Currículo para Jovem Aprendiz

Última atualização em

Com certeza sua cabeça deve ter bastante dúvidas no que diz respeito a elaboração de um currículo para Jovem Aprendiz. Uma das primeiras indagações é: “Mas eu nunca trabalhei, como irei colocar alguma experiência profissional” ou então, “como vou ter experiência profissional se quase todos empregos pedem uma experiência anterior” tais dúvidas serão cessadas agora! Neste artigo você irá aprender três tópicos de suma importância, sendo eles:

  • Qual conteúdo devo colocar no meu currículo?
  • Quais os erros mais frequentes na elaboração de um currículo?
  • Enfim, qual a conclusão que tiro após ter lido todos esses tópicos?

Currículo para Jovem Aprendiz como escrever

Qual conteúdo devo colocar no meu currículo?

Um bom modelo, e layout de currículo para o jovem aprendiz, pode fazer toda diferença na hora que a galera do RH for fazer a escolha, então fique ligado nas principais informações!

exemplo 1

1 – Os seus dados pessoais

Logo no início do seu currículo, você deve deixar bastante claro as informações mais necessárias, tais como:

  • Seu nome completo
  • Sua idade
  • Seu estado civil (Se é solteiro, casado etc.)
  • Seu endereço atual
  • Informações para contato

Seguindo os passos citados, você já ganha “ponto” com quem for avaliar o seu currículo, pois passará uma boa impressão sua!

2 – O seu objetivo na empresa

Muitas pessoas acham que quanto maior o “texto” escrito neste campo, maiores serão suas chances, todavia, tal achismo está totalmente equivocado! Você deve tomar cuidado em esclarecer em poucas palavras o seu objetivo, ou seja, você deve informar exatamente qual o cargo que você deseja se candidatar, não seja aquele que quer “qualquer coisa”! escolha uma “patente” e lute por ela, isso passa muita confiança!

3 – Sua experiência acadêmica

Como você nunca trabalhou, a experiência acadêmica conta muito! Então neste campo, você deve informar onde você estudou/estuda, onde a escola fica, e a previsão para a conclusão do ensino médio, caso você ainda não tenha terminado.

4 – Experiência profissional

Na teoria, aqui você deveria colocar suas experiências profissionais em ordem decrescente (da mais nova até a sua primeira), todavia, você ainda não trabalhou, mas já avisando, quando você for colocar suas experiências profissionais, é importante você colocar o nome da empresa, o cargo que você exercia e quanto tempo você trabalhou na dita empresa, e se possível, uma descrição da sua função.

E voltando ao fato que você ainda não trabalhou, nesta parte você deve colocar todas as suas ações seja em projetos voluntários, ou em ONG‘s por exemplo, em algumas escolas Estaduais, há um programa de jovem monitor, tal programa te traz muita experiência! além que, agrega um valor maior ao seu currículo.

5 – Cursos

Aqui você tem que relatar todos os cursos que você concluiu, mas esteja ciente, toda habilidade que você afirmar ter, pode ser cobrada na hora do trabalho, então JAMAIS coloque algo que você não tem noção alguma de como se faz, isso pode queimar sua fita!

Vale lembrar que neste espaço, você tem liberdade para colocar as olimpíadas que participou, seminários, etc…

6 – Domínio na área da informática

Aqui você vai detalhar em quais áreas da informática você tem mais domínio, é de suma importância o domínio das principais funções do pacote office.

7 – Idiomas falado

Outra parte que você deve ter bastante sinceridade, sempre coloque exatamente os idiomas que você fala, e tem domínio! Sempre fale com bastante precisão o quão fluente você é em certo idioma.

8 – Extras

Aqui você pode anexar o comentário de algum professor, parente, denotando algum elogio sobre sua capacidade intelectual! Dependendo da pessoa, isso irá agregar um peso enorme!

Quais os erros mais frequentes na elaboração de um currículo?

Neste tópico, iremos abordar os erros mais cometidos na hora que o jovem vai elaborar o currículo do jovem aprendiz, aqui vai aquele velho ditado, quem ver a barba do vizinho ardendo, vai logo colocando a sua na água! Haha, vamos lá!

exemplo 2

1 – E-mail com Username totalmente inapropriado

Na área de informações de contato, é de suma importância você ter um e-mail próprio para isso, que dê um ar mais profissional ao seu trabalho, levando em consideração que nomes impróprios não são bem aceitos! Evite e-mail do tipo: [email protected] ou [email protected] de verdade, isso pega mal!

2 – Erros de português

Não use uma linguagem tão culta, mas também, não seja tão descuidado com algo tão importante! Sempre revise o seu currículo, e veja se não tem algum erro muito grotesco!

3 – Exagero nas informações

Muitas informações não são sinônimo de qualidade! Há pessoas que acham que um currículo de 10 páginas, “ganha” de um currículo com apenas 2 páginas, por exemplo. O mais importante é a sua organização, e consistência em todas as informações citadas! Jamais entre em contradição, pois quem for avaliar pode pensar que você quer apenas “encher linguiça!”

4 –O uso de layout chamativos!

É claro que na hora de elaborar o currículo, toda criatividade é aceita, mas claro, no limite! Jamais coloque fontes coloridas, que mudam de tamanho de uma hora para outra sem coesão alguma, mas claro, se você souber usar tal arma pra sair na frente dos outros, é vitória na certa!

5 – Não coloque atividades extras que não tenham relação com a vaga disputada

Como já citado, não é o tanto de informações que irão garantir sua vaga, não adianta você colocar que foi campeão de xadrez na escola, sendo que, o trabalho que você está visando não tem relação alguma com estratégia ou raciocínio lógico, seja inteligente na hora de escolher exatamente quais atividades extras você irá citar.

Enfim, qual a conclusão que tiro após ter lido todos esses tópicos?

Podemos concluir que embora pareça difícil ter um currículo, sem ao menos ter trabalho alguma vez na vida, não é impossível! Aproveite toda e qualquer experiência que possa te trazer uma maturidade profissional maior, e tenha em mente que, o jovem aprendiz serve apenas como o primeiro passo para uma carreira brilhante na sociedade, tente adquirir e extrair de tal estágio, o máximo de experiência que você conseguir! E boa sorte na sua carreira, estamos torcendo por você, abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *