Extrato IRPF 2022 – consulta

Última atualização em 4 de fevereiro de 2021

Depois de fazer a declaração de imposto de renda 2023, use o extrato IRPF 2023 para qual a situação com a Receita Federal.

O que é o extrato IRPF 2023?

O extrato IRPF 2023 consiste em um documento que armazena informações importantes da declaração do imposto de renda. Incluindo, a indicação de pendencias que o contribuinte talvez tenha com a Receita Federal relacionados a declaração.

Extrato IRPF 2023

A solicitação você pode fazer pelo portal deste órgão público ou mais facilmente pela Internet ou celular. É fundamental, você procure visualizar o seu extrato IRPF 2023, porque além das informações sobre o status da declaração, você acha nele:

– Prováveis pendências que podem levar a sua declaração cair na malha filha.

– Informações sobre como corrigir dados divergentes por meio de retificação da declaração ou de agendamento de atendimento para apresentar a documentação comprobatória.

– Confirmar se as quotas do IRPF 2023 estão sendo pagas da forma correta.

– Obter dados sobre requerimento, alteração ou cancelamento do débito automático das quotas.

– Identificar e saber sobre parcelamento de eventuais débitos em atraso.

Como é possível perceber o extrato IRPF 2023 é um documento de grande importância para contribuinte e que auxilia você a ficar em dia com o “Leão”.

A transmissãoda declaração imposto de renda éconferida pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Logo após, o resultado do processamento estará disponível para consulta nos principais meios digitais Internet e aplicativo de celular.

Consultar extrato IRPF 2023 pelo aplicativo

O aplicativoMeu Imposto de Renda oferece vários serviços para você além do Extrato da DIRPF, você consegue ver também:

– Confirmar se o pagamento mensal das quotas do IRPF está sendo feito de modo correto.

– Imprimir o DARF atualizado para pagamentos das quotas.

– Solicitar, modificar ou cancelar o débito automático das quotas.

– Saber se há débitos em atraso e como parcelar.

– Pedir o Pedido de Pagamento de Restituição (PERES).

Para acessar ver o extrato pelo aplicativo você terá de que baixar:

Para baixar Android:

android app para consulta extrato

Para baixar iOS:

Para acessar seu cadastro é necessário possuir certificado digital ou código de acesso.

– Gere seu código de acesso por este site:

https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx

– Insira as informações solicitadas e retorne ao aplicativo. Procure por Extrato da DIRPF.

Leia também

Malha fina Imposto de renda 2023

Consulta extrato IRPF 2023 pela Internet

O portal e-Cac é mantem diferentes serviços a serviço da população. Nesse portal você. Em poucos minutos você obtém a informação que quer. Consulte seu extrato IRPF 2023:

– Visite a página: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/indexecac

– Inclua seu CPF, código de acesso e Senha.

– Gere seu código de acesso por este site:

https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspxcódigo de acesso

Por fim, procure por Extrato da DIRPF.

Principais situações apresentadas no extrato IRPF 2023

No Extrato da DIRPF você deverá ver a declaração do ano correspondente e o status. No campo descrito como Situação, você encontrará diferentes informações.

Veja abaixo seus significados.

Em processamento: isto quer dizer que a declaração foi recebida, no entanto a conferência das informações contidas nela ainda não foi concluída.

Em Fila de Restituição: termo é usado para indicar que depois o processamento da declaração, você vai ter direito a restituição, porém que ainda não foi liberada na rede bancária.

Um fator importante a considerar neste aspecto é que para recebimento da restituição, sua declaração não pode ter pendências de débitos no âmbito da RFB e ou da PGFN.

Processada: significa que sua declaração foi recebida e o processamento também concluído. Nesse caso é interessante destacar que a situação Processada não denota que o resultado apurado tenha sido homologado, portanto ainda pode ser examinado de ofício pela Administração Tributária (artigo 150, § 4º, do Código Tributário Nacional – CTN).

Com Pendências: este é o termo mais preocupante, pois significa que durante o processamento da declaração do imposto de renda foram encontradas informações divergentes ou ausentes. Se existir pendências em relação a algumas informações você deve regularizar o quanto antes para evitar possíveis problemas.

Em Análise: significa que a declaração foi recebida e está na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, mas que o processo está parado aguardando uma de duas etapas para dar andamento.

A primeira é a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada pela Receita Federal ao contribuinte ou a segunda que corresponde a Finalização doexame de documentos fornecidos pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação encaminhada a ele, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).

Retificada: esse estado é colocado quando a declaração anterior foi trocadainteiramente por uma declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada: essa situação ocorre quando a declaração é cancelada por interesse da administração tributária ou a pedido do contribuinte, terminando todos os seus efeitos legais.

Tratamento Manual: nesse caso a declaração está sendo analisada, no entanto ainda espera a contrapartida da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Corrigir pendências

Se ocorrerem pendências pelo mesmo portal que o contribuinte acessar o extrato IRPF 2023 retifica, algumas posições. Para isso:

– Acesse o portal e-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/indexecac

– Digite o seu CPF

– Inclua o código de acesso

– Digite a senha

– Na página seguinte selecione a opçãode Declarações e demonstrativos e logo em seguida clique em Extrato do processamento da DIRFP. Ao visualizar todas as declarações, estados de entrega e demais ações disponíveis. É provável que o campo de pendências esteja ativo para clicar.

Se não for assim, a alternativa que você tem é de enviar uma declaração retificadora. O procedimento é o mesmo que você utilizou para realizar a declaração do imposto de renda 2023 ou de anos anteriores.

Em caso, de pendências antigas você terá de baixar o mesmo programa referente ao mesmo ano para refazer toda a declaração, colocando os dados corretos e encaminhando uma declaração retificadora.

Após o envio desse documento, repita os mesmos passos para acessar ao extrato do IRPF 2023. Confira se a situação de Retificadora foi ativada ou qualquer outro status está relacionado a nova declaração que você mandou para a Receita Federal.

Samara

Samara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *