Cotas do PIS 2022 – como funciona, como sacar

Última atualização em 4 de fevereiro de 2021

Cotas do PIS 2023 – O PIS é um dos assuntos mais comuns entre empregadores e empregados. Isso porque o PIS compreende um dos benefícios aos que os empregados têm acesso, nesse sentido, é fundamental para os trabalhadores e para os empregadores terem conhecimento do que essa sigla criada pelo Governo Federal representa.

Partindo do princípio de que esse é um dos assuntos mais comuns entre empregados e empregadores, ainda é comum ver pessoas que sabem pouco ou muito pouco sobre esse assunto tão importante, dando brechas para empregadores mal-intencionados, que exploram de forma dramática trabalhadores leigos. Nesse sentido, decidimos reunir algumas informações fundamentais para o seu entendimento sobre o PIS, de forma a permitir que você saiba o que é o PIS, o que são as cotas do PIS 2023, como consultar e muito mais, confira.

O que é o PIS?

Se você é um trabalhador formal, você com certeza em algum momento da sua já ouviu falar em PIS. Mas afinal, o que é o PIS? O PIS pode ser compreendido como um benefício criado pelo Governo Federal, o qual está direcionado aos trabalhadores que trabalham em regime de CLT. O benefício tem por finalidade ajudar os empregados e empregadores, promovendo o desenvolvimento da empresa e beneficiando os funcionários.

Os pagamentos do PIS são feitos pela Caixa Econômica Federal, a qual é responsável por receber e garantir que todos os trabalhadores tenham acesso ao abono salarial. Nesse sentido, é fundamental que os pré-requisitos sejam preenchidos de forma adequada para garantir o acesso ao abono salarial.

Quem tem direito ao PIS 2023, é possível sacar ele?

O PIS 2023 é um direito de todo trabalhador brasileiro, mas em determinadas situações, e, ao cumprir algumas regras. Tais como:

  • Trabalhar a pelo menos 5 anos com carteira assinada.
  • Usufruir de uma remuneração média de até 2 salários mínimos.
  • Ter trabalhado pelo menos 1 mês no ano corrente.

Para sacar o PIS 2023 ou abono salarial 2023 é necessário que tenha preenchidos os requisitos necessários. E, então, através do Cartão Cidadão é possível sacar diretamente em um caixa automático da Caixa Econômica Federal (CEF). Além disto, com o cartão cidadão também é possível sacar em uma lotérica.

Se não tiver o Cartão Cidadão da Caixa é possível ir sacar o valor direto na CEF. Mas para isto, deverá entrar no banco com o documento de identificação, e depois, solicitar o Cartão Cidadão.

O que são as cotas do PIS 2023?

cotas do pis 2023

Você viu no tópico anterior que o PIS é um número que dá acesso ao abono salarial. Partindo desse princípio, você precisa saber o que são as cotas do PIS. De forma geral, as cotas são o resultado dos créditos depositados pelo seu empregador no fundo PIS/PASEP, ou seja, essa cota é o percentual que você terá acesso quando desejar sacar o seu PIS.

Como sacar as cotas do PIS?

Se você deseja sacar a sua cota do PIS 2023, existe duas possibilidades. A primeira é direcionada às pessoas que já possuem conta na Caixa Econômica, nesses casos, o valor da cota é creditado automaticamente na sua conta. Caso você deseja sacar, mas não possui conta na Caixa Econômica, você deverá comparecer à uma agência bancária Caixa, munido de um documento oficial de identificação e o número do NIS.

motivos para saques de cotas

Veja aqui mais detalhes de como pode sacar seu pis 2023.

NIS e PIS são a mesma coisa?

Uma confusão que é comum acontecer entre as pessoas é correlacionar o NIS e PIS. De fato, é preciso entender que os números possuem uma correlação, mas não necessariamente significam a mesma coisa, visto que são empregados em circunstâncias diferentes.

O NIS é um número de identificação social, o qual está atribuído a qualquer pessoa, independentemente de renda ou posição social. Nesse sentido, o NIS é um número que está associado também às pessoas que recebem alguma de benefício social. O NIS é emitido pela Caixa Econômica Federal, a qual é responsável por atribuir o número aos cidadãos. A correlação entre ambo os números, é que eles são o mesmo, ou seja, toda pessoa que tem o NIS e o PIS, possuem um só número, porém essas siglas são utilizadas em finalidades diferentes.

Devido a essa correlação, se torna mais fácil e cômodo para os trabalhadores e beneficiários de algum programa social do Governo Federal, identificarem o número, visto que se trata de um só.

Como consultar o PIS?

Você viu nos tópicos anteriores o que é o PIS, o que são suas cotas e qual a diferença entre PIS e NIS. Já que você já tem em mente todas essas informações, agora você precisa saber quais os canais você tem disponível para consultar o número do seu PIS.

Confira quais são eles:

  • Consulta pelo telefone: O primeiro método que você pode utilizar para consultar o número do seu PIS é através do método mais tradicional que existe. Para isso, basta você entrar em contato com a central de atendimento do INSS e falar com uma atendente. O número que você deve discar é 135 e é importante que você tenha consigo o seu CPF, visto que ele será necessário para comprovação de informações;
  • Através da internet: O próximo canal que você tem à sua disposição para ter acesso ao número do seu PIS é a internet. Link é AQUI. Para consultar o número do seu PIS, basta você acessar o site oficial do INSS e preencher um formulário onde será necessário fornecer informações de cunho pessoal. Preenchidas corretamente as informações, você conseguirá ter acesso ao seu número de PIS;consulta cotas
  • Através da carteira de trabalho: Mais uma das alternativas que você pode utilizar para consultar o número do seu PIS é através da sua carteira de trabalho. O número está presente na sua carteira de trabalho próximo à sua foto;
  • Através do aplicativo Caixa Trabalhador: Uma das maneiras mais cômodas que você tem de consultar o número do seu PIS é através do aplicativo Caixa Trabalhador. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e IOS. Para você utilizar o aplicativo, terá que realizar um cadastro, onde será necessário fornecer informações de cunho pessoal. Feito o cadastro, você poderá ter acesso ilimitado ao seu número do PIS.
  • Cartão cidadão: Se você recebe algum benefício do Governo Federal, você certamente possui um cartão cidadão. Como dito anteriormente, o número do NIS e PIS são iguais, nesse sentido você pode utilizar o cartão cidadão para consultar o número do seu PIS. O número está presenta na parte frontal do cartão.
  • Órgão de gestão social da sua cidade: Por fim, a última alternativa que você pode utilizar para consultar o número do PIS é através do órgão de gestão social da sua cidade. Mas é preciso se atentar, uma vez que essa alternativa pode ser válida somente para pessoas que recebem algum benefício social do governo.
Samara

Samara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *