O valor cobrado pelo frete e a logística são muito importantes para conseguir ganhar a confiança dos clientes. Por isso, o cálculo do frete dos correios deve ser feito de forma justa e elaborada.
Cálculo de entrega
O cálculo da entrega é feito levando em conta o preço do produto, o tamanho e a distância da entrega. Também é avaliado o volume total de todas as encomendas que são transportadas e não só o peso bruto.
Para lidar com isso, é utilizado o peso cúbico para criar um equilíbrio entre a relação do peso e do espaço que a carga ocupada. Ele é importante, porque os pacotes precisam de um volume maior na hora em que é realizado o deslocamento.
Como é calculado o frete dos correios?
Como foi dito anteriormente, os correios fazem uma estimativa do valor do frete de acordo com a base no sistema cúbico de pesagem. Sendo assim, o cálculo pode ser feito pela fórmula: (C x L x A) / 6.000, onde:
- C representa o comprimento do pacote em centímetros;
- L representa a largura do pacote em centímetros;
- A representa a altura do pacote em centímetros;
6.000 age como o coeficiente para os padrões internacionais. Ele é um fator que resulta da relação do peso com o volume ideal do pacote.
Obs.: quando um produto possui 10 kg ou menos, é avaliado o peso físico real e levado em conta o maior resultado.
Cálculo na prática
O cálculo para frete não é fácil de fazer e, por isso, os correios disponibilizam um plugin de simulações automáticas para lojas virtuais e que pode ser incorporado pelos sites para que seus consumidores possam consultar os valores. Ele é importante tanto para o cliente quanto para as lojas de e-commerces e vendedores, pois ajuda na organização das finanças e impede prejuízos com as vendas.
Com esse cálculo, as lojas virtuais conseguem mais autonomia e ajuda a reduzir as chances de perda de venda por cobrança muito alta nos produtos. Os lojistas podem vender produtos com fretes bem mais acessíveis.
Veja a foto seguinte sobre a simulação de comparação dos fretes correios, UPS, DHL, FedEx:
Opções de entrega dos correios
Os correios indicam a entrega por jeito expresso ou pelo modo econômico, sendo que o valor varia conforme a localidade. A entrega expressa, mais conhecida como SEDEX, é mais cara, porém é recomendada para clientes que possuem urgência em receber a encomenda. A entrega econômica (PAC) apresenta um prazo de entrega maior, mas oferece um preço mais acessível para os clientes.
Quais são os principais serviços de entrega nacionais?
- PAC – é a forma de entrega mais econômica para enviar encomendas no país.
- SEDEX – é a forma de entrega expressa para encomendas por todas as localidades do país.
- SEDEX Hoje – é a forma expressa de entrega para o mesmo dia em que é feita a postagem.
- E, SEDEX 10 – é a forma expressa de entrega para até 10h da manhã do dia útil seguinte à realização da postagem.
- E, SEDEX 12 – é a forma expressa de entrega para até 12h da manhã do dia útil seguinte à realização da postagem.
Tipos de carga para encomendas enviadas pelo correio
Na hora de fazer o orçamento para encontrar o meio mais barato para o envio das encomendas, é preciso analisar o tipo de frete necessário para o transporte. Cada tipo de carga possui um custo específico, podendo ser:
Carga leve e pouco frequente
Esse tipo de carga apresenta produtos leves e que não apresentam riscos de sofrerem danos durante o transporte. Para esse tipo de entrega, os correios fazem a coleta do produto no endereço, com valores bem razoáveis mais razoáveis.
Carga leve e regular
Esse tipo de entrega é indicado para produtos leves, que são enviados com bastante frequência. Para quem precisa entregar os seus produtos, o recomendado é analisar os valores cobrados pelos correios e pelas transportadoras. Assim, é possível escolher pelos melhores preços.
Carga pesada
No caso de quem envia cargas pesadas, o ideal é recorrer às transportadoras que são mais adequadas para esse tipo de serviço. Os correios apresentam um limite para o espaço que pode ser ocupado e para o peso.
Encomendas grandes para outros estados
Os correios disponibilizam 2 formas de envio de encomendas grandes entre diferentes estados: Sedex Grandes Formatos e PAC Grandes Formatos. A Sedex Grandes Formatos realiza as entregas de forma mais rápida, mas também é a mais cara. Já a PAC Grandes Formatos é bem mais econômica, porém demora bem mais para a carga chegar ao seu destino.
Os custos para o envio ainda variam de acordo com o peso, as medidas, o endereço de onde foi emitido e o endereço de entrega.
“Calculadora Frete Correios” – aplicativo para cálculo do frete dos correios
Existe o aplicativo grátis dos correios que ajuda a calcular o valor dos fretes dos por meio do CEP e do prazo para a realização da entrega. O aplicativo Calculadora Frete Correios pode ser encontrado nas versões Android e iOS.
- Cliqeu aqui para baixar o app oficial do Correios
Na hora de fazer o cálculo, é necessário informar o CEP do endereço de origem e do endereço de entrega. Também é preciso indicar o tipo do pacote e a forma de envio, que pode ocorrer pelo PAC, Sedex, entre outras. Além disso, é possível estabelecer o uso ou não de serviços adicionais, como a Mão Própria e o Aviso de Recebimento, que também influenciam no valor do frete.
Esse aplicativo, realiza a simulação, apresentando o valor de forma detalhada e ajudando no compartilhamento dos preços e os prazos por meio do WhatsApp.
Como fazer o cálculo no celular pelo aplicativo?
A primeira coisa a fazer, depois de baixar o aplicativo, é abrir o aplicativo e informar o número do CEP de onde a encomenda será enviada e indique o tipo do pacote.
Depois, coloque as dimensões de peso, altura e largura e tocar no ícone “Serviços opcionais” para escolher ou não as opções de Mão Própria, Aviso de Recebimento ou Declaração de Valor, sendo que para escolher é só usar a chave correspondente.
Para terminar, coloque o CEP de entrega e toque em “Calcular Frete”. Irão aparecer preço e o prazo de entrega, com o detalhamento de cada serviço.