Candidatos a Prefeito de Maceió

Matrícula Fácil Online 2022 – rede estadual do Rio de Janeiro

Se você está procurando mais informações sobre a Matrícula Fácil para o Rio, na rede estadual chegou ao lugar certo. Neste artigo você verá informações, dicas, datas importantes, calendário e um passo a passo para realizar a sua pré-matrícula online.

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, é interessante já que o aluno criança ou adolescente tenha acesso à educação fundamental e média e, inclusive, educação técnica em diversas especialidades. Veja mais informações sobre como isto funciona a seguir.

Como funciona a rede estadual de ensino do Rio e a Matrícula Fácil?

Matrícula Fácil Online 2021

A rede estadual de ensino oferece desde a educação fundamental, média e também permite o acesso à educação técnica. O que é de fato muito interessante e permite ao aluno uma educação completa.

Mas, não são todas as escolas que fornecem educação de ensino médio, e outras que oferecem ensino técnico integrado concomitantes. O que, na prática, significa que é possível estudar em uma escola com ensino normal, ou estudar no ensino médio + curso técnico.

Isto permite que o aluno saia do ensino médio com melhores chances de ter um emprego. Entretanto, se for esta a intenção, saiba logo quais as escolas oferecem esta opção, já que uma transferência depois poderá ser um pouco mais difícil.

Veja neste link, no item 11, quais são as unidades escolares que oferecem educação concomitante de ensino médio e técnico.

A Matrícula Fácil do Rio, por sua vez, é a pré-inscrição feita online. Ela veio para facilitar a vida de quem precisa de vaga e para diminuir a burocracia e acelerar o processo. Entretanto, os documentos precisarão ser apresentados posteriormente de forma física na escola.

Lembre-se a pré-matrícula é a reserva de vaga, não garante ela, portanto, preste atenção nas datas de efetivação de matrícula. Veja a seguir as datas importantes para realizar a efetivação.

Calendário e datas limites importantes para o processo de Matrícula Fácil Rio

A rematrícula deverá ser feita diretamente nas escolas, por aqueles que querem permanecer na mesma unidade de ensino, contanto que ela tenha a série que o aluno precisa no ano letivo de 2022. O prazo para realizar a rematrícula é de 6 a 11 de novembro de 2021.

Também é possível solicitar a transferência, para aqueles que já estudam em uma rede de ensino estadual, e precise ou queira mudar de escola. Cada caso será analisado para deferir a solicitação ou não. O prazo para pedir transferência é a partir de 23 de janeiro de 2022, em caso de vaga existente, a transferência será imediata.

A pré-matrícula é dividida em duas fases, na segunda fase são oferecidas as vagas remanescentes, então procure participar da primeira fase.

Na 1ª fase é possível realizar a reserva de matrícula entre as datas de 5 de novembro de 2021 a 11 de dezembro de 2021, para o ano letivo de 2022. No dia 20 de dezembro de 2021 será possível consultar a lista dos alunos alocados. A confirmação da primeira fase, com entrega de documentos ocorrerá entre as datas 6 e 8 de janeiro de 2022.

Veja a seguir a tabela com o calendário resumo das datas importantes:

Processo Primeira Fase Segunda Fase – para os não alocados na primeira fase.
(Pré) Matrícula Online 05/11/2021 a 04/12/2021 21/01/2022 e 22/01/2022
Divulgação dos resultados 20/12/2021
Efetivação de matrícula 06/01/2021 a 08/01/2021 A partir de 21/01/2022
  • Rematrícula->06/11/2021 a 22/11/2021
  • Inscrição Segunda Fase – para os demais alunos ->A partir de 23/01/2022
  • Início das aulas ->10/02/2021

Passo a passo para realizar a Matrícula Fácil Rio

Passo a passo para realizar a Matrícula Fácil Rio

1º Passo: Acesse o link AQUI (clique para fazer matrícula fácil online)

2º Passo: Veja o menu, selecione a segunda opção, “faça sua matrícula”.

3ª Passo: Na página que vai abrir insira as informações como o solicitado e faça login no sistema da matrícula fácil.

#Dica: Se você quiser alterar sua inscrição, solicitar transferência, conferir a lista de escolas ou verificar a resolução da secretaria de educação sobre matrícula, veja que no menu superior existem todas estas opções.

4º Passo: A seguir virão várias telas, onde você vai inserir os dados de contato, informações pessoas da criança e do tutor. Ou apenas do aluno, se ele já for maior de 18 anos.

5º Passo: Finalize a solicitação e guarde o número de protocolo gerado pelo sistema para seu pedido.

6º Passo: Na data correta, verifique se conseguiu a vaga, acessando o sistema de consulta pelo LINK AQUI (clique para consultar resultado da alocação)

#Dica: Se não conseguiu a vaga, fique atento as novas datas ou entre em contato com a secretaria de educação. Através da ouvidoria da SEEDUC, no telefone (21) 2380-9160, ou pelo (21) 2380-9055, das 8h às 18h.

7º Passo: Para garantir sua vaga faça o procedimento na data correta e entregando os documentos na escola onde foi contemplado com a vaga.

Documentação para efetivação da matrícula

Veja a seguir quais são os documentos obrigatórios.

  • CPF, RG e certidão de nascimento do aluno.
  • Se aluno menor de 18 anos, CPF e RG do responsável também
  • Histórico escola ou declaração da escola onde cursou o último ano que está apto para cursar aquela série, esta declaração deverá ser original e ficará na escola
  • Se o aluno for deficiente, deverá trazer um laudo que comprove, este documento deverá estar em conformidade com § 3º, art. 13 da Resolução da Secretaria de Educação.
  • Conta de água, luz ou telefone para comprovar a residência informada no momento da inscrição.
  • Se o aluno foi matriculado no Ensino médio vocacionado ao esporte, deverá trazer laudo médico que prove que o aluno é apto a realizar os exercícios físicos desta forma de ensino.

Conclusão

Enfim, neste artigo você pôde ver dicas legais, passo a passo para realizar a matrícula, como funciona, calendário e datas importantes para quem estuda ou quer estudar na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Leia também:

Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.