Cadastramento Escolar Curitiba 2022 – matricular crianças de 4-6 anos para rede municipal

Cadastramento Escolar Curitiba 2022 online é para crianças de 4-6 anos, quem vão estudar na pré-escola, e 1° ano do ensino fundamental. Se você já está matrículado na rede municipal de Curitiba, sua vaga é garantida, e não deve fazer cadastramento escolar.

  • E se quiser fazer cadastramento de cranças menor de 4 anos para creches, deve usar o portal cadastro online (clique link aqui)!portal cadastro online
  • Se for 4-6anos, usar o portal cadastro escolar (clique link aqui)!  Não confunda!Cadastramento escolar curitiba

A pandemia causada por Covid-19 mudou o cenários dos negócios no mundo todo, não foi diferente das escolas, com isso as escolas passaram a acompanhar os estudantes virtualmente. Não seria diferente com as matriculas, então muitos estados liberaram um sistema digital para que os estudantes possam fazer suas matriculas.

A cidade de Curitiba/Paraná liberou neste dia 5 de janeiro de 2022 as matriculas para os alunos da rede municipal por meio do portal da Secretaria de Educação Municipal.

No entanto este cadastro ainda não é a matrícula definitiva, o resultado da análise do pedido de matricula será enviado por e-mail até o final de fevereiro de 2022.

Quem já esta matriculado, não precisa fazer esse cadastro, pois estão com suas matriculas já asseguradas.

A secretaria de educação do Município de Curitiba/Paraná, deseja que todas as crianças em idade escolar, façam o cadastro para que não fiquem fora da escola. É de fundamental importância que os pais e responsáveis cadastrem seus filhos ainda não matriculados na rede municipal.

A secretaria esta disponível em suas unidades físicas, telefone e portal para atender as famílias  sanar todas as duvidas referentes ao cadastro.

Vagas e Público alvo

alunos novos pré-escola curitiba

As vagas são para o próximo ano letivo, de 2022 e as turmas disponíveis são para os estudantes da pré-escola e do 1° ano do ensino fundamental.

As vagas para os alunos não matriculados são descritas da seguinte maneira:

  • A Criança que completou 4 anos até 31 de março deve ser matriculada no pré I.
  • A Criança que completou 5 anos até 31 de março deve ser matriculada no pré II.
  • E a Criança que completou 6 anos até 31 de março deve ser matriculada no 1.º ano.

Já as vagas para alunos vindouros da rede estadual ou particular, a regra é que este será matriculada no ano e/ou série seguinte ao que está ou estava frequentando na escola anterior, independente daidade e data de seu nascimento.

Destacamos aqui que esse período de inscrição é voltado exclusivamente para os estudantes que ainda não são alunos da rede municipal. Se você já está matriculado na rede, não é preciso que faça cadastramento escolar, porque a sua vaga é já garantida!

Lembramos que a família que tem mais de uma criança, deve fazer um cadastro para cada criança.

A distribuição das vagas é feita de acordo com a proximidade entre a unidade escolar e a residência da família, buscando sempre otimizar a distancia mais próxima entre escola e residência.

Prazo e calendário

secretaria da educação curitiba

O cadastro escolar pode ser realizado até o dia 4 de janeiro de 2022. E no geral, esse cadastro ocorre todos os anos, no período de Julho a Outubro do ano corrente.

Com isso, os pais devem ficar atentos aos prazos e ao e-mail, pois após o cadastro, a confirmação da matricula será feita por e-mail.

Com relação às aulas, os pais e responsáveis devem ficar atento aos comunicados da Secretaria de educação, pois estas podem se iniciar logo nos primeiros dias de 2022.

Documentos

A criança a ser cadastrada deve possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física) para ser usado no cadastro escolar.

Para as crianças que ainda não tem o CPF (cadastro de pessoa física) deve procurar uma agencia dos correios para fazer o cadastro de pessoa física, o processo é simples, rápido e todo cidadão de qualquer idade tem por obrigação possui CPF.

Os país e responsáveis também devem estar com toda a sua documentação em dia, pois elas serão necessárias no ato da matricula.

Mantenha seus documentos e dos seus filhos sempre em ordem e atualizados para facilitar o seu dia-a-dia.

Como fazer a matrícula

cadastramento escolar curitiba 2021

Para fazer a matricula, basta fazer o cadastro no site da Secretaria de Educação, o endereço pode ser acessado clicando aqui.

Além do portal, os pais e responsáveis pela criança podem usar também o App, disponível para uso em Tablets e Aparelhos celulares.

Ao acessar, você encontrara a opção “QUERO ACESSO”, caso não seja brasileiro, tem a opção para cadastro de estrangeiros.

quero acessar

Além do mais, se você tiver dúvidas é só ir em “perguntas frequentes”e sanar suas dúvidas sobre o cadastro e a matrícula.

Então, para concorrer as vagas na matrícula, você deve fazer o cadastro do seu filho no portal “e-Cidadão”, inserir o CPF ou Certificado Digital e seguir o cadatros.

acessar ou cadastrar e-cidadão

No ato do cadastro é necessário fornecer, CPF, Data de Nascimento, Sexo, e aceitar os termos, ai é só seguir com a confirmação de cadastro.

Após a confirmação do cadastro, você pode gerar a o cadastro para matricula do seu filho, escolhendo a unidade escolar, série e o turno.

Vale lembrar, que os pais tem até 5 opções de escola e turno por criança, e todos os endereços de escolas podem ser encontradas no site.

Desta forma os pais podem escolher a escola mais próxima da sua casa e o melhor horário, evitando dificuldades quando do inicio das aulas.

E os resultados são divulgados no site AQUI ou se tiver app curitiba, também pode conferir o resultado.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é gerar mais comodidade as famílias e evitar perca de tempo no deslocamento, melhorando assim a qualidade de vida dos pais, responsáveis e das crianças.

Leia também:

Contatos

Caso restem dúvidas ou dificuldades no cadastro, os pais ou responsáveis devem procurar por uma unidade do Núcleo Regional da Educação de Curitiba, pois estas unidades podem sanar suas dúvidas e auxiliar o cadastro das crianças.

Para receber atendimento você pode procurar uma das unidades de atendimento, os endereços das respectivas unidades você encontra clicando aqui.

Para evitar que as famílias saiam de casa em busca de informações, caso não encontre todas as informações que precisa no site, você pode ligar em uma das unidades do Núcleo Regional de Educação da Região da residência, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, abaixo as unidades e seus respectivos números de telefone:

  • Bairro Novo: 41/3298-6140;
  • Boa Vista: 41/3313-5714;
  • Boqueirão: 41/3313-5544;
  • Cajuru: 41/3361-2357;
  • CIC: 41/3327-2580;
  • Matriz: 41/3313-5842;
  • Pinheirinho: 41/3313-5444;
  • Portão: 41/3350-3967;
  • Santa Felicidade: 41/3372-3332;
  • Tatuquara: 41/3348-5369.

No mais, reforçamos que os pais e responsáveis não devem deixar passar nenhum detalhe no cadastramento e matricula e fiquem sempre atentos a suas respectivas caídas de e-mails, onde receberão os comunicados da  Secretaria de Educação do Municipio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.