Extrato INSS para imposto de renda 2021

Última atualização em 24 de agosto de 2019

As pessoas que são aposentadas também têm de fazer a sua declaração de imposto de renda, dependendo do valor do seu benefício mensal. Isso porque a Receita Federal solicita essa declaração a qualquer um que tenha algum tipo de ganho oficial e não somente a quem trabalha.

No entanto, os aposentados não costumam guardar todos os comprovantes bancários de quanto receberam e, por isso, o risco de cometer erros na hora de declarar o imposto de renda para pessoa física se torna grande. É nesse momento que se deve usar o extrato INSS para imposto de renda 2021 e você verá a partir de agora como emiti-lo.

Para que serve?

O extrato INSS para imposto de renda 2021 tem a finalidade de mostrar ao beneficiário exatamente quanto ele recebeu no ano anterior, permitindo que ele declare a quantia de modo correto em seu imposto de renda de pessoa física.

Muitas vezes, o cidadão pensa que basta multiplicar o valor que consta na carta de concessão de benefício por 12 e, desse modo, terá o valor recebido durante todo o ano, mas não funciona assim. Caso o INSS tenha feito qualquer reajuste de benefício, essa conta já deixa de ser válida, sem contar que os beneficiários têm décimo terceiro.

Sendo assim, o beneficiário da previdência social deve fazer uso do extrato INSS para declarar corretamente o seu imposto. Vale lembrar que, assim como qualquer outro contribuinte, o aposentado também pode ter problemas com a “malha fina” caso a quantia que ele cite como renda não corresponda à verdade.

Extrato INSS para imposto de renda 2021 está disponível para outros beneficiários?

O extrato INSS para imposto de renda 2021 é emitido, principalmente, pelos aposentados de todos os tipos. Entretanto, as pessoas que receberam quaisquer outros benefícios da previdência social também podem precisar dele.

Por exemplo: um cidadão que ficou por determinados meses recebendo auxílio doença. De uma forma ou de outra, era uma forma de ganhos e, sendo assim, isso precisará ser incluído no imposto de renda 2021. O mesmo se aplica a quem recebeu auxílio reclusão, salário maternidade e outros benefícios.

Consequências para quem é pego na malha fina

A malha fina é a forma pela qual se conhece a busca da Receita Federal por inconsistências no imposto de renda. Em muitos casos, os contribuintes acabam se esquecendo de algo ou não têm comprovantes suficientes do que receberam no ano anterior. Desse modo, sua declaração de IRPF fica incompleta.

Por outro lado, há contribuintes que deixam, deliberadamente, de incluir algumas coisas na sua declaração de imposto de renda com o objetivo de pagar menos, o que é uma fraude. É esse tipo de conduta que a malha fina da Receita Federal combate: sempre que o período de entrega das declarações se encerra, o órgão faz uma avaliação de todas para procurar por lucros que não foram declarados.

Para quem é pego na malha fina, as consequências são ter de pagar o valor de 20% de multa à Receita Federal (coisa que pode ser parcelada). Em casos mais graves, a pessoa pode ser presa por fraude fiscal, mas isso costuma acontecer mais quando se trata de valores muito expressivos; mesmo assim, é melhor não se arriscar.

Extrato INSS para imposto de renda 2021 – restituição

O extrato INSS para imposto de renda 2021 também ajuda aos contribuintes que recebem benefícios da previdência a ter valores restituídos. Por exemplo: se o cidadão colocou na sua declaração de IRPF uma quantia maior do que recebeu de fato e, por isso, tem cobrança extra de imposto, a malha fina determina a sua restituição.

Vale dizer que todos os brasileiros acabam por ter direito a uma quantia de restituição e que a Receita Federal divulga, geralmente entre julho e agosto, os lotes de pagamento da restituição.

Com isso, vê-se que a malha fina não tem o objetivo somente de corrigir as declarações e cobrar multas: ela também protege o contribuinte, devolvendo a ele o que foi declarado de modo extra.

Leia mais sobre: Isenção imposto de renda 2021

Extrato INSS para imposto de renda 2021 – como solicitar

O beneficiário deve emitir o extrato INSS para imposto de renda 2021 no site Meu INSS do seguinte modo:

  • Abrir a plataforma Meu INSS clicando aqui;extrato inss 2021
  • Clica-se em “Fazer login”;
  • Na página de autenticação do Gov.br, seleciona-se “Continuar”;
  • Clica-se em “Crie sua conta”;
  • Fornece-se todas as informações para poder criar uma senha

Quando o extrato INSS para imposto de renda 2021 estiver na tela, é só o beneficiário imprimi-lo. Destaca-se que o cidadão tem de emitir esse extrato apenas próximo de enviar a sua declaração de imposto de renda, já que as informaçõesestarão totalmente atualizadas.

O extrato INSS para imposto de renda 2021 pode ser solicitado também usando o aplicativo Meu INSS, que é encontrado nas lojas de app. Será necessário, no entanto, ter uma conta no site Gov.br, como foi ensinado acima.

Se o beneficiário não tiver meios de emitir o seu extrato INSS para imposto de renda 2021, ele pode ir a um posto de atendimento da previdência social pedir para que ele seja impresso. Todavia, esse cidadão deve ter consciência de que, dependendo da quantidade de agendamentos naquele posto de atendimento no dia, a emissão do extrato pode demorar.

Segurança na hora de emitir

Tendo em mente que o extrato INSS para imposto de renda 2021 traz muitos dados financeiros do cidadão, é imprescindível que se aposte na segurança no momento de gerá-lo e de imprimi-lo. Desse modo, o beneficiárionão pode se esquecer de usar o seu próprio computador, com um antivírus atualizado em execução.

Se o contribuinte tiver de usar outro computador, ele não deverá salvar a sua senha Gov.br de modo nenhum. Além disso, é recomendado apagar o histórico de navegação: caso não se possa apagar todo o histórico, basta apagar os sites usados na última hora ou, manualmente, o do Meu INSS.

Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *