Consultar PIS pelo CPF

Consultar PIS pelo CPF

Última atualização em 14 de abril de 2021

Para quem trabalha em regime de CLT, já deve ter ouvido falar inúmeras vezes no PIS. O número faz parte do universo dos trabalhadores e é praticamente uma obrigação para todo e qualquer trabalhador, visto que esse número em sua essência representa um benefício a que todo e qualquer trabalhador que trabalha em regime de CLT tem acesso.

Partindo desse princípio, muitas pessoas ainda fazem uma verdadeira confusão quando questionadas sobre o número do PIS. Mas afinal de contas, você sabe consultar o número do seu PIS? Você sabe o que é o PIS? Decidimos ajudar você e tornar mais fácil a sua vida, ensinando o que de fato é essa sigla, como consultar de maneira rápida e fácil e muito mais, confira.

O que é PIS?

pis é previdência social

Antes mesmo de você aprender de fato como consultar o número do PIS, você precisa saber do que se trata essa sigla tão conhecida. Em linhas gerais, o PIS é o Programa de Integração Social, ou seja, um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de ajudar tanto os empregados quanto os empregadores. Nesse sentido, é possível afirmar que o programa foi criado com o intuito de promover o crescimento da empresa e ajudar os funcionários que atuam no setor privado.

Dessa forma, os trabalhadores que tem acesso ao PIS recebem uma cota proporcional ao seu salário e tempo de trabalho, a qual é garantido por lei. O pagamento dessas cotas é realizado pela Caixa Econômica Federal, uma das instituições mais importantes do Brasil.

Como posso consultar o PIS?

Consultar PIS pelo CPF

Quando se pensa em consultar o PIS, você pode até imaginar que isso seja uma tarefa difícil, porém não o é. Primeiramente é válido esclarecer que não é possível falar de PIS sem falar de NIS, não é mesmo? Ambas as siglas estão intimamente ligadas, embora tenham funções e significados totalmente distintos.

Em linhas gerais, ambas as siglas estão próximas porque o número do NIS e o número do PIS são absolutamente os mesmos, ou seja, se você deseja saber o número do NIS ou do PIS, basta que você saiba um desses.

Confira os canais que você pode utilizar para consultar o seu PIS:

  • Consultar PIS pelo CPF: Quando se fala em consultar o número do PIS pelo CPF, quer dizer que você precisa entrar em contato com uma central de atendimento do INSS para que solicite saber o número do seu PIS. Para isso, basta você ligar para o número 135 e falar com uma atendente, tudo pode ser feito no conforto da sua casa sem qualquer problema.
  • Pela internet: A próxima maneira que você pode utilizar para consultar o número do seu PIS é pelo site oficial do INSS. Para isso, basta que você acesse o site oficial da instituição e realize um cadastro, onde será necessário preencher um formulário que exige informações de cunho pessoal, tais como: RG, CPF, nome da mãe e algumas outras informações. Terminado o cadastro, você terá acesso a uma página onde estará disponível o número do seu PIS;
  • Pela carteira de trabalho: Como dito anteriormente, existe uma relação íntima entre o número do seu PIS e NIS. Por isso, mais uma das alternativas que você pode utilizar para identificar ambos é através da sua carteira de trabalho. O número fica localizado próximo à sua foto;
  • Através do cartão cidadão: Se você recebe algum benefício do Governo Federal, certamente você possivelmente você possui um cartão cidadão. No cartão cidadão você também pode consultar o número do seu NIS. O número está presente na parte frontal do seu cartão;
  • Órgão de gestão social da sua cidade: Mais uma das alternativas que você pode utilizar para ter acesso ao seu número de PIS é através do núcleo de gestão da sua cidade. Essa opção é um pouco mais cautelosa, visto que através dela você pode descobrir o número do seu NIS, que consequentemente é o mesmo número do PIS. Porém, se você não recebe nenhum tipo de benefício do Governo Federal, essa opção pode não ser tão útil assim;
  • Aplicativo Caixa Trabalhador:Por fim, e possivelmente uma das formas mais cômodas de se consultar o número do seu PIS é através do aplicativo Caixa Trabalhador. É muito simples, rápido e prático, visto que para consultar o número do seu PIS basta você realizar o download do aplicativo no seu aparelho Android ou IOS e preencher algumas informações para se cadastrar no aplicativo. Realizado com o sucesso o seu cadastro no aplicativo, você poderá consultar de maneira rápida e fácil o número do seu PIS.

Clique aqui para também ler nosso tutorial: como consultar NIS.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Como dito anteriormente, o PIS é um benefício direcionado ao trabalhador brasileiro. Nesse sentido, para que o trabalhador tenha acesso ao abono salarial, é necessário que alguns requisitos sejam preenchidos. Confira algumas das informações que você deve saber para ter acesso ao abono salarial:

  • Estar cadastrado no PIS: Para que você tenha acesso ao abono salarial, é necessário que você esteja cadastrado no PIS por um período mínimo. O período mínimo exigido pelo Governo Federal é de cinco anos;
  • Remuneração mensal média: Outro requisito que você deve estar em dias para poder receber o seu abono salarial é ter recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos durante o ano base. Se você não tiver recebido essa remuneração média no ano base, estará inapto a receber o abono salarial;
  • Ter exercido atividade remunerada: Para ter acesso ao abono salarial, você deverá ter exercido algum tipo de atividade remunerada durante 30 dias consecutivos ou não, tomando como referência o ano base;
  • Ter os dados informados: Esse requisito é de responsabilidade do seu empregador. Os seus dados devem ser informados pela Pessoa Jurídica corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Admin

Admin

Autor do site GuiaComo.com. Contamos com 3 colaboradores e freelancers, quem são 100% qualificados e empenhados em trazer as dicas, tutoriais e notícias mais autênticas e fidedignas para os leitores quem precisem de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *