Emitir DARF IRPF 2021: quem deve emitir, como emitir, DARF parcelada

Emitir DARF IRPF 2021: quem deve emitir, como emitir, DARF parcelada

Última atualização em 24 de agosto de 2019

Emitir DARF IRPF 2021: quem deve emitir, como emitir, DARF parcelada. Leia e tire sua dúvida.

Nos quatro primeiros meses do ano, o que domina a atenção dos contribuintes é a declaração de imposto de renda e, quem já a realizou uma vez, sabe que tudo é feito por intermédio de um programa de computador disponibilizado pela Receita Federal.

No geral, a declaração de imposto de renda é simples, mas há alguns nomes que deixam o contribuinte perdido, como o DARF. Aprendam neste texto, o que é o DARF, quem deve emitir, como fazer isso e se é possível parcelar.

Emitir DARF IRPF 2021

Emitir DARF IRPF 2021 – o que é?

A sigla DARF significa Documento de Arrecadação da Receita Federal é, juntamente ao programa da Receita Federal, uma ferramenta indispensável para fazer a obrigatória declaração de IR.  Apesar do nome comprido, a DARF é apenas uma fatura que o contribuinte usa para pagar o imposto de renda.

É possível compará-la a qualquer outra fatura que se tenha de pagar, como uma multa ou uma conta qualquer: o cidadão emite a DARF e a apresenta nos locais de pagamento indicados para quitá-la.

Dessa forma, emitir DARF IRPF 2021 quer dizer apenas que o contribuinte, depois de fazer a declaração de imposto de renda de pessoa física, vai imprimir uma fatura com a quantia de imposto cobrada.

Quem deve emitir DARF IRPF 2021

Emitir DARF IRPF 2021 é necessário para quem tem renda oficial de até R$ 1.903,99 e deve-se destacar que essa renda não precisa ficar restrita a salário de emprego: quem é profissional autônomo deve somar os seus ganhos nessa condição a um eventual salário.

A contagem da renda oficial também deve incluir quaisquer ganhos que os contribuintes tenham do exterior, como depósitos que tenham sido feitos por quem mora fora, pagamentos de pensão, etc.

Todas as pessoas físicas que têm obrigatoriedade de declarar o imposto de renda em 2021 também devem emitir o seu Documento de Arrecadação da Receita Federal.

Como emitir DARF IRPF 2021

Emitir DARF IRPF 2021 é algo que leva poucos minutos e que costuma ser aprendido facilmente pelo contribuinte. A fatura de cobrança de impostos é gerada pela Receita Federal em seu próprio software, assim que o cidadão termina de colocar todas as informações.

Com o Documento de Arrecadação da Receita Federal pronto, é só imprimir usando tinta preta e folha branca. As instruções para a emissão da DARF IRPF 2021 são as seguintes:

  • Abrir o site da Receita Federal aqui;
  • Selecionar a opção “Cálculo”;
  • Preencher tudo com as informações solicitadas pela Receita Federal;
  • Selecionar a opção “Continuar”;
  • Inserir o código captcha e o número do CPF;
  • Selecionar de novo “Continuar”;
  • Depois que o site da Receita Federal apresentar o valor cobrado da DARF, basta imprimir.

O site da Receita Federal é bem prático e, com as instruções acima, é certo que o contribuinte conseguirá emite corretamente a sua DARF IRPF 2021. Todavia, o contribuinte que necessitar pode ir a um posto de atendimento levando o seu CPF e solicitar ajuda.

Importante dizer que não é comum que o posto da Receita Federal ajude o contribuinte a fazer a sua declaração de imposto: o máximo que os servidores fazem é tirar dúvidas e, no caso de a guia DARF não poder ser emitida, conferir se existe algum problema técnico.

Leia também:

Extrato INSS para imposto de renda 2021

A assistência de um contador vale a pena?

Muita gente teme emitir a DARF IRPF 2021 sozinha, principalmente quem não tem familiaridade com computador ou com finanças. Mesmo assim, a emissão da fatura de cobrança do imposto é fácil e, se o contribuinte fizer questão, pode delegar a essa tarefa a um contador.

Os profissionais de Contabilidade são muito procurados no começo do ano por causa das declarações de imposto de renda, principalmente de pessoa física. Isso acontece porque a declaração de imposto de empresas costuma ser realiza pela equipe interna e, assim, não é preciso contratar um escritório.

Para os contadores emitirem a DARF IRPF 2021, o contribuinte tem de dispor todos os documentos que comprovem a sua renda no ano-base. Dessa forma, será necessário providenciar:

  • Cópia de todos os comprovantes de salário;
  • Cópia de todos os comprovantes de investimentos e recebimentos;
  • Cópia de gastos com médicos e educação

A respeito dos gastos com médicos e com educação, eles são fundamentais para que o contribuinte economize um pouco na hora de pagar a DARF: esse tipo de gasto é deduzido.

As cópias dos documentos mencionados têm de entregues ao Contador, que pode pedir extratos bancários. Quando o profissional acabar a declaração do IRPF, ele emitirá a DARF 2021 e a entregará ao cliente, que poderá pagá-la sozinho, como todas as outras faturas.

O valor cobrado pelos contadores para emitir a DARF IRPF 2021 varia, mas, geralmente, não é alto. Encontrar um contador também é fácil: usando o buscador de Internet, localiza-se dezenas de profissionais desse tipo na própria cidade ou bairro.

DARF parcelada

Não faltam contribuintes que se assustam com o valor do Documento de Arrecadação da Receita Federal 2021: não porque seja um valor exorbitante, mas por estar acima do que esse cidadão poderia pagar à vista naquele momento.

Quem passa por isso não tem de ficar em débito com a Receita Federal: é só a DARF ser parcelada. O governo federal oferece o parcelamento a muitos dos contribuintes e isso garante benefícios a todos:

  • O governo federal recebe os impostos dos quais precisa para investimentos no país;
  • O contribuinte, por outro lado, não fica devendo à Receita Federal

A PGFN tem uma página especial chamada Regularize-se, que foi criada para que os contribuintes com débitos consigam o seu parcelamento. Inclusive, o contador pode fazer essa emissão porque a PGFN permite o acesso de terceiros a DARF. Basta:

  • Acessar aqui;
  • Clicar em “Lista de devedores”;
  • Inserir os dados pedidos pela PGFN;
  • Clicar em “Consultar”

Caso a pessoa física esteja dentre os devedores da Receita Federal, a PGFN oferecerá o parcelamento. O cidadão também pode procurar por essa opção ao imprimir a DARF.

Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *