Matrícula escola militar – como ingressar, requisitos

Última atualização em

Há 13 escolas militares no Brasil para você estudar no formato de um ensino com qualidade e ordem! Saiba a respeito da matrícula escola militar, quais os requisitos, característica desse tipo de colégio, documentos necessários e outras informações importantes!

Os colégios militares oferecem o ensino fundamental e médio para você estudar e concluir o ensino básico. Assim, há no Brasil um total de 13 escolas que disponibilizam esse tipo de ensino.

E você pode ser um deles assim como os vários estudantes que já passaram por ali e obtiveram o seu certificado! Já pensou em ter a honra e orgulho de ser um aluno militar? É muito bom!

Talvez, você sinta o desejo de fazer parte dessa instituição onde valoriza a educação e ordem acima de tudo! Mas será que é fácil conseguir uma vaga? Como é feito a seleção dos candidatos? E quais os requisitos para ingressar nesse modelo de ensino?

Abaixo encontrará algumas informações sobre a matrícula escola militar e como você pode se candidatar, requisitos exigidos etc. Confira mais detalhes!

Como ingressar?

Matrícula escola militar

A escola militar se tornou um dos objetivos de muitos estudantes. E também os pais que querem ver os seus filhos seguindo carreira nessa área (assim como eles já seguem).

Sendo assim, todos os anos há cerca de 22 mil candidatos que procuram participar da seleção a fim de conquistar uma vaga. E eles se dividem entre dependentes de militares e civis. Caso você também tenha esse objetivo, então, saiba que é possível apesar das regras.

No entanto, a preferência e facilidade sempre é para quem é filho (a) de militar. E isso não há dúvida, pois geralmente os pais aconselham os seus filhos a seguirem a mesma carreira. Mas, há uma chance para aqueles que nada tem vínculo com o militarismo.

Desse modo, há duas formas de ingresso para matrícula escola militar, as quais são: 1) concurso público e 2) amparo regulamentar. Abaixo você terá mais informações sobre cada um deles!

1 – Concurso público

  • Pelo concurso, ele é realizado de forma anual
  • Disponível no 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio

2 – Amparo regulamentar

  • É destinado para dependentes de militares
  • Possui regulamentação específica pelo fato da carreira que os pais têm

Tanto um para o outro, o ensino nesses colégios militares são de alta qualidade atendendo aproximadamente 15 mil jovens.

Características de uma escola militar

Características de uma escola militar

O ensino da escola militar é um dos melhores em educação no Brasil. E, assim, conta com uma estrutura completa com laboratórios, bibliotecas, quadras de esportes, dentre outros itens. Com isso, o aluno militar fica muito mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Por isso, conheça algumas de suas características que a faz ser um dos melhores ensino do país:

  • Bibliotecas e laboratótios – acervos cada vez mais abrangentes a fim de atender os alunos em todos os assuntos que precisarem. E os laboratórios equipados com modernos equipamentos
  • Idiomas estrangeiros – oferecidos modalidade de inglês por níveis de aprendizado. E a partir da 2ª série do ensino médio, os alunos podem optar pelo inglês ou espanhol
  • Clubes e grêmios – podem participar de atividades que despertam a sua vocação
  • Leitura – é o foco central das escolas militares
  • Atividades comunitárias e beneficentes – oportunidade para serem solidários e valoriza o voluntariado
  • Viagens e intercâmbios – há realização de viagens que desenvolvem habilidades relacionais e culturais

Também você encontrará educação artística e iniciação esportiva. E eles contribuem para que os alunos adquiram conhecimento e possam manter seus corpos em movimento. Para mais detalhes, clique aqui e leia a matéria.

Como se matricular, requisitos e documentos

A matrícula escola militar acontece em cada um dos 13 locais em que ele existe. Assim, você se informa na própria instituição militar, que pode ser presencial ou pelo site.

Então, abaixo há uma lista das 13 escolas militares com os seus endereços eletrônicos. Desse modo, você pode acessar e verificar o período de admissão, como se inscrever e matricular:

Requisitos de ingresso a escola militar

Para você que pretende ingressar em uma escola militar, veja a seguir os requisitos exigidos:

  • Brasileiro
  • Cursar ou ter concluído o 5º ano para o ensino fundamental e 9º ano para ingressar ao ensino médio
  • Possuir CPF
  • Ter a idade mínima de 13 anos para o ensino fundamental
  • Ter a idade mínima de 18 anos para o ensino médio
  • Ter RG com pelo menos até 2 anos de emissão
  • Não ter sido excluído pelo Colégio Militar – CM

Documentos necessários

Ao se matricular, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG
  • Histórico escolar da escola anterior
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de inscrição e o comprovante de pagamento da taxa

Como visto, ingressar na escola militar é uma tarefa nada fácil. No entanto, com força e persistência você pode conseguir uma vaga na cidade onde mora. Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e que volte aqui em nosso blog outras vezes.

Leia também:

Se quiser, deixe um comentário e nos ajude a divulgar essas informações ao compartilhar esse post em seu feed nas redes sociais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *