Como consultar PIS 2021

Matrícula Colégio Militar 2022 – inscrição, vagas, requisitos e prova

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Alguns pais ou responsáveis decidem ingressar seus filhos em escola militar devido a sua hierarquia e disciplina, para saber como ingressar saiba as informações necessárias sobre a Matrícula Colégio Militar 2022!

Em cada estado brasileiro existe uma unidade de ensino militar, e em cada unidade existe um quantitativo de vagas ofertadas onde esse será disputado por meio de concurso de admissão. O interessado(a) vai se submeter a uma avaliação, onde nesse caso existe duas opções de ingresso no colégio militar.

O primeiro seria por meio da prova aplicada na data acordada, e o segundo método seria por meio do Amparo Regulamentar, ou seja, que permite que os dependentes (filhos de militares) possuam uma oportunidade de ingresso em uma das unidades. Por isso, saiba como é possível fazer a sua inscrição!

Admissão colégio militar 2022

Matrícula Colégio Militar 2022

Se existe duas formas de ingresso é importante que o interessado saiba que a primeira forma de ingresso, por meio da prova tem como critério ser feita de acordo com a formação, e nesse caso, seria por meio de concurso feito anualmente, onde será realizado o exame para o 6º ano do ensino fundamental e para o interessado que deseja ingressar no 1º ano do ensino médio.

Como são mais 15 mil vagas ofertadas para todo o Brasil, dentro dessa margem existe as vagas ofertadas justamente para os estudantes que são dependentes militares. É importante que antes de fazer a inscrição, o interessado(a) faça uma leitura sobre algumas informações importantes que consta no Edital.

Edital

Assim como todo concurso, para ser feito a admissão em uma das unidades do colégio militar dá início pelo Edital. Esse documento traz uma noção do que será feito em todo o processo de admissão, o primeiro tem como base trazer informações gerais a respeito do concurso, e ao longo das informações o cronograma de cada etapa que será realizada, que vai desde o lançamento do edital até a divulgação do resultado final.

Quem pode ingressar no colégio militar

Para quem estar interessado(a) em fazer e participar do colégio militar saiba que existe os critérios de ingresso, e entre eles, estar o que consta no próprio edital o de quem pode entrar no colégio militar:

  • Deverá ser brasileiro ou naturalizado com brasileiro;
  • Estudante que irá ingressar no 6º ano do ensino fundamental no colégio militar;
  • Estudante que irá ingressar ou que vai concluir o 9º ano do ensino fundamental para ingressar no 1º ano do ensino médio;
  • Estudante deverá ter idade mínima de 13 anos até a data da matrícula para ensino fundamental;
  • Estudante deverá ter idade mínima de 18 anos completos até a data de Matrícula Colégio Militar 2022 para o ensino médio;

O último critério importante é sobre o candidato nunca ter sido expulso do colégio militar, caso esse tenha feito seu ingresso inicialmente e desistido em alguma hipótese, dessa forma, o mesmo não poderá fazer o ingresso.

Vagas Matrícula Colégio Militar 2022

No edital constará a quantidade de vagas ofertadas para cada formação regular que vai desde o 6º ano e o 1º ano do ensino médio. A inscrição poderá ser feita pela internet através do endereço eletrônico disponibilizado pelo Colégio Militar de cada região, além de realizar a inscrição pela internet, os interessados terão como mais uma opção de inscrição o comparecimento na unidade de ensino e fazer a inscrição presencialmente, caso esse não tenha acesso à internet.

Cada região terá uma plataforma para oferecer o suporte necessário no colhimento dos dados do estudante e assim ao finalizar a inscrição, o mesmo deverá seguir o cronograma estabelecido no edital.

Inscrição – passo a passo

Para aqueles que optarem por fazer a inscrição em unidade de ensino, deverá fazer o comparecimento de acordo com o horário de atendimento munido dos documentos originais e com xerox para que possa estar inscrito na seleção do colégio militar de ano letivo.

No caso do uso feito pela internet, cada região usará um endereço eletrônico, isso se dá pelo fato de que cada plataforma terá um critério de inscrição, onde deverá ser informado o nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, turno e ano desejado de estudo, ou seja, tudo que possa permitir o máximo de informações a respeito do candidato(a).

Ao finalizar a inscrição, faça a impressão do comprovante para que este possa ser utilizado em caso de emergência.

Provas

A realização das provas acontece de acordo com a data definida em edital, com um tempo estimado de 3 horas de aplicação da prova, onde a prova será baseada no conteúdo proposto entre Matemática e Português.

Os interessados deverão ter um acerto de 50% na prova e após a confirmação da aprovação, esses serão submetidos aos demais exames solicitados pelo colégio militar.

Resultado das provas

As provas geralmente acontecem em Outubro, de acordo com o edital lançado em cada região existirá uma data prevista para ser informado qual será o resultado das provas e o interessado deverá seguir as recomendações para as próximas etapas que existe como forma de classificação final para o ingresso ao colégio militar.

Pais e responsáveis que desejam fazer o ingresso de seus filhos em um colégio militar, poderão ficar atento em sua região quando o edital for lançado, quando realmente serão iniciado as inscrições em cada região, a aplicação das provas, resultado, exames de aptidão, confirmação de Matrícula Colégio Militar 2022 e início ao ano letivo. É importante frisar que o ensino tem disciplina e muita hierarquia, e claro, cada unidade vai apresentar aos estudantes o seu devido regimento.