estável e computador, as escolas estarão disponibilizando a sala de informática para que o processo seja realizado, e ninguém saia prejudicado.

Uma dica importante é fazer a inscrição logo no início, embora a ordem de “chegada” não seja o único critério, pode influenciar significativamente se você vai conseguir ou não sua vaga na escola que quer.

Passo a passo para a pré-matrícula e matrícula e renovação 2022 MG:

Passo 1: Acesse o sistema da Secretaria de Educação Estadual (SEE), em: http://www.matriculaonline.educacao.mg.gov.br/.

Passo 2: Coloque os dados pedidos para ter acesso ao sistema, crie um login, guarde a senha e o usuário.

#Dica: Uma vez que você esteja no sistema, forneça as informações obrigatórias, com asterisco, corretamente. Confira os dados antes de enviar, já que as informações que você fornecer serão comparadas com a realidade mais tarde.

Passo 3: Copie dos documentos (exatamente como estiver escrito), os seguintes dados:

  1. Nome completo do Aluno
  2. Dia de nascimento (dia/mês/ano)
  3. Sexo do aluno (feminino ou masculino)
  4. Se é brasileiro ou estrangeiro (nacionalidade)
  5. Cidade do nascimento (naturalidade)
  6. Endereço – Rua, número da casa, apartamento e CEP (se não souber qual é o CEP, procure no site dos correios)
  7. Dados de contato: telefone e e-mail
  8. CPF do aluno (caso já tenha)
  9. Nome do responsável legal (pai, mãe ou tutor)
  10. CPF do pai, mãe ou tutor
  11. Número, livro, folha e termo da certidão de nascimento do aluno
  12. Informar se o aluno possui alguma deficiência
  13. De qual rede escolar veio (pública, municipal, estadual ou particular)
  14. Ano pretendido, não o ano atual, mas o que será cursado em 2022.
  15. Escolha 3 escolas em que seu filho poderia estudar, não coloque apenas uma, pois caso não hajam vagas, ele precisará esperar por vagas remanescentes para ser realocado.

Passo 4: Confira os dados e envie sua solicitação.

Passo 5: Anote o protocolo gerado, para consultas futuras.

Passo 6: Confira o resultado, depois do final das inscrições em http://www.matricula.educacao.mg.gov.br/.

Passo 7: Realize a efetivação da matrícula nos prazos corretos, para não perder a vaga.

Efetivação da matrícula 2022 MG: Como funciona?

O responsável legal, ou aluno maior de idade deverá comparecer com os documentos originais e assinar a matrícula na escola em que o aluno vai estudar, não poderá ser feito em outro lugar.

Documentos obrigatórios para a efetivação:

  1. RG ou Certidão de Nascimento do aluno
  2. CPF (obrigatório para aluno maior de idade)
  3. Conta de água, luz ou telefone para comprovar residência
  4. Histórico escolar (ou declaração de transferência).
  5. CPF e RG dos responsáveis (para aluno menor de idade)
  6. Em caso de superdotação ou deficiência metal, é necessário apresentar o laudo médico.

Conclusão

Enfim, neste artigo você pôde conferir informações sobre datas, prazos, cronograma, documentos necessários e o passo a passo de como fazer e efetivar sua matrícula. Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.