Como usar ID Jovem, Passo a passo baixar, instalar no seu celular

ID jovem é um documento digital que tem acesso a vários benefícios como meia-entrada, descontos e vagas gratuitas. Veja como baixar ID Jovem no seu celular.

Neste artigo, iremos tratar do celular de sistema IOS. Veja seguintes os passos. São muito fáceis.

O programa ID Jovem é uma espécie de carteira digital criado pelo Governo Federal que visa conceder alguns direitos aos jovens brasileiros que vivem em baixa renda. O documento emitido está incluso na Lei e deve ser “respeitado” por todos.

Para você ter ideia, o documento é tão importante e “valioso” que é possível viajar entre os Estados brasileiros de maneira gratuita, utilizando somente sua carteira digital. Bacana, né?

Sem mais delongas, veja outros benefícios a mais que a Identidade Jovem concede aos seus portadores, se liga porque é DEMAIS!

  • Meia-entrada em shows, cinemas, esportes, museus, parques e em qualquer outro tipo de área cultural. Em alguns casos, o benefício cobrirá 100% do valor da entrada, mas o garantido é somente 50% do valor. (Ou seja, se o ingresso custar R$ 50 reais, você irá pagar somente R$ 25).
  • Duas cadeiras com 50% ou 100% de gratuidade em viagens interestaduais. Em alguns casos irá cobrir até 100%, mas o valor obrigatório é 50%. Detalhe, ID válida para viagens de: Ônibus, barcos convencionais e trens.
  • Isenção em Universidadese Vestibulares, além de concursos públicos. (Ou seja, você não irá pagar nada para participar.)

Passo a passo baixar ID jovem app

São em total quatro passos. Veja.

  • Primeio passo:

Entre APP store no seu apple celular. Aperte Search (ou pesquisar)

pesquisa

  • Segundo passo:

Pesquise ID Jovem, e pode ver ID Promotor 2.0 no primeiro lugar dos resultados da busca. Agora basta apertar no botão direito: GETsegundo passo

  • Terceiro passo:

Quando o APP é baixado e instalado com sucesso. Agora só aperte Open (Abrir), veja a foto abaixo

terceiro passo

  • Quarto passo:

Já abriu o app, agora basta entre com seu CPF ou CNPJ cadastrado, e a senha. Aperte Acessar. Pronto, pode começar a usar seu ID jovem e aproveite os benefícios.

quarto passo

Sobre ID Jovem App

O app é desenvolvido pela secretaria nacional de juventude do joverno federal do brasil.

O tamanho é de 28,7MB, melhor baixar o aplicativo no ambiente Wifi. Caso tenha um pacote de internet 4G, também pode baixar ID jovem no seu ceular muito rapido.

Esse aplicativo funciona para sistema iOS, no iphone.

Linguagem é Português Brasileiro.

Requisitos para gerar ID Jovem

  1. Ter entre 15 e 29 anos, seja você estudante ou não, isso não se importa
  2. Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, e com o Cadastro atualizado. Você pode clicar aqui para consultar NIS
  3. Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  4. Ter renda familiar de até dois salários mínimos, a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

Atenção:

Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Como se cadastra e emitir seu cartão ID jovem

emitir id jovem

Depois que você baixou o aplicativo no seu celular, deve fazer o cadastro e emissão do cartão direto pela internet.

  1. Site para gerar ID jovem é https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem
  2. Preencha NIS, nome complete, data de nascimento e Nome da Mãe.

Em caso de que você se encontra dificuldade em emitir seu cartão, favor verifique se satisfaça aos critérios de 15 a 29 anos de idades.

Além disso, o jovem deve ser inscrito no Cadastro Único. Se você não fez isso ainda, deve ir até um unidade do Centro de Referência de Assistência Social para fazer sua inscrição. Depois, emita seu ID jovem.

Agora você já baixou o aplicativo do Id jovem, quer saber quais benefícios que pode usufruir no dia a dia?

Benefício – Viagem de graça pelo brasil

Segundo a lei do brasil – Decreto 12.852/13, se o portador de ID Jovem estiver com renda familiar de até dois salários mínimos, pode aproveitar a viagem de graça no brasil, de um estado para outro estado.

Mas precisa presta atenção, que cada veículo só pode reservar duas vagas gratuitas, então melhor comprar a sua passagem o quanto antes.

Além de passagem de ônibus, esse benefício também vale para trem. Em caso de que as duas vagas são usadas, você ainda tem direito a 50% de desconto no valor da passagem.

Quando você comprar o bilhete gratuito, deve apresentar a ID Jovem e carteira de identidade. Se for recusado a comprar de graça, pode reclamar na ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestres, ou fazer sua denúncia pelo telefone: ligue 166.

Leia também:

Como utilizar minha ID Jovem?

Eis que chegamos na melhor parte, fazer uso de nosso direito, né? Para você começar utilizar sua Identidade Jovem basta você imprimi-la ou apresenta-la via PDF na tela do seu celular.

Para isso, basta você fazer login no aplicativo oficial e emitir sua ID virtual por intermédio do QR Code.

Caso queira, poderá plastificar seu novo documento, utilizando-o como uma carteirinha de estudante convencional. Mas caso não queira, poderá utilizar seu dispositivo para obter os benefícios.

Em resumo, basta você apresenta-lo nos locais credenciados e aproveitar seus benefícios, como se fosse um outro cartão qualquer.

Como renovar minha ID JOVEM?

renovar id jovem

O que poucos sabem, é que a sua ID JOVEM tem um prazo de validade! Para você continuar a usufruir de todos os benefícios, você deverá renová-la sempre que necessário.

Todo mês (30 dias) você deve solicitar renovação da sua identidade, pode ser pelo aplicativo, ou pelo site oficial, não esqueça de imprimir sempre sua ID jovem após o renovo. Se por ventura o seu documento já estiver expirado, você precisa ir até o site oficial/aplicativo, e clicar na opção “Emitir um novo cartão”.

Veja os passos a seguir:

  • Você pode entrar no site oficial clicando aqui
  • Após entrar no site, você deve preencher todos os dados solicitados, e feito! Você já pode imprimir sua nova ID JOVEM, e gozar de todos os benefícios.

Pronto! Agora você já sabe tudo acerca da identidade jovem, nós esperamos que você possa usufruir de todos os benefícios que tal documento digital oferta, caso você tenha alguma dúvida, pode deixa-la nos comentários!!! E se este artigo tiver sido útil para você, compartilhe com os seus colegas, abraços!

Conclusão

ID Jovem – Identidade Jovem é um programa do governo concedido para quem possui entre 15 e 29 anos.

O Decreto 8.537/2015 e a Lei n° 12.852/2013 tratam de todos os direitos garantidos por meio do Estatuto da Juventude. Conheça mais detalhes abaixo!

Com ele, você tem direto a vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual. Além disso, recebe benefícios de meia entrada a eventos esportivos, culturais e artísticos.

Essa é uma grande oportunidade que você tem para economizar em muitos locais que deseja ir. Por isso, descubra as vantagens em emitir ID Jovem e como fazer parte desse programa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *