Colégio Militar do Rio de Janeiro – inscrições, calendário, provas e matriculas

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022

Está procurando informações sobre como funciona o Colégio Militar do Rio? Continue lendo este artigo e descubra mais sobre as inscrições, calendário, provas e matrículas. A rede de ensino militar é conhecida por fornecer educação de qualidade para os alunos.

estudante no colégio militar rio de janeiro

Entretanto, como a demanda é maior do que as vagas é preciso que você exista uma forma de seleção.E para poder participar das aulas, é necessário que o aluno passe por uma prova e seja classificado dentro das vagas, além de observar as formalidades da matrícula e também o calendário das provas.

O Colégio Militar do Rio foi criado em 1889, pelo decreto nº 10.202, que inclusive ainda está escrito em um português arcaico, um pouco longe da escrita atual. A história da escola começa ainda antes da função oficial, quando em 1886 já havia a intenção de criar um educandário para filhos de militares.

Atualmente, toda a comunidade tem acesso ao Colégio Militar do Rio, por meio de provas (ou concurso público), não sendo mais exclusiva de filhos de militares. Vale lembrar que ainda em 1989, foi admitida a primeira turma feminina, por meio de “concurso público”.

Hoje já não existe diferenciação entre aluno e aluna no momento da admissão sendo o único critério de seleção as provas feitas antes e durante o processo educacional. Já que para conseguir uma vaga é preciso passar no processo seletivo, e para mantê-la é necessário passar nas provas que vão sendo ministradas durante o ano.

Inscrições para o Colégio Militar do Rio

página inicial cmrj.eb.mil.br
cmrj.eb.mil.br para inscrição

É feita anualmente seleção paranovos alunos para a 6ª série do ensino fundamental e para o 1º ano do ensino médio. Por ano, considerando todos os colégios militares do país existe uma concorrência de até 22 mil pessoas para as vagas que são disponibilizadas em todos os estados.

Existem duas formas de ingresso, a que vem por provas para dependentes civis e vagas de ingresso por amparo, que são as reservadas para filhos de militares. E, as vagas específicas para os filhos de quem segue carreira militar existem para auxiliar os servidores durante que precisam se mudar muito por causa da carreira que tem.

Antes de fazer as inscrições para colégio militar do RJ, entenda quais são os requisitos básicos para ingresso nos colégios militares:

  • Ter concluso ou cursando pelo menos o 5º ano do ensino fundamental, para quem vai tentar vaga na 6ª série, além de estar entre 10 e 13 anos.
  • Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental, para estar apto a cursar o 1º ano do ensino médio no Colégio Militar do Rio, além de estar 14 e 18 anos.
  • Passar no processo seletivo ou estar dentro do quadro de ingresso por amparo.

Vale lembrar que a pré-inscrição é feita pela internet, já a confirmação da matrícula deverá ser feita durante o período correto e de forma presencial.

Se não tiver condição para fazer inscrição pela internet, o candidato também pode fazer inscrição presencial.

Vagas ofertadas

Geralmente, CMRJ oferta 40 vagas pela ampla concorrência para ensino fundamental, o sexto ano.

E, oferta 10 vagas pela ampla concorrência para primeiro ano do ensino médio!

Concorrência é muito grande.

Siga a tabela atualizada sobre as vagas ofertadas para ingresso 2022 nos colégios militares do país, inclusive CMRJ.

Distribuição das vagas por Colégio Militar (CM)
Região 6º ano (EF) 1º ano (EM)
Brasília DF 25 10
Belo Horizonte MG 35 15
Curitiba PR 30 5
Campo Grande MS 10
Fortaleza CE 40 10
Juiz de Fora MG 30
Manaus AM 25 10
Porto Alegre RS 35 5
Recife PE 30
Rio de Janeiro RJ 40 10
Salvador BA 25
Santa Maria RS 25 10
São Paulo SP 20
Belém PA 30 5

Como funcionam as datas importantes para o processo seletivo? Veja a seguir:

Calendário do Colégio Militar do Rio

calendário cmrj 2021 matrículas

Inscrição De julho até setembro É neste período que o aluno deverá fazer a inscrição no site oficial, e realizar o pagamento da inscrição, exclusivamente no Banco do Brasil no valor de R$ 95,00.
Prova de matemática Outubro São resolvidas questões de matemática no nível de dificuldade e de conhecimento até o 5º ano ou até o 9º ano, dependendo do nível em que o aluno vai ingressar.
Prova de Português Novembro A prova de português é composta por questões e por uma redação que também acompanha o nível de dificuldade e conhecimento adequado ao nível de ingresso.
Exame médico Dezembro Neste período é feito o exame médico para aqueles que passaram na prova e procuram por uma vaga.

Provas e documentos para matrícula

baixar provas anteriores e aprende!

Para melhor se preparar para as provas do Colégio Militar do Rio, o aluno deverá buscar melhor se preparar resolvendo provas anteriores, além de levar o conteúdo a sério durante as aulas. As provas anteriores estão separadas por ano e série, para encontra-las só é necessário acessar a página oficial e baixar as provas e gabaritos para resolver as questões anteriores.

Afinal de contas quais são os documentos obrigatórios para realizar a matrícula no Colégio Militar do Rio:

  • RG ou outro documento oficial com foto, este documento é necessário durante todo o período de inscrição e realização das provas.
  • RG do adulto responsável, porque o aluno que está tentando a vaga ainda é de menor e por isso, precisa de um representante.
  • Histórico escolar válido.

Como histórico escolar pode valer também uma declaração autenticada, a comprovação de escolaridade pode ser apresentada até um dia antes de começarem as aulasno Colégio Militar.

Edital CMRJ

Por favor, se tiver interesse em ingressar no colégio militar do rio de janeiro, leia atentivamente o edital em PDF.

Neste edital, você pode conhecer as informações importíssimas como:

  1. como se inscrever
  2. vagas ofertadas
  3. cronograma das inscrições, provas
  4. o que caem nas provas de matemáticas, português para Ensino fundamental e Ensino médio
  5. documentos necessários para matrícula


Leia também:

Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu várias informações legais, não é mesmo? Afinal de contas, falamos sobre como funciona o Colégio Militar do Rio, que já existe desde a época do Brasil Império. Além disso, também vimos que primeiro formava apenas filhos de militares, e hoje atende civis por meio de provas de admissão.

Posteriormente, falamos sobre como funcionam as inscrições, quem pode se inscrever, como funcionam as vagas para entrar no ensino fundamental e médio. Além disso, ainda vimos que existem as provas de matemática, português e redação para poder selecionar os alunos que vão participar das aulas no educandário.

Por fim, ainda falamos sobre o calendário e quais são as datas e etapas importantes para o processo seletivo. Depois vimos a importância de fazer os processos online e apresentar os documentos dentro do período correto. Além de vermos quais são os documentos que deverão ser apresentados.

Para dúvidas e particularidades quanto ao Processo Seletivo, enviar e-mail para [email protected]

Gostou das novidades? Não deixe de comentar conosco o que você achou! Já sabe se vai fazer a prova? Qual a série que você ou a criança sobre a qual você é responsável pretende cursar no Colégio Militar do Rio?

Também não esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais e ajudar os outros a ficarem bem informados também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.