Malha fina Imposto de renda 2022

Última atualização em 4 de fevereiro de 2021

Malha fina Imposto de renda 2023 – Qualquer pessoa que precise declarar o Imposto de renda 2023 pode cair na malha fina e sofrer complicações, se determinadas condições da declaração não forem observadas. Saiba aqui como se livrar da malha fina.

Malha fina Imposto de renda 2023

O que é malha fina Imposto de renda 2023?

Malha fina é uma investigação realizada pela Receita Federal quando existem divergências de dados e que podem indicar uma possível sonegação de impostos.

A Receita Federal cruza dados de todos os brasileiros que movimento o sistema financeiro brasileiro para averiguar a idoneidade dos bens e direitos que um cidadão tem.

Se esse processo da malha fina encontrar algo irregular o contribuinte terá a oportunidade de corrigir em um determinado prazo através da declaração do Imposto de renda 2023, ou caso contrário terá de arcar com as consequências previstas em Lei e que estabelece a sonegação de impostos como crime.

Razões para cair na malha fina 2023

A declaração de Imposto de renda 2023 é a forma que todo contribuinte que está nos critérios de declarantes, têm para explicar a origem de suas receitas. É extremamente o preenchimento de todas as informações para evitar a malha fina.

 

Para declarar é fundamental preencher os formulários com a máxima presteza, porque o que faz um contribuinte cair na malha fina é erros no preenchimento de dados, omissão de informações financeiras e/ou contradição de Informações.

Todas as falhas ocorrem quando da existência de um desses três fatores. Mesmo que você perceba o equivoco após o envio do documento, ainda é possível fazer a retificação.

Lembre-se que se você omitir uma informação a Receita Federal poderá chegar a este aspecto por outros meios.

Como saber se caiu na malha fina?

Como saber se caiu na malha fina?

Uma das maneiras para você contribuinte descobrir se caiu na Malha fina é consultar seu cadastro época das restituições que geralmente se inicia no mês de julho. Quando você tem direito a restituição do imposto de renda,consta esta informação quando a Receita Federal libera a consulta dos lotes da restituição do IRPF.

Caso seu nome não esteja descrito, pode ser um indicio que sua declaração pode ter sido retida.

Outra forma de obter essa informação é contatando a Central deAtendimento da Receita Federal, pelo telefone 146 e pedir mais detalhes sobre a sua declaração doimposto de renda 2023.

Entre todas as maneiras a mais eficaz é acessando o atendimento virtual site da Receita Federal, para isso proceda dessa maneira:

Siga os passos:

– Acesse o e-CAC da Receita Federal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/indexe-CAC da Receita Federal

– Insira seu CPF, código de acesso e senha. Caso não tenha o código gere pela página: link aqui

– Na página seguinte, clique no item Declarações e Demonstrativos.

– Selecione Extrato do Processamento da DIRPF

– Depois aparecerá uma listagem das declarações entregues nos últimos anos, incluindo as que foram retificadas. Para cada declaração entregue, na coluna Situaçãoterá uma mensagem que pode ser Processada ou Em processamento ou Com pendências.

A situação de pendências é o primeiro indicio de há algo errado. Se a aba de Serviços estiver ativa você ainda poderá corrigir, caso contrário sua declaração está retida.

Visite também:

O que fazer se cair na malha fina Imposto de renda 2023?

Não tem outra solução se você cair na malha fina terá de encaminhar uma declaração retificadora o mais rápido possível. Depois que finaliza o prazo para a entrega sem o pagamento da multa, você consegue efetuar a entrega uma retificação mesmo sem ainda estar sobre investigação.

De qualquer maneira você não que esperar cair na malha fina para consertar os erros da declaração do imposto de renda 2023. Além do mais a retificação espontânea não está sujeita à multa.

Esse procedimento é fácil com o Certificado Digital, porque sem a assinatura digital não fica disponível as seções de bens e dívidas para qualquer alteração e nem visualização. Portanto, um certificado digital é imprescindível para corrigir estes itens.

A importância de sair o quanto antes da malha fina

A Receita Federal leva em consideração como data de apresentação da declaração Imposto de renda 2023 a data do encaminhamento da retificação. Portanto, o dia do envio daprimeira declaração.

É sempre mais oportuno enviar a retificação e receber, do que perder o valor por não mandar a devida correção, mesmo que depois, a restituição.

Como fazer a retificação se cair na malha fina Imposto de renda 2023

Na retificação Imposto de renda 2023 é permitido apenas alterar algumas informações. Assim, vocênão poderá mais para modificar a forma de tributação, alternando de uma declaração encaminhada pela primeira vez com o desconto simplificado por outra sob o regime de deduções legais.

É permitido que você faça a retificação online ou pessoalmente, se dirigindo a uma unidade da Receita Federal. Apenas muito cuidado para que não cometer mais nenhum equivoco.

Aqueles que já estiverem com a declaração do Imposto de renda 2023 retida na malha fina e agendar atendimento, não poderá retificar a declaração do exercício depois a entrega dos documentos à Receita Federal.

Outro detalhe importante é que não é permitida a retificação a declaração do exercício que se esta estiver sob fiscalização.

A declaração do Imposto de renda 2023 retificadora tem de ser feita no programa relativo ao mesmo exercício em que foi preparada adeclaração original. Portanto, se você enviou a declaração pelo aplicativo também encaminhar a correção por este meio. Então para corrija assim:

-Recupere o número do recibo de entrega da declaração original. Se você não tiver o número do recibo, consegue recuperar acessando o menu “Imprimir” na barra do lado esquerdo do programa de preenchimento da declaração.

Como saber se caiu na malha fina?

– Retificação é feita no mesmo programa da declaração original, então basta clicar em Abrir declaração.

meu ir 2023

– Selecione a declaração para corrigir.

– Abra a seção de Identificação do Contribuinte.

– Clique em Declaração Retificadora.

retificação - Malha fina Imposto de renda 2023

– Em seguida, no campo inferior preencha o número declaração para correção, sem traços ou pontos.

Por fim, faça as correções e guarde o recibo para o caso de alguma questão que possa surgir no futuro com a declaração que caiu na malha fina Imposto de renda 2023.

Samara

Samara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *