Como cadastrar NIS

Você tem NIS? Se você não sabe nem do que se trata, saiba que é um algo que importante e que permite que você consulte os dados do seu FGTS, Seguro desemprego, PIS entre outros. Veja aqui como se cadastrar NIS.

O que é NIS?

o que é nis

O Número de Identificação Social armazena todas as informações de uma pessoa como cidadão. Integra diversos serviços sociais em um único dado o que facilita no atendimento, concessões e consultas de benefícios dado ao cidadão.

É de responsabilidade da Caixa Economia Federal e de uma entidade jurídica fazer a emissão do NIS. É um número que não deverá ser alterado ao longo da carreira profissional de um trabalhador e o qual será utilizado, entre outras coisas, para:

  1. Recolhimento ou recebimento do FGTS
  2. Recolhimento ou recebimento do Seguro-Desemprego
  3. E o recolhimento ou recebimento do Abono Salarial
  4. No ato de solicitação da aposentadoria
  5. Pagamento de benefícios
  6. Chave de identificação nas Políticas Públicas
  7. Emissão de documentos como, por exemplo, a Carteira de Trabalho.

Quando da empregabilidade pela primeira vez, um trabalhador é cadastrado. No entanto, é possível que essa numeração já tenha sido gerada e é importante informar no quando do registro da Carteira profissional. Dessa forma se evita, o erra de produção de 2 números.

Para cadastrar NIS sempre um agente é que efetua essa ação como empresa, prefeitura, órgão de governo. No entanto, a atualização do cadastro é de responsabilidade somente do próprio inscrito, que tem a obrigação de procurar uma agência do banco da Caixa Econômica Federalquando necessitar alterar seus dados cadastrais, a única exceção é para o caso do Programa Bolsa Família, em que a manutenção é pela Prefeitura.

Como cadastrar NIS?

O empregador no ato da contração terá a oportunidade de decidir entre duas maneiras:

Cadastrar NIS em lote: nesse processo se gera um arquivo e a postagem é pela Caixa Postal do Conectividade Social (CNS), serviço envio de arquivo cadastro NIS, e depois receber o arquivo, a CaixaEconômica confere e se tudo estiver corto, devolve já com os números dos NIS incluídos e com os códigos de retorno.

O passo a passo para este procedimento e padrão, você poderá consultar no site da Caixa econômica federal:

Padrão:

LINK AQUI

Envio:

LINK AQUI

eviar arquivo

Cadastrar NIS Online: para empregador que está com pressa. A inscrição é por pessoa e o acesso é feito ao sistema de cadastro NIS. Além disso, é necessário que a empresa tenha certificado digital padrão ICP-Brasil.

Todo o processo em detalhes, você pode conferir no site do banco da Caixa:

LINK AQUI

página de cadastrar

Como consultar número do NIS?

Se você não sabe se já fizeram o cadastro para você, épossível solicitar a qualquer momento, indo até uma agência da Caixa Econômica Federal. Na unidade você deve apresentar de documento de identificação do trabalhador, preferencialmente a carteira.

Se você tem cartão Cidadão saiba que os dados do número deste cartão já o NIS. Por meio deste sistema, é possível acessar diversos benefícios. Outros meios de descobrir seu NIS são:

Na carteira de identidade – em modelos mais novos da carteira do RG, esse número fica aparecendo como PIS/PASEP, no entanto em modelos mais antigos do RG, ele provável não vai estar inscrito.

No cartão cidadão, já dito é o número impresso no seu cartão.

No cartão Bolsa Família é também o número impresso no cartão do beneficiário. Essa característica é válida apenas para o beneficiário

Na carteira de trabalho fica na página com os dados sociais da pessoa, junto as informações sobre nome, foto, etc.

Outro modo ligar na central de atendimento pelo 135 e informar RG, CPF e nome completo para que o sistema lhe passe esta informação.

Se ao verificar todos esses meios você não visualizar a numeração do NIS, só restará você comparecer a agencia.

Benefícios cadastrar o NIS para empresa

Sem o NIS todo o processo para manutenção das informações dos trabalhadores é mais complexo. O empregador terá mais eficiência e menos perda com um numero único para FGTS, Contribuição Previdenciária e até o PIS.

Outra dificuldade que foi superada pela adoção desse número é a correção de informações no preenchimento da GFIP e RAIS. É menos perda de tempo e dinheiro, principalmente se o cadastro do NIS é feito online, o custo é muito inferior até quando se encaminha pelo correio, pois é uma única vez que se faz isso.É mais fácil manter organizado o cadastro de funcionários.

Benefícios cadastrar o NIS para trabalhador

Com o numero do NIS o cidadão tem acesso a diversos direitos. Essa numeração é gravada em um plástico conhecido como cartão Cidadão e pelo qual se tem acesso a valores.

O saldo PIS o beneficiário consegue consultar pela Internet, agencias da Caixa correspondente bancário da Caixa Econômica Federal e nas Lotéricas. O portador do cartão Cidadão com NIS pode saber o valor e mês de pagamento com a numeração.

O valor do FGTS que pode ser sacado quando da dispensa sem justa, nos caixas eletrônicos do banco Caixa ou em Lotéricas. Isso é possível porque o cartão Cidadão permite isso.

A retirada das parcelados do Seguro desemprego todo mundo se faz através do cartão que tem o número do NIS.

Para aderir diversosprogramas sociais o NIS é um benefício de extrema importância. São programasque envolvem alimentação, moradia e condições de estudo para famílias. É essa numeração que traz o acesso a auxílio-doença, auxílio-maternidade eaposentadoria.

Entre esses e outros motivos é impossível não reconhecer a importância do numero do seu NIS.

Apesar de ser um numero benéfico é somente gerado quando o cidadão irá participar de algum evento de origem social, se você não sabe se tem procure os meios já informados acima para saber qual é o numero NIS. As empresas atualmente têm meios modernos e ágeis para a produção de um numero tão importante.

É, claro, ainda existem um pouco de burocracia para a criação dessa informação. No entanto o banco da Caixa Economia Federal coloca a disposição um dos melhores suportes para garantir que todo o processo de solicitação não se complique.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *