Celpe-Bras – O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para comprovar o português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos candidatos como universidades, missões diplomáticas, postos consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e divulgação da língua portuguesa.
Quem poderá realizar o Celpe-Bras?
A participação é voluntária e destina-se a estrangeiros e brasileiros residentes no Brasil ou no exterior cuja língua materna não seja o português.
Por que fazer o Celpe-Bras?
O Celpe-Bras é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em português. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, bem como para validação de diplomas por profissionais estrangeiros que pretendam atuar no país.
Também é exigência de registro profissional em algumas unidades de classe, como o Conselho Federal de Medicina (CFM). Assim, é indicado para quem pretende comprovar os seus conhecimentos de português para fins educativos e/ou profissionais e para quem, apesar de já ter obtido a certificação, pretende atingir um nível superior.
O que significa cada nível e pontuação do Celpe-Bras?
Nível | Fiaxa de pontuação |
---|---|
Sem Certificação | 0,00 a 1,99 |
Intermediário | 2,00 a 2,75 |
Intermediário superior | 2,76 a 3,50 |
Avançado | 3,51 a 4,25 |
Avançado superior | 4,26 a 5,00 |
Intermediário
Atribuído ao candidato que demonstre um domínio operacional parcial da língua portuguesa e demonstre capacidade de compreensão e produção de textos orais e escritos sobre assuntos limitados, em contextos conhecidos e situações do quotidiano, e eventuais deficiências e perturbações da língua materna e/ou outra estrangeira língua(s) com mais frequência em situações desconhecidas, mas não o suficiente para prejudicar a comunicação.
Intermediário Superior
Concedido ao candidato que preenche as características descritas no nível Intermediário, mas apresenta menos deficiências e defeitos de pronúncia e escrita na língua materna do que neste nível.
Avançado
É concedido ao candidato que demonstre um amplo domínio da língua portuguesa, seja capaz de compreender e produzir textos orais e escritos com fluência sobre diversos assuntos em contextos conhecidos e desconhecidos e possa apresentar principalmente deficiências ocasionais em contextos desconhecidos, não seja suficiente para afetar a comunicação .
Superior Avançado
Concedido ao candidato que atende a todos os requisitos do nível Avançado, mas reprova na produção escrita e oral com menos frequência do que neste nível.
Como acompanhar a inscrição do Celpe-Bras?
Os concorrentes devem acompanhar a situação de suas inscrições através do endereço celpebras.inep.gov.br. Após concluir a inscrição, o participante deve entrar em contato com a agência de correios escolhida para concordar com a aprovação de sua inscrição.
É possível cancelar a inscrição no Celpe-Bras?
Após a finalização da inscrição no sistema de inscrição, não é possível realizar o seu cancelamento.
Qual é a estrutura do Exame?
O Celpe-Bras avalia o desempenho do participante no uso da língua portuguesa em atividades que integram a compreensão oral, a leitura, a produção oral e a produção escrita. O exame é composto por duas partes:
a) parte escrita;
b) parte oral.
O Inep disponibiliza materiais de estudo?
O Inep não produz material de estudo preparatório para o Celpe-Bras, mas disponibiliza testes prévios no site: portal.inep.gov.br/acoes-internacional/celpe-bras.
Como solicitar a segunda via do certificado?
A segunda via do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras) deve ser solicitada através do e-mail celpebras@inep.gov.br, juntamente com cópia do documento oficial de identificação com foto e cópia do regulamento publicado pelo Ministério. de Educação (MEC) no DOU referente à primeira via do certificado.
Validade do certificado
A Celpe-Bras não estabelece prazo de validade para o certificado. Cabe às instituições e entidades que pretendam recorrer ao exame determinar os respetivos critérios de utilização, incluindo o prazo de validade para aceitação da certificação.
Atualização em 23 de fevereiro de 2023