atendimento telefone

Inscrições para Encceja 2022 – cronograma, quando começam as inscrições

As inscrições para o Encceja 2022 – (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) aconteceram entre 20 e 31 de Maio.  Para se inscrever bastava entrar no site Encceja e ter em mãos os documentos exigidos pelo Ministério da Educação.

Encceja 2022 é uma boa opção para você conseguir um certificado de conclusão do Ensino médio ou fundamental, que vai aumentar a sua competência no mercado de trabalho.

O que é o Encceja?

encceja logo

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é uma grande chancepara os jovens e adultos concluírem os seus estudos. Já que o exame é feito de forma prática e rápida. Trata-se de uma prova realizada pelo governo federal. Os aprovados recebem o exame de conclusão do Ensino Médio. Assim as pessoas não precisam passar pelos 4 anos de ensino para receber o seu certificado de conclusão.

Atenção importante: Se você não tem certificado de conclusão de Ensino Fundamental, mas já completou 18 anos, você pode fazer Ensino Médio direto. Não é mais necessário fazer ensino fundamental.

O que é preciso para fazer o Encceja 2022?

No entanto, é preciso seguir algumas orientações para poder realizar a prova. A primeira é ter 18 anos completos até a hora do exame. A segunda é não perder as inscrições. Por isso é importante ficar atento às inscrições que geralmente acontecem em maio.

Quem não terminou o Ensino Fundamental também pode fazer o Encceja desde que tenha 15 anos completos até a data da prova. Da mesma forma como acontece com o Ensino Médio, as inscrições também são gratuitas!

Agora se você tem mais de 18 anos e não completou o Ensino Fundamental, não tem problema. Você pode receber ambos os certificados fazendo o Encceja. Mas é importante que você tenha feito 18 anos até o dia da prova.

Cronograma

O cronograma para encceja 2022 consta no edital do encceja. Agumas datas importantes são confirmadas. Fique ligado e não perca o prazo de inscrições para encceja 2022.

  • Edital encceja – abril
  • Inscrições encceja 2022 – maio
  • Provas – agosto
  • Resultado – novembro

Onde fazer a prova do Encceja?

Para fazer as provas do Encceja basta ir até o local escolhido para realização do exame no dia combinado. Esse ano a prova acontece no dia 4 de agosto. As provas são realizadas nas principais cidades de todo o Brasil e também em algumas cidades do exterior. Assim já na hora da inscrição, o estudando pode escolher onde deseja fazer a prova e retirar o seu certificado!

Mas atenção para receber o certificado o candidato precisa ser aprovado. Para isso é preciso atingir 50 pontos dos 100 que estão sendo disputados. Ou seja, é preciso acertar metade da prova em cada uma das áreas de estudo. As áreas são: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. E ainda conseguir metade da nota da redação, que vale dez pontos. Assim, o candidato precisa fazer 5 pontos.

Os resultados devem ser divulgados pelo Inep no fim do ano. Todo participante deve entrar no portal encceja e página do participante encceja para consultar a sua nota.

Por que fazer inscrições para Encceja 2022?

inscrições para Encceja 2022

O Encceja é um exame importante para quem deseja conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho, pois proporciona um diploma com facilidade. Com o diploma em mãos, o estudante pode começar uma faculdade, realizar um concurso público ou fazer um curso técnico.

O Encceja é gratuito para todos, com ele é possível ter o diploma de Ensino Fundamental e Médio em apenas uma tarde. Essa é a forma mais rápida e segura de finalizar os estudos, no entanto é preciso refletir muito antes de realizar a prova.

Apesar das facilidades oferecidas pelo exame há algumas desvantagens na hora de fazer o Encceja que devem ser analisadas com calma antes de fazer a inscrição para o exame.

Quem opta por fazer essa prova nem sempre vai ter o preparo mais adequado para conseguir uma bolsa de estudos por exemplo. Ou mesmo para passar em uma Universidade Federal.

O exame não traz as reflexões importantes feitas em sala de aula. Também não proporciona a vivência com professores e colegas. O que pode prejudicar o ensino.

Passar no exame e receber o diploma é algo recomendável para quem deseja adquirir uma formação rápida e segura. Mas não substitui as experiências em sala de aula.

Passo a passo para fazer inscrições para Encceja 2022

O passo a passo para realizar a inscrição do Encceja é muito fácil. Para isso só é preciso ter um computador com acesso à internet e os seus dados em mãos.

1º Passo

Acesse o portal do Encceja pelo link aqui.

2º Passo

Escolha a opção ‘inscrições 2022’.

3º Passo

Preencha os campos com seu CPF e a sua data de nascimento. Escolha a figura correspondente.

4º Passo

Preencha o cadastro com todos os dados solicitados. Assinale a opção ‘Ensino Médio’ ou ‘Ensino Fundamental’, de acordo com a prova que quer fazer.

Escolha o Estado a  cidade e o local em que deseja realizar a Encceja.

5º passo

Em seguida, preencha o questionário socioeconômico e escolha uma senha, que será utilizada para futuros logins.

Assim que o cadastro for finalizado e você receber a senha o seu cadastro vai estar finalizado! É importante guardar bem o número da inscrição e senha para consultar seu resultado após a prova.

Certificado de Conclusão do Ensino

Atenção o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental não é disponibilizada pelo Inep, e sim pela Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que deve ser indicada quando o aluno faz a inscrição.

Lembrando que com o Encceja, é possível prestar o Enem, entrar no Ensino Superior, prestar concurso público, pleitear bolsas de estudos, realizar cursos técnicos. E ainda ter uma melhor qualificação no mercado de trabalho!

A importância do Encceja na atualidade

O Brasil hoje tem uma taxa de desemprego hoje atinge a taxa de 12,5%, somando 13,2 milhões de desempregados. Dessa forma é possível concluir que a economia não vai bem. Assim, o mercado de trabalho fica cada vez mais fechado. Por isso, aqueles que estão mais qualificados tem maiores chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Estando empregado é mais fácil de aumentar ainda mais a qualificação, tendo a oportunidade de fazer um concurso público ou uma faculdade. Com isso, o salário tende a ficar maior,  o que aumenta a qualidade de vida.

Para isso, é preciso passar no Encceja e a principal dica é: estudar diariamente. Dedique ao menos 3 horas ao dia para os estudos. Faça uma grade de horários para se organizar. Estude 50 minutos por disciplina com intervalos de dez minutos. Ler jornais, assistir documentários e estar atento ao que acontece na conjuntura nacional também ajuda a ir bem nas provas! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.