Colégio Militar – inscrições e matrículas 2020

Última atualização em

Colégio Militar – Inscrições abertas para concursos de admissão, lista das escolas militares, Vagas, Requisitos, Edital e Provas.

Os pais que fazem as inscrições de seus filhos em escolas militares sabem que é uma das maiores referências de ensino e o período de inscrições sempre é um dos mais aguardados pelos pais, responsáveis e até mesmo pelos estudantes.

Em todo o Brasil há cerca de 13 colégios militares, em sua totalidade, permitindo que você se inscreva para estudar em 2020. Sendo assim, se esse é o seu sonho, então, confira informações do que você precisa para se candidatar bem como o período das inscrições.

O ano letivo é cheio de mudanças, principalmente, na área dos estudos. Há aqueles estudantes que desejam mudar de escola pelo fato do sonho em estudar em um ambiente militar.

E se você pretende ingressar num colégio militar é preciso estar atento ao período das inscrições bem como os critérios a serem exigidos. Até porque a concorrência é acirrada, isto é, ela conta com mais de 20 mil candidatos sendo o número de vagas bem inferior a esse número.

Por isso, se você fizer as matrículas colégio militar 2020 o quanto antes poderá conseguir a vaga tão sonhada. Então, confira como obter esse dado e se inscreva logo!

Para saber mais informações sobre a inscrição para o concurso de admissão confira tudo nesse artigo!

Colégio Militar

Colégio Militar

O ensino de base do colégio militar existe a anos no Brasil, e pode ser encontrado em todos os estados do Brasil, porém para ter direito a estudar na escola militar a sua forma de ingresso é completamente diferente daqueles que estudam em escolas públicas e privadas.

Para ter o ingresso feito, o estudante deverá participar de uma seleção onde essa acontece anualmente, e são divididas de acordo com o ensino fundamental e o ensino médio. Existe uma estimativa de que são mais de 20 mil inscritos todos os anos para concorrer a uma vaga na escola militar, para isso é importante seguir os requisitos.

Requisitos de ingresso

os requisitos para ingressar

Antes de participar de fato do processo de seleção, é importante que seja entendido quais são os requisitos solicitados para ingressar na escola militar, então confira:

Para estudantes que concluíram ou que estão cursando o Ensino Fundamental, deverão:

  • Do 5º ano para o 6º ano Ens. Fundamental

Deverá esse ter 13 anos de idade completos até o primeiro dia do ano letivo ou ter completado 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;

  • Do 9º ano para o 1º ano Ens. Médio

Deverá ter idade menor a 18 anos até o dia 01 de janeiro do ano ou esse deverá ter completado 14 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula;

  • Deve ser brasileiro, e caso tenha ingressado na escola militar, esse não pode ter sido expulso por indisciplina;

Lista dos colégios militares

  • Colégio Militar de Belém (CMBel)

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 4348 – Souza Belém/PA

  • Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH)

Avenida Marechal Espiridião Rosas, 400 – São Francisco – Belo Horizonte/MG

  • Colégio Militar de Brasília (CMB)

Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN – 902/904 – Brasília/DF

  • Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)

Avenida Presidente Vargas, 2800 – Coophatrabalho – Campo Grande/MS

  • Colégio Militar de Curitiba (CMC)

Praça Conselheiro Tomás Coelho, 1 – Tarumã – Curitiba/PR

  • Colégio Militar de Fortaleza (CMF)

Avenida Santos Dummont 485, Aldeota – Fortaleza/CE

  • Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)

Avenida Juscelino Kubitschek, 5200 – Nova Era – Juiz de Fora/MG

  • Colégio Militar de Manaus (CMM)

Rua José Clemente, 157 – Centro – Manaus/AM

  • Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Avenida José Bonifácio, 363 – Farroupilha – Porto Alegre/RS

  • Colégio Militar de Recife (CMR)

Avenida Visconde de São Leopoldo, 198 – Engenho do Meio – Recife/PE

  • Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)

Rua São Francisco, 267 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

  • Colégio Militar de Salvador (CMS)

Rua Território do Amapá, 455 – Pituba – Salvador/BA

  • Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)

Rua Radialista O. Nobre, 1132 – Juscelino Kubitschek – Santa Maria/RS

São um total de 13 escolas militares espalhados pelo país. Acesse o site oficial dos colégios ou compareça no local deles para saber mais informações sobre ingresso, matrícula e inscrições.

Concurso de Admissão

Clique o nome do Colégio e Veja os detalhes sobre Edital, inscrição para Concurso de Admissão.
CMBHCMBCMCCMF
CMJFCMMCMPACMS
CMRJCMRCMSMCMBel
CMCG

Edital, Inscrições

Mediante o lançamento do Edital para ingresso no colégio militar, esse deverá ter todas as informações necessárias de como proceder no processo de ingresso. Como também consta no edital o período de inscrições que pode acontecer entre o mês de Julhoaté Setembro, e essas são feitas pela internet ou mesmo no comparecimento colégio militar do estado em que reside.

Para ser confirmado a inscrição, e é necessário ser feito o pagamento da taxa de inscrição que pode variar de estado para estado.

A taxa de inscrição é de 95 reais normalmente e o candidato pode pedir isenção da taxa de inscrição durante o período específico conforme o cronograma do colégio militar.

Passo a passo da inscrição

Para participar do processo é necessário fazer a inscrição pelo site da escola Militar, com isso, confira as instruções e faça a sua inscrição:

  • Acesse o site do Concurso do Colégio de sua região (escolha aqui);
  • Clique na opção “Iniciar a Inscrição”;
  • Preencha a ficha de inscrição informando Série Desejada de Estudo, informe o nome completo, data de nascimento, endereço, nome dos pais;
  • Informe os dados para contato como telefone e e-mail;
  • Clique na opção “Cadastrar”

Ao finalizar a inscrição é importante que seja feito a impressão do boleto, e efetuado o pagamento da taxa de inscrição para ser confirmado assim a participação do estudante na prova da escola militar.

Outro método é fazer inscrição presencial. Sobretudo para candidatos com deficência, é obrigatório que se inscrever no posto de inscrição do colégio.

Também leia:

Concurso de admissão CMB

Prova

Como as inscrições acontecem entre Julho até o mês de Setembro, a prova acontece sempre no penúltimo domingo do mês de Outubro.

Por isso, é importante que seja feito o pagamento da taxa de inscrição e na data de divulgação dos locais de prova, esse estudante deverá verificar onde será a sua prova que no período da manhã.

As provas são constituídas por duas partes: uma prova de matemática, e outra prova de língua portuguesa.

Os candidatos devem estudar assiduamente as provas anteriores e compreender o que caem na prova. Prepara-se bem.

Todas as provas anteriores podem ser baixadas em PDF no site do colégio respetivo.

Gabarito e resultado são divulgados depois da prova conforme as datas no edital.

Matrículas colégio militar 2020 – Quais os critérios de ingresso?

Por ser bastante concorrido e limitado o número de vagas para o processo de ingresso nas matrículas colégio militar 2020, você precisa saber quais os critérios corretamente. E, basicamente, há duas maneiras que os colégios oferecem a chance de estudar:

1 – Ser filho ou filha de militar

Caso você seja filho ou filha de militar, então, a chance de conseguir uma vaga é grande. O procedimento é por meio de requerimento solicitando que ele ou ela seja matriculado em um colégio militar da cidade. É só apresentar os documentos comprobatórios de que exerce essa profissão e seguir com o procedimento.

2 – Por meio de um concurso

A outra forma de você tentar a uma vaga no colégio militar é participando do concurso que estiver aberto. E ele acontece 1 vez ao ano ao publicar o edital de abertura com todas as informações para o bom andamento das inscrições e ingresso ao colégio militar!

Matrículas colégio militar 2020 – Como se inscrever?

Em cada unidade do colégio militar há regulamento para fazer a inscrição e concorrer a uma vaga. Assim, é preciso acessar o site da unidade, colégio militar que reside a fim de saber como funciona todo o procedimento.

Basicamente, você deverá acessar o site da respectiva unidade onde mora, clicar na opção forma de ingresso e ler todas as informações ali contidas. E, caso verifique que cumpre com todas as exigências, então, fará as matrículas colégio militar 2020.

Alguns dos requisitos exigidos são:

  • Ter completado 10 anos até 13 anos para se inscrever ao 6 ano do ensino fundamental
  • Ter completado 14 anos até 16 anos para se inscrever ao 1 ano do ensino médio
  • Ser brasileiro
  • Não ter sido desligado de qualquer CM por motivo disciplinar.
  • Ter concluído, com aproveitamento, ou estar cursando o ano que o habilita ao processo seletivo, de acordo com as Instruções Reguladoras
  • Além de outras exigências

Conclusão

Acredito que muitos jovens têm esse sonho de ter uma carreira militar. Existem três métodos para ingressar: Militar de Carreira, Militar Temporário e Colégio Militar.

Como já deve saber que existem 13 colégios militares no brasil, são espalhados nos diversos estados do país. Mais de 20 mil de candidatos concorrem para entrar no colégio militar, e somente uns 600 vagas são ofertadas.

Fique atentos ao cronograma dos concursos de admissão ao colégio que tem interesse. Não perca o prazo. Bom estudo.

2 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *