Como posso servir Marinha do Brasil

Muitos jovens sonham em exercer carreira militar na Marinha do Brasil. Se você está incluído nesse grupo, então, confira informações de como ingressar, os concursos abertos e demais detalhes!

distintivo marinha

Para defender a pátria é preciso um grande exército comprometido com a missão. Assim, as Forças Armadas atua de forma consistente. O seu objetivo é preparar tanto o homem como a mulher em sua profissão para servir o Brasil protegendo-o de todos os perigos.

Desse modo, existe a Marinha que faz parte desse grande projeto em defesa dos direitos contitucionais do país. Mas há ainda a Aeronáutica e o Exército que também cumprem com suas obrigações militares em defesa do Brasil.

marinha do brasil
SSPM

Para você ingressar na carreira militar exercendo cargo na Marinha é preciso fazer o concurso. Assim, deve se inscrever por meio dos órgãos responsáveis pelo processo seletivo, os quais são estes dois:

  • SSPM – Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha
  • CPESFN – Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais

Então? Quer saber como fazer a sua inscrição e quais os requisitos mínimos para ingresso? Confira abaixo!

Marinha do Brasil – Como participar do processo seletivo?

seleção cpesfn
cpesfn

O processo seletivo depende se você quer participar do SSPM ou CPESFN. Cada um desses órgãos responsáveis possuem diferentes formas de ingresso, dependendo do cargo.

Para participar do processo seletivo do SSPM, basta acessar a sua página e conferir os detalhes de concursos abertos. Assim, pode clicar aqui e verificar quais os requisitos exigidos e período de inscrições.

Agora, se quiser participar do processo seletivo do CPESFN, acesse o site oficial ao clicar aqui e veja como você pode ingressar.

Marinha do Brasil – Quais os requisitos da seleção?

Os requisitos do processo seletivo que ocorre na Marinha do Brasil depende do cargo que você deseja exercer. Assim, cada local tem o seu próprio regime de ingresso. De modo geral, são estes os requisitos exigidos:

  • Ser Brasileiro nato
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta
  • Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos)
  • Ter de 18 a 24 anos de idade
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares
  • Além de outras mais específicas para o cargo a ser concorrido

Você poderá saber de todos os requisitos acessando a página do SSPM e/ou CPESFN citado acima.

Marinha do Brasil – Principais concursos ofertados

concursos marinha do brasil
Concursos SSPM

Os concursos ofertados são estes:

  • Escola Naval
  • Colégio Naval
  • Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
  • Corpo de Saúde (apenas Medicina)
  • Escolas de Aprendizes-Marinheiros
  • Quadro Técnico de praças da armada
  • Quadro Técnico
  • Quadros Complementares de Oficiais de Fuzileiros Navais e do corpo da armada
  • Corpo auxiliar de praças
  • Quadro de Capelães Navais

Clique Programação Marinha 2019 e verifique a lista completa!

programas

Aprendiz de Marinheiros

É um sonho para muitos jovens de ser um aprendiz de marinheiro. Mas você sabe que no brasil quantas escolas de aprendizes-marinheiros têm? Como ingressa? Vamos explicar.

Aprendiz de Marinheiros
comprovante de inscrição

Primeiro, o brasil tem quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros: EAM de Santa Catarina, EAM do Espírito Santo, EAM do Ceará, EAM de Pernambuco.

Requisitos

Ter cursado e concluido o Ensino Médio

Ser brasileiro masculino de faixa etária 18 a 22 anos.

Taxa de inscrição

de 42 reais

Período de inscrição

23 de janeiro de 2020 – 13 de fevereiro de 2020

Para fazer a sua inscrição, entre no site pelo link aqui, clique em fazer inscrição, preenche os dados e concluia a sua inscrição online.

Também o candidato pode comparecer ao Posto de atendimento e faça inscrição no local.

Depois de encerramento de inscrição, entre no site pelo link acima e imprimir seu comprovante de inscrição.

A prova será no dia 14 de abril de 2020 com 50 questões em área de matemática, português e ciência.

Número de vagas

1360

Benefícios

Cursos gratuitos, ajuda mensal de 998 reais, alimentação e alojamento gratuito, além de uniformes, assistência médica oferecida

Como o concurso para estudar na escola de aprendiz-marinheiro é um dos mais disputados. Todos os jovens devem ficar atento ao cronograma, fazer inscrição dentre de prazo, leia atentamente o edital.

Leia também Colégio Tiradentes

Contato

Em caso de demais dúvidas, pode ligar direto para Atendimento de serviço de seleção do pessoal da Marinha e ao Posto de Inscrição pelo telefone: (21)2104 6006

Mulheres na Marinha do Brasil

A nossa sociedade está cada dia mais reconhecendo a importância das mulheres. No mesmo tempo, a presença das mulheres na marinha também fica crescendo desde 1980.

Mulheres na Marinha do Brasil

Para mulheres podem servir a nossa pátria, A marinha do Brasil abre muitas vagas por meio de vários concursos públicos devotados somente para as mulheres.

Por exemplo: Escola Naval, Sargento Músico Fuzileiro Naval, Corpo Auxiliar de Praças, os concursos são requerem o ensino médio.

Também existem muitos outros concursos para Ensino Superiror.

Ao longos dos anos recentes, a participação das mulheres está sendo ampliadas para as áreas de atuação. Elas são competentes, eificientes e eficazes.

Conclusão

Como visto, a Marinha do Brasil investe na melhoria de um país mais seguro. Por isso, capacita os seus alunos a desempenharem bem o seu papel como cidadão e defensor da pátria!

Caso queira abraçar essa missão de lutar por um país mais humano e melhor, acesse os sites e realize a sua inscrição. Participe da seleção e siga a carreira militar!

Se você pretende ingressar nessa jornada, então, comente em qual área desejar atuar! E, caso queira ajudar a crescer esse blog, compartilhe esse conteúdo com o maior número de pessoas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *