Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Última atualização em

Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) – Todos os anos acontecem concursos públicos para o ingresso nas 13 escolas militares que estão presentes no Brasil. Só que infelizmente há poucas informações sobre, muita gente nem sabe que dá para estudar em um Colégio Militar sem ser filho de militar.

Como é o sonho de muita gente ao longo deste texto iremos tirar dúvidas muito comuns sobre o Colégio Militar de Porto Alegre e suas formas de ingresso.

Daremos a você as informações que você precisa a partir dos seguintes tópicos:

  • Qual a história do Colégio Militar de Porto Alegre?
  • Como entrar em contato com o CMPA?
  • Quais são as formas de ingresso na escola militar?
  • Como funciona o concurso de admissão do CMPA?
  • Inscrição para concurso de admissão do CMPA
  • O que cai nas provas?
  • Como estudar para entrar no Colégio Militar de Porto Alegre?

cmpa logo

Pronto para acabar com as suas dúvidas sobre o Colégio Militar de Porto Alegre? Então leia com atenção! Caso ainda sobre alguma dúvida a caixa de comentários está aberta para você…

Qual a história do Colégio Militar de Porto Alegre?

O CMPA, Colégio Militar de Porto Alegre, foi criado em 1912 com um decreto do presidente da época. A primeira aula foi dada no dia 22 de março e é hoje um marco da história da instituição.

O prédio da escola é ainda mais antigo, foi fundado em 1872 e é considerado um patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre.

A instituição de ensino é uma unidade do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Precisa falar diretamente com o Colégio Militar de Porto Alegre? Veja como abaixo!

Como entrar em contato com o CMPA?

Seja para tirar dúvidas, fazer uma visitação ou mesmo dar algum aviso você precisa entrar em contato diretamente com a instituição. Veja todos os meios de contato do Colégio Militar de Porto Alegre disponíveis abaixo:

Quer saber mais sobre o processo de admissão no CMPA? Leia o próximo tópico…

Quais são as formas de ingresso na escola militar?

como ingressar

Hoje é possível entrar nos colégios militares brasileiros de duas formas diferentes. Através de uma inscrição e sorteio de vagas para os filhos ou dependentes de militares. Ou através de concurso público federal de admissão, podendo ser qualquer, tendo ou não relação com militares.

Vamos ver um pouquinho mais sobre o ingresso através de concurso público? Entenda bem como ele funciona a seguir:

Como funciona o concurso de admissão do CMPA?

Os concursos de admissão são para estudantes que queiram estudar no Colégio Militar de Porto Alegre. Ele acontece uma vez ao ano, no segundo semestre para o ingresso no ano seguinte.

Para poder se candidatar a uma vaga para o 6° ano do Ensino Fundamental você precisa ter até 13 anos. Já para o 1° ano do Ensino Médio você pode ter no máximo 18 anos. Para ingressar através de concurso você não pode em hipótese alguma ter sido expulso de outra escola militar por algum problema de comportamento.

O concurso tem a etapa teórica com prova de matemática e português, a etapa física na qual é feita uma avaliação médica e a entrega de toda a documentação solicitada.

Todas as etapas são eliminatórias, então é preciso estar muito bem preparado.

Inscrição para Concurso de admissão do CMPA

As inscrições começam normalmente no Julho. O CMPA deve lançar o edital no início do segundo semestre, em junho. No edital consta as datas definiadas.

inscrição online cmpa

  • Inscrição online

Para se inscrever, basta entrar no site do CMPA pelo link http://www.cmpa.eb.mil.br vai achar a página: Concurso de admissão, clique e entre.

Preencha o formulário e conclua sua inscrição online.

  • Inscrição presencial

O candidato pode inscrever na secretária inscrição junto ao CMPA. Caso você precisar pedir a isenção de taxa de inscrição, deve fazer a inscrição presencial.

A taxa de inscrição é de 95 reais, não pode pedir restituição depois de pagamento. A sua inscrição é válida só depois de confirmação do pagamento do boleto.

Vamos ver mais sobre as provas teóricas especificamente? Leia abaixo!

O que cai nas provas?

Os exames caem tudo o que você precisa saber até o quinto ano do Ensino Fundamental, para quem quer ingressar no 6° ano. E tudo o que você precisa saber até o 9° ano para ingressar no 1° ano do Ensino Médio.

provas

As provas exigem muito raciocínio lógico e interpretação de texto em suas questões.

Prova de Matemática –> Resultado da prova de Matemática —> Aprovados participam da prova de Língua Portuguesa —> Resultado da português —> Resultado Final para lista de aprovados na admissão

São disponíveis um total de 30 vagas. Matrículas deve acontecer em janeiro a fevereiro de 2020.

Não tem ideia de por onde começar os estudos e a preparação para as provas? Veja em nosso último tópico:

Como estudar para entrar no Colégio Militar de Porto Alegre?

A melhor maneira de estudar para o concurso de admissão do CMPA é revisando os conteúdos das séries anteriores até a atual e fazendo simulados com as provas anteriores.

Você consegue encontrar diversas provas e gabaritos na internet, além de vídeos gratuitos que ajudam você a se preparar bem.

Outra coisa importante é estudar bem o manual do candidato, para garantir que você não perca nenhuma etapa e esteja a par de todos os procedimentos.

É importante estar sempre atento ao site oficial, já que lá são divulgadas as informações importantes como cronograma, edital e as inscrições.

Confira a lista completa dos Colégios Militares no brasil.

Tirou todas as suas dúvidas sobre o Colégio Militar de Porto Alegre e as formas de ingresso? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!

Vamos deixar todos bem informados, dando a chance para que todos que sonham possam concorrer a uma vaga…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *