Celpe-bras

Celpe-bras: como se inscrever, como funciona

Celpe-Bras – O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para comprovar o português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos candidatos como universidades, missões diplomáticas, postos consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e divulgação da língua portuguesa.

Quem poderá realizar o Celpe-Bras?

A participação é voluntária e destina-se a estrangeiros e brasileiros residentes no Brasil ou no exterior cuja língua materna não seja o português.

Por que fazer o Celpe-Bras?

O Celpe-Bras é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em português. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, bem como para validação de diplomas por profissionais estrangeiros que pretendam atuar no país.

Também é exigência de registro profissional em algumas unidades de classe, como o Conselho Federal de Medicina (CFM). Assim, é indicado para quem pretende comprovar os seus conhecimentos de português para fins educativos e/ou profissionais e para quem, apesar de já ter obtido a certificação, pretende atingir um nível superior.

O que significa cada nível e pontuação do Celpe-Bras?

NívelFiaxa de pontuação
Sem Certificação0,00 a 1,99
Intermediário2,00 a 2,75
Intermediário superior2,76 a 3,50
Avançado3,51 a 4,25
Avançado superior4,26 a 5,00

Intermediário

Atribuído ao candidato que demonstre um domínio operacional parcial da língua portuguesa e demonstre capacidade de compreensão e produção de textos orais e escritos sobre assuntos limitados, em contextos conhecidos e situações do quotidiano, e eventuais deficiências e perturbações da língua materna e/ou outra estrangeira língua(s) com mais frequência em situações desconhecidas, mas não o suficiente para prejudicar a comunicação.

Intermediário Superior

Concedido ao candidato que preenche as características descritas no nível Intermediário, mas apresenta menos deficiências e defeitos de pronúncia e escrita na língua materna do que neste nível.

Avançado

É concedido ao candidato que demonstre um amplo domínio da língua portuguesa, seja capaz de compreender e produzir textos orais e escritos com fluência sobre diversos assuntos em contextos conhecidos e desconhecidos e possa apresentar principalmente deficiências ocasionais em contextos desconhecidos, não seja suficiente para afetar a comunicação .

Superior Avançado

Concedido ao candidato que atende a todos os requisitos do nível Avançado, mas reprova na produção escrita e oral com menos frequência do que neste nível.

Como acompanhar a inscrição do Celpe-Bras?

Os concorrentes devem acompanhar a situação de suas inscrições através do endereço celpebras.inep.gov.br. Após concluir a inscrição, o participante deve entrar em contato com a agência de correios escolhida para concordar com a aprovação de sua inscrição.

É possível cancelar a inscrição no Celpe-Bras?

Após a finalização da inscrição no sistema de inscrição, não é possível realizar o seu cancelamento.

Qual é a estrutura do Exame?

O Celpe-Bras avalia o desempenho do participante no uso da língua portuguesa em atividades que integram a compreensão oral, a leitura, a produção oral e a produção escrita. O exame é composto por duas partes:

a) parte escrita;

b) parte oral.

O Inep disponibiliza materiais de estudo?

O Inep não produz material de estudo preparatório para o Celpe-Bras, mas disponibiliza testes prévios no site: portal.inep.gov.br/acoes-internacional/celpe-bras.

Como solicitar a segunda via do certificado?

A segunda via do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras) deve ser solicitada através do e-mail [email protected], juntamente com cópia do documento oficial de identificação com foto e cópia do regulamento publicado pelo Ministério. de Educação (MEC) no DOU referente à primeira via do certificado.

Validade do certificado

A Celpe-Bras não estabelece prazo de validade para o certificado. Cabe às instituições e entidades que pretendam recorrer ao exame determinar os respetivos critérios de utilização, incluindo o prazo de validade para aceitação da certificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.