Cadastramento Escolar Belo Horizonte

Cadastramento Escolar Belo Horizonte 2023 – matrículas dos novos alunos

Mora em na cidade de Belo Horizonte? Está procurando participar da educação pública como aluno ou para um menor pelo qual é responsável? Através do site do Cadastramento Escolar Belo Horizonte 2023 você pode fazer isso através da internet.

Atualizada: resultado de cadastramento escolar podem ser consultado, e A matrícula poderá ser realizada entre 30 de novembro e 13 de dezembro.

prefeitura beleo horizonte

A rede municipal de ensino oferece vagas diversas, confira a seguir.

Quem deve fazer cadastramento escolar BH

O cadastramento escolar para rede municipal em Belo Horizonte para ano letivo 2023 já começou. Depende da idade do aluno, pode escolher a fazer cadastramento escolar no período determinado. E obeserva o calendário e faça sua inscrição. E seguinte iremos ver como funciona.

Creche

As crianças de zero a 3 anos podem obter vagas no sistema municipal de ensino. Na verdade, é de competência municipal fornecer educação infantil para os cidadãos. Além do ensino fundamental.

Na creche as crianças são capacitadas a lidar com conceitos e habilidades básicos. São trabalhados temas como coordenação motora, equilíbrio, relações sociais básicas, cantigas de roda, jogos pedagógicos entre outras habilidades para o desenvolvimento nesta idade.

Além dos cuidados que são inerentes à idade, além de ser em turno integral.

Pré-escola

alunos Pré-escola belo horizonte

Aqui a criança já apresenta maior independência em relação aos próprios cuidados como higiene e alimentação. Nesta fase é começada a fase de pré-alfabetização, preparando a criança para o começo do ensino fundamental.

Geralmente a pré-escola é dividida em Pré I e Pré II, com as idades de 4 e 5 anos.

Ensino Fundamental

No ensino fundamental, os alunos são preparados em nove anos com conceitos fundamentais sobre:

  • Matemática
  • Português
  • Biologia
  • Química
  • Artes
  • Língua estrangeira (inglês/ espanhol)
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Física

EJA – Educação para Jovens e Adultos

Para os adultos ou adolescentes que não puderam participar da escola na idade correta, tem no EJA a oportunidade de voltar a estudar. As aulas acontecem durante o turno da noite para que aqueles que têm atividades diurnas ou trabalham, possam estudar da mesma forma.

Cadastro Escolar Belo Horizonte 2023: Etapas do processo matrícula

site oficial para cadastramento escolar belo horizonte
site oficial para cadastramento escolar belo horizonte

Existe um processo deste a pré-matrícula até que o aluno comece de fato a estudar nas escolas municipais de Belo Horizonte. Confira só:

Pré-matrícula 2023

Através do sistema online do Cadastramento Escolar de Belo Horizonte o aluno maior de 18 anos, ou o responsável pelo menor podem fazer o pedido de vaga para entrar no sistema educacional. A pré-matrícula é destinado aos estudantes que:

  • São novos na educação, irão começar a estudar
  • Vieram de outras redes de ensino como estadual, federal ou particular
  • Ficaram um ano sem estudar ou foram desistentes em anos anteriores

Estes, deverão dentro do calendário escolar correto, realizar o processo de pré-matrícula ou solicitação de vaga. Em Belo Horizonte isto é feito através da internet na página de Cadastramento Escolar.

Divulgação de resultados

Depois que passaram os períodos de inscrição, pouco tempo depois começa a divulgação de resultados. É através deles que o responsável ou aluno maior de 18 anos fica sabendo se foi contemplado com vaga e onde vai poder estudar.

Esta fase é digital, é possível acompanhar os resultados na página do Cadastramento Escolar.

Efetivação da matrícula

É neste momento que os documentos que comprovam os dados fornecidos no momento de solicitação da matrícula são entregues. Além disso, também é nesta fase que é assinado o termo de matrícula.

Esta parte do processo de matrícula é presencial, na escola em que o aluno obteve a vaga.

Renovação e transferência

Já a renovação ou transferência são para os alunos que já estão na rede municipal de ensino. A renovação é para quem vai continuar na mesma escola, mas no ano seguinte, vale lembrar que em alguns casos a renovação é automática

Enquanto que o processo de transferência é para o aluno que quer mudar de escola, mas permanecer na rede municipal de ensino.

Quem leu este artigo também gostou:

Cadastramento Escolar Belo Horizonte 2023: tutorial para fazer a solicitação

sala de aula vazia em pbh
sala de aula vazia devido a pandemia

Fazer o cadastramento escolar para solicitar a vaga é muito mais fácil agora que pode ser feito pela internet. Confira a seguir um passo a passo:

1º Acesse o site do Cadastramento Escolar de Belo Horizonte 2023 pelo endereço eletrônico aqui, dentro do período de inscrições.

EventoPeríodo
Inscrições para educação infantil e fundamental22/09/22 até 19/10/22
Efetivação da matrícula30 de novembro a 13 de dezembro
Divulgação dos resultadosa partir de 27 de novembro
Calendário Cadastramento Escolar Belo Horizonte 2023

2º Clique em “Nova Inscrição”

nova inscrição

3º Insira informações do responsável e do aluno, tais como:

preencha formulário de inscrição cadastramento escolar 2023 PBH
  • Informações Pessoais (nome completo, RG, CPF, data de nascimento…)
  • Endereço
  • Ano escolar ou série
  • Escola que pretende obter a vaga

4º Complete o processo de solicitação via sistema

5º No período dedicado a divulgação dos dados, volte a página oficial do Cadastramento Escolar e procure para realizar a Consulta de Inscrição.

6º Insira os dados do responsável ou aluno maior e clique em pesquisar. Verifique a escola onde recebeu a vaga.

7º Dentro do período de efetivação da matrícula, compareça a escola em que teve a vaga, levando os documentos para apresentar e depois assinar a matrícula:

  • Certidão de nascimento do aluno menor de idade
  • RG e CPF do aluno maior ou do responsável pela criança ou adolescente
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou outros)
  • Carteirinha de vacinação

#Dica: por causa da pandemia, os documentos poderão ser digitalizados e assinatura do termo de matrícula, poderão ser feitos eletronicamente através do sistema. Em caso de dúvida entre em contato com uma escola ou com a Secretaria Municipal de Ensino.

Conclusão e dicas finais

Enfim, neste conteúdo você descobriu como funciona o Cadastramento Escolar em Belo Horizonte 2021. Legal, né? Afinal de contas, vimos quais são as fases do processo de matrícula e que o sistema está funcionando um pouco diferente por causa da pandemia.

Por fim, você viu um tutorial de como fazer a sua pré-matrícula e consultar o resultado via sistema. Além disso, também descobriu o calendário escolar e os documentos necessário de apresentar, seja digitalmente ou em xerox.

O funcionamento das matrículas, efetivação e começo das aulas pode sofrer alterações por causa da quarentena. Se ficar com uma dúvida, fale com a Secretaria Estadual de Belo Horizonte.

Para entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, você pode comparecer ao endereço no bairro Santo Antônio, na rua Carangola, 288. Ou ligar para os telefones:

  • (31) 3277 8602; 3277 8872; 3246 6646

Ou então, pelo e-mail gecce@pbh.gov.br

Gostou das dicas, informações, novidades e tutoriais? Não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.