Inscrição Encceja 2020 – quando começa, como fazer

Inscrição Encceja 2020 – quando começa, como fazer

Última atualização em 20 de maio de 2020

A necessidade de terminar os estudos e garantir uma oportunidade de emprego adequado e melhor no Brasil é sempre um grande desafio, e como boa parte dos brasileiros ainda não terminaram os estudos o que é fundamental para a evolução educacional, ao conhecer o ENCCEJA 2020.

Os interessados ganham a grande possibilidade de terminar os ensino fundamental e médio em tempo hábil e tudo isso através de uma prova lançada pelo Ministério da Educação.

Neste artigo, iremos explicar Passo a passo fazer a sua inscrição Encceja 2020 inep. Veja como fazer, os requisitos, edital, cronograma e datas. Baixar materiais de estudo, apostila.

Calendário Encceja 2021

Acontecimento DatasSituação
Lançamento do EDITAL26/11/2020Divulgado
Inscrições no Encceja 202111/01 a 22/01/2021Aguarde!
Solicitações de atendimento especializados11/01 a 22/01/2021Aguarde!
Estude para as provasAté 25 de abrilEstude!
Divulgação do Cartão de ConfirmaçãoEm abrilAguarde!
Aplicação das provas25 de abrilAguarde!
Divulgação dos resultadosAguarde!Aguarde!
Veja as datas importantes para Encceja 2021, não perca o período de inscrições, provas e resultado.

Porque deve prestar Encceja 2020

porque faz encceja 2020

No Brasil, existe uma certa dificuldade de alguns brasileiros concluírem seus estudos no tempo certo e isso pode acontecer por motivos pessoais, motivos de trabalho ou da não adaptação a escola, a evasão escolar é um grande dificultador para quem deseja concluir os estudos.

Para mudar completamente determinados déficits de evasão ou a não conclusão do ensino e da própria formação foi criado o programa Encceja pelo Governo, programa esse que ajuda os jovens e adultos a conquista o diploma de conclusão.

Na última edição, o número dos inscritos no Encceja aumentou 75%. Segundo INEP, a edição 2020 vai ter ainda mais inscritos quem estão buscando certificação!

Para saber mais sobre como fazer a sua inscrição encceja 2020, saiba todas as informações necessárias sobre o Encceja 2020.

Como funciona Encceja 2020

Como funciona Encceja 2020

O programa chamado de Encceja é um Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, tem como proposito estimular que os jovens obtenham a sua certificação de conclusão, mas também a fomentação a estudar.

É um exame oferecido de forma gratuita e totalmente voluntária, o interessado só precisa antes de fazer a inscrição tomar conhecimento sobre algumas regras essenciais que é solicitado em Edital.

Com isso, aqueles que obtiverem as notas respectivas poderão ter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, para isso confira os requisitos.

Requisitos Encceja 2020

Se o jovem ou um adulto tem uma oportunidade como essa, o mesmo precisa seguir algumas recomendações antes de fazer a sua inscrição. Confira quais são os requisitos:

  • Deve ter idade mínima de 15 anos para fazer o exame para o ensino fundamental;
  • Ter idade mínima de 18 anos para fazer a prova do ensino médio;

Edital, datas e Inscrições ENCCEJA 2020

Para os interessados na prova, o edital é o melhor meio de obter todas as informações adicionais sobre a aplicaçãoe a inscrição do exame.

É através do edital que o candidato fica ciente sobre o conteúdo programático para o Ensino Fundamental: geografia, história, artes, ciências naturais, educação física, português, linguagem estrangeira e a redação.

Já o Médio, o conteúdo é ciências da natureza, matemática, ciências humanas, linguagens e códigos e suas tecnologias, como também uma redação.

Documentos Obrigatórios – Encceja 2020

Para fazer a inscrição e também a prova é necessário que o interessado disponibilize alguns dados importantes. Confira quais são os documentos exigidos para fazer a inscrição Encceja 2020:

  • RG
  • Reservista (meninos)
  • CPF
  • Caso tenha perdido o RG, será aceito documentos no dia do exame (CNH, CTPS)

Inscrição Encceja 2020 (Página do participante)

Inscrição Encceja 2020

Para fazer a inscrição, o interessado deve ficar atento ao período de inscrições. Lembrando que as inscrições são feitas gratuitamente e exclusivamente pela internet.

Por isso, segue o passo a passo de como fazer a sua inscrição Encceja 2020:

  1. Acesse o site do Encceja 2020 pelo LINK AQUI
  2. Clique na opção chamada” Inscrição”
  3. Em seguida, vai abrir uma tela onde o interessado deve preencher todos os dados necessários
  4. Escolha o local de prova
  5. Finalize sua inscrição e comece seus estudos

Datas para inscrição, provas e resultado

provas encceja

A inscrição terá início na primeira semana de Abril de segue assim a até a data prevista por edital, as provas são realizadas no primeiro domingo de Agosto de 2020, e o resultado apenas em Novembro.

Para garantir o certificado de conclusão, o interessado terá que atingir 100 pontos na prova objetiva e nota mínima 5 na redação. A nota objetiva varia entre 60 a 180 pontos, e na redação ela vale de 0 a 10.

No próprio site do Encceja junto com o Inep contém um material de apoio para que os estudantes estudem os conteúdos de acordo com sua prova, e em caso de dúvidas com as datas, basta o estudante acompanhar a inscrição e conferir o cronograma Encceja 2020.

Em 2019 as inscrições do Encceja ocorreram em abril e a prova foi realizada no mês de agosto. É provável que para 2020 o calendário seja bem parecido, será necessário esperar o lançamento do novo edital para termos certeza!

Conclusão

O ENCCEJA 2020 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um projeto que tem como base certificar estudantes que não conseguiu concluir determinada etapa educacional, podendo ser ensino fundamental ou médio, e quem faz toda a estruturação, lançamento e aplicação das provas é o INEP.

O ENCCEJA 2020 funciona da seguinte maneira, o interessado faz a inscrição de acordo com a data na página do participante ENCCEJA 2020, realiza as provas em Agosto de 2020, recebe o resultado e faz a emissão do certificado de acordo com a solicitado no ato da inscrição, podendo ele ser Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, ou emitir a Declaração Parcial de Proficiência.

Vitória

Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *