Matrícula AL 2022 online – prématrícula, calendário

Quer buscar uma vaga para você ou seu filho no estado de Alagoas? Confira este artigo e fique por dentro de informações, dicas, datas, calendários e passo a passo para a matrícula AL 2022.

Veja aqui as informações que você vai precisar para fazer corretamente a sua matrícula dentro do prazo certo para ter acesso garantido a uma vaga na escola estadual de Alagoas.

Como funciona a (pré) matrícula AL 2022, rematrícula e transferência?

Matrícula AL 2022 online

Primeira coisa que você precisa saber, é que caso esteja procurando uma vaga para educação infantil, creche ou pré-escola, deverá buscar a rede municipal de ensino.

Já que apenas em casos excepcionais, o estado fornece educação infantil, pois ela é responsabilidade do município. Por isso, procure a secretaria de educação da sua cidade para ter mais informações sobre vagas em creches.

Entretanto, se você está procurando vaga para a primeira série até o 3º ano do ensino médio, saiba que, as escolas do estado de Alagoas, poderão suprir a necessidade de educação sua ou de seu filho.

Interessante dizer que o estado de Alagoas, como boa parte das escolas do Brasil, conta com o EJA. Através do qual, o adulto ou adolescente com mais de 15 anos poderão estudar a noite e continuar trabalhando durante o dia.

Além disso, o estado de Alagoas conta com escolas que oferecem turno integral (manhã e tarde), para alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo são cerca de 53 escolas distribuídas na capital e em cidades do interior também.

Quer saber quais escolas que estão oferecendo turno integral? Veja aqui.

Matrícula, rematrícula ou transferência, o que devo fazer? Veja a seguir o que significa cada um e descubra qual é a melhor para você!

  • Pré-matrícula: ela funciona para alunos novos que irão entrar na rede de educação estadual de Alagoas. Geralmente eles vão começar a estudar ou vem de escolas municipais ou particulares.
  • Matrícula: A vaga reservada durante a pré-matrícula, será confirmada através da efetivação feita diretamente na escola, com assinatura e entrega dos documentos.
  • Transferência: Para aqueles que querem mudar o aluno de escola, seja para uma que tenha educação integral ou para uma unidade mais perto de casa.

Calendário, datas e prazos para Matrícula AL 2022, rematrícula e transferência

Importante dizer que a rematrícula do aluno não é automática, ela deverá ser solicitada via internet no site da secretaria estadual. O prazo para fazer a rematrícula para o ano letivo de 2022 é de 11 a 18 de novembro de 2021.

Já para transferência interna, para alunos se movimentarem dentro rede, ocorrerá nas datas de 6 a 11 de novembro de 2021, sendo assim, o período para solicitar a transferência é anterior ao período da rematrícula. Isto permite que você possa pleitear uma nova vaga, sem perder a que já tem.

Para os novos alunos, os prazos são de 21 de novembro à 7 de dezembro de 2021, para o ano letivo de 2022.

Após os processos de rematrícula, matrícula e transferência, será feita a divulgação dos resultados no dia 15/01/2022, já a confirmação da matrícula deverá ser feita diretamente nas escolas entre os dias 23 a 24 de janeiro, são apenas dois dias e terá muita procura, então fique atento.

Calendário resumo, em ordem cronológica para você não perder nenhuma data!

Transferência interna 06/11/2021 a 10/11/2021
Rematrícula 11/11/2021 a 18/11/2021
Novas Matrículas 21/11/2021 a 07/12/2021
Divulgação dos resultados 15/01/2022
Confirmação (efetivação) da matrícula 23/01/2022 a 24/01/2022

 

Passos a passo para transferência, rematrícula e pré-matrícula

#Dica 1: A não ser em casos de rematrícula, é interessante antes de começar o processo ver quais são as escolas disponíveis, que atendem a série do seu filho e são pertos da casa. Para isto, veja aqui quais as escolas estão no sistema estadual de educação de Alagoas.

1º Passo: Acesse o site http://matriculaonline.al.gov.br/, localize o menu “Matrículas 2022” e vá sobre o botão “clique aqui”.

2º Passo: Você será redirecionado ao sistema interno para usuário, faça seu login com CPF e senha, ou então faça um cadastro disponível nos dias de matrículas para novos alunos.

3 º Passo: Se você não era cadastrado, faça seu cadastro fornecendo as informações solicitadas conforme os documentos, e tenha atenção para informar os dados corretamente.

#Dica 2: Se tiver dificuldades no seu cadastro ligue para (82) 3315.1470 ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4º Passo: Uma vez feito o cadastro e confirmado, refaça seu login se necessário, ao estar logado no sistema, escola seu perfil, de acordo com a solicitação desejada:

  • Pais: Para rematrículas e transferências
  • Pré-matrícula: Para novo alunos

5º Passo para matrícula de novos alunos: selecione a opção “pré-matrícula”, preencha as informações pedidas de acordo com os documentos. Siga as telas e finalize a solicitação.

5º Passo para transferência interna e rematrícula: selecione o perfil “pais”, no menu aparecerão três opções, rematrícula, transferência interna e consulta de resultados. Escolha a opção que se aplica, solicite a transferência ou rematrícula, confirme e finalize a solicitação.

6º Passo: Uma vez que você tenha finalizado a solicitação, busque anotar o número de protocolo, para poder acompanhar a solicitação e pedir mais informações.

7º Passo: No dia marcado para a divulgação de resultados, confira se sua solicitação foi atendida e proceda com a confirmação de matrícula. Lembre-se que o prazo para a confirmação de matrícula é de apenas dois dias depois da divulgação, então não perca tempo.

Veja a lista de documentos necessário para levar junto no dia da efetivação da pré-matrícula:

  • Comprovante do resultado da pré-matrícula, impresso do portal da secretária de educação
  • RG e CPF do aluno (se já possuir) e certidão de nascimento
  • Histórico escolar
  • RG e CPF do pai, mãe ou responsável (para alunos menores)
  • Conta de água, luz ou telefone para comprovar residência
  • Parecer descritivo do aluno, para estudantes do 1º ao 5º ano
  • Se for deficiente, laudo médico original
  • Carteirinha de vacinação
  • Duas fotos 3 x 4
  • Cartãozinho do SUS
  • Cartão do Bolsa Família
  • Histórico Escolar
  • Termo de cumprimento de horário e de autorização de imagem

Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ficar por dentro de dicas, informações, datas, calendário e um passo a passo para solicitar a transferência, rematrícula e matrícula AL 2022. Não perca as datas e realize os procedimentos da forma correta para garantir o ano letivo seu ou de seu filho.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos estas informações e dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.