O matricula fácil online é a forma mais fácil de garantir acesso às escolas da rede estadual, municipal, que está disponível em algumas regiões do país. Para isso basta observar as escolas disponíveis no próprio Portal, separar a documentação necessárias, preencher os dados e finalizar a inscrição. Tudo é feito no conforto do lar, necessitando apenas de um notebook ou computador com acesso à internet.
O Matrícula Fácil foi criado pelo Ministério da Educação para facilitar a vida de pais e estudantes. De modo que, as novas tecnologias são utilizadas para facilitar o acesso ao ensino.
Fazer a matrícula na comodidade do lar é uma das facilidades que a internet proporciona para os estudantes de determinadas regiões do Brasil. No entanto, no final do processo o aluno vai ter que comparecer até a instituição de ensino. Com a documentação necessária em mãos.
Nesse post você vai ver o passo a passo para fazer a inscrição online, a documentação necessária para se inscrever e como fazer para efetivar a matrícula!
Quem pode utilizar o Matricula online
Podem utilizar o Matricula online todos os estudantes do Ensino Médio seja ele regular, ou seja ele técnico em administração com ênfase em empreendedorismo. Ensino Médio na Modalidade Inovador. Curso Normal que visa a formação de professores ou ainda EJA – (Ensino de Jovens e Adultos).
Também podem se inscrever pelo Matrícula online estudantes do Ensino Fundamental que estejam cursando do 6º ao 9º ano. E os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Passo a passo para fazer Matrícula Fácil Online

Para fazer o Matrícula Fácil Online primeiro é preciso acessar o site matrícula fácil 2024 da prefeitura ou governo do Estado em que reside para fazer a sua inscrição. Depois basta seguir as instruções.
Tudo pode ser feito em minutos, e o melhor na comodidade do lar. Sem precisar enfrentar o trânsito, solicitar senhas, ou esperar em filas.
Veja abaixo o passo a passo para fazer a Matrícula Fácil.
Para fazer a reserva de vaga é muito simples. Iremos usar Pará como um exemplo. Basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site do Matrícula Fácil da sua região;
- Busque a opção de ‘Inscrição’, aparece na página inicial
- Preencha as informações solicitadas para fazer o cadastro corretamente;
- Anote os dados da sua inscrição.
Após anotar o número da inscrição a sua vaga ainda não está garantia. Para efetivar a matrícula, é preciso comparecer, no período indicado, à instituição de ensino escolhida com os documentos obrigatórios solicitados. Lembre-se que fazer essa reserva de vaga pela internet não garante a efetivação da matrícula. No entanto, fazendo o pré-cadastro pela internet você agiliza o processo, poupa tempo e recursos seus e do Ministério da Educação.
Quais documentos necessários para o matrícula fácil
Após fazer a sua pré-matrícula você vai receber um número de inscrição e uma vaga para se dirigir até a sua escola. Nesse momento é fundamental estar com os documentos solicitados em mãos.
Caso não tenha a documentação completa você corre o risco de ter que retornar a instituição de ensino, e pode até mesmo perder a sua vaga.
Confira já a lista de documentos necessários para apresentar na instituição:
Há aqui há duas situações, a documentação exigida para maiores e menores de idade são diferentes. Vamos detalhar ambas.
Alunos maiores de idade
Os alunos maiores de idade precisam providenciar os documentos abaixo.
- RG e CPF original e cópia;
- Histórico escolar devidamente preenchido pela escola que está estudando ou que veio transferido;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de escolaridade devidamente preenchido pela instituição de ensino;
- 2 fotos 3×4;
- Documentos comprovando a transferência.
Alunos menores de idade
Já os alunos menores de idade precisam providenciar os documentos abaixo.
- RG e CPF do responsável;
- Certidão de nascimento;
- Caderneta de vacinação em dia (obrigatório para o Ensino Fundamental).
Por que fazer o Matrícula Fácil?
Com o Matrícula Fácil é possível fazer a matrícula para a rede estadual de ensino tanto do Ensino Médio, quanto Fundamental sem sair de casa. Com isso você vai poupar tempo e dinheiro.
É interessante lembrar que após a inscrição já realizada na internet é fundamental comparecer na instituição de ensino com a documentação exigida para confirmar a matrícula.
Estudar é um direito de todos, cabe a família garantir esse direito aos filhos, e ao Estado fiscalizar para que nenhuma criança fique sem escola.
Dentro das funções do Estado está essa: facilitar o acesso ao ensino. O Matrícula Fácil veio justamente ao encontro dessa função do Ministério da Educação. Ou seja tornar o ensino mais acessível a todos!
E se eu perder a data da matrícula
Caso o estudante perca a data limite para realizar a matrícula ele deve comparecer às escolas para verificar onde ainda possui vaga. Se o estudante for menor de idade é recomendável que vá com a presença dos pais ou responsáveis.
O ideal é tentar a vaga nas escolas perto da residência, mas caso não haja mais vagas nesses locais, o aluno terá que se deslocar para longe de casa. O importante é não perder o ano letivo, em função de uma distração.
Após finalizar os prazos para a matrícula online não adianta se dirigir ao portal de ensino. Você só vai conseguir a vaga nas escolas se comparecer algo local com a documentação exigida.
Por isso, para facilitar a vida, fique atento aos prazos, não perca a data para realizar a matrícula. Pais ajudem a lembrar os filhos, e garantam assim, que os estudantes não percam o ano letivo, ou abandonem a sala de aula. Estudar é um direito e um dever de todo o cidadão.
Quais outros Estados que possuem o Matrícula online
Não são todos os estados do país que possuem a facilidade do Matrícula fácil online. Em algumas regiões ainda é necessário comparecer ao local de ensino com a documentação adequada. Porém, para aqueles Estados que disponibilizam essa modalidade, é possível fazer a matrícula no conforto do lar.
Confira a lista de Estado que possuem o Matrícula Fácil online!
- Pernambuco
- Pará
- Rio de Janeiro
- Goiás;
- Recife;
- Amapá;
- Goiânia;
- Manaus;
- Rondônia;
- Mato Grosso do Sul.
Atualização em 26 de junho de 2023